Dicas simples: Acessar o gov.br sem dor de cabeça

Olá,
Comunidade :waving_hand:

Recentemente, passei uma vergonha usando o app gov.br e resolvi compartilhar com vocês, pra ninguém cair nos mesmos perrengues que eu. :sweat_smile:

Antes de tudo, confesso: eu falhei com 29 anos.

A tecnologia tá voando e, olha… acompanhar não tá fácil. Quem nunca?

:backhand_index_pointing_right: Então, se você tem menos ou mais de 30 anos, esse post é pra você.
Porque não dá pra saber todos os macetes da vida e, muito menos, da tecnologia.

O gov.br é um site de autenticação para você acessar os mais variados serviços digitais do governo no conforto da sua casa.

Os serviços que precisam do gov são:

• Imposto de renda (IRPF - declaração);
  • Receita federal (outros impostos e regularização);
  • e-CAC (envio de impostos digitais);
  • Carteira de trabalho digital (informações cadastrais empregatícios);
  • entre outros.

Ao entrar no site gov em que você acessou, veja se o endereço (conforme a imagem abaixo) está escrito da seguinte forma: “sso.acesso.gov.br/login”.

Se estiver, dessa forma, nem mais e nem menos esse “pedacinho” na sequência do endereço, então significa que você está no site correto. Após, analisar pensando na sua #segurança é só abrir a conta gov ou desbloqueia-la seguindo o passo a passo abaixo…

Ainda não tem conta no gov: Clique aqui e crie a sua conta gov digital

Vamos as dicas!!

:purple_circle: Dicas de ouro

:warning: Primeiro aviso importante: nunca use o app perto de estranhos.
Sua conta do gov.br guarda informações pessoais e até acesso bancário. Proteja-se.

:mobile_phone_with_arrow: Primeira vez no app gov.br?

1. Instale o aplicativo oficial, clicando abaixo:
  1. Abra o aplicativo e siga a leitura das etapas.
  2. Clique em “Acessar conta” e será redirecionado para o navegador do seu celular (safari - iphone ou google - android (padrão)).
  3. Siga o passo a passo com calma.

:light_bulb: Dica de segurança: confira lá em cima (igual na imagem abaixo) se o endereço começa com sso.gov.br. Na dúvida, veja mais dicas no site oficial do “.gov.br”, listado no final do texto.[1]

Bônus: No site de notícias do g1, explica passo a passo.

:construction: Problemas comuns

• Carrega, carrega e não abre…
  • Senha ou código não aceita…
  • Troquei de celular e não funciona…
  • Meu filho/neto mexeu no celular e travou…

Se você se identificou, bora resolver!

:hammer_and_wrench: Ajustando o navegador (o famoso erro do “carregando sem parar”)

Quando você tenta entrar e a tela não sai do lugar, muitas vezes o problema não é sua conta — é o navegador do celular.

Como arrumar:

1. Vá nas configurações :gear: do celular.
  2. Digite na lupa :magnifying_glass_tilted_right:app padrão”.
  3. Escolha o Google Chrome como navegador padrão.

Depois disso, volte no app gov.br e tente de novo.
Pronto! :raising_hands:

:light_bulb: Dica extra: se o navegador de pesquisa não for o Google, mesmo desativando o 2FA (aquele código de segurança) não vai funcionar o acesso.

Como resolver? Troque o navegador de pesquisa, definindo o google como padrão de acesso. Como fazer isso? Volte na etapa acima :hammer_and_wrench:

:mobile_phone: Troquei de celular e não acessa mais

Quando você troca de aparelho, o “gov.br” pode não reconhecer o novo aparelho, mesmo com o app instalado, pode dar erro às vezes.

Nesse caso:

Preencha o formulário oficial de atendimento que estará disponível, após o código de acesso der errado ao tentar pela segunda vez o acesso.

:light_bulb:Dica: Está no final dessa página, escrito “recuperar conta gov”.

:hourglass_not_done: Normalmente, demora uns 3 dias úteis pra resolver, após o preenchimento do formulário.

:thinking: E se nada funcionar?

Tenha paciência. Leia cada etapa com calma e, se travar, volte do começo. Considere que esse app vai ser cada vez mais necessário pro seu futuro: aposentadoria, imposto, benefícios e muito mais.

:backhand_index_pointing_right: E, por favor, nada de raiva nos outros (filho, neto, amigo).
Se for pra xingar, xinga o travesseiro. :joy:

Não deu certo, então, vamos de: atendimento do gov (clique aqui)

E se de tudo, nada ainda ter dado certo. Procure uma agência mais próxima para um atendimento presencial, através do mapa, clicando aqui.

Por fim, pense positivo. Afinal:

“Vai dar certo. Porque errado, já tá dando…”

E aí, comunidade? Você já passou sufoco com o gov.br?

Tem alguma dica extra pra compartilhar com a galera? 👇

Toda ajuda é bem-vinda. :folded_hands:

:green_square: Links oficiais

1. ↩︎

21 curtidas

Troquei de celular recentemente e esqueci de desabilitar o A2F antes de resetar o aparelho antigo. Moral da história: Tive que abrir um chamado com eles, demorou 5 dias úteis e depois tomei uma surra pra conseguir fazer o reconhecimento facial. 3 dias tentando. Que sisteminha ruim que eles estão utilizando… Só consegui fazer depois que utilizei a câmera frontal, bati a foto em um fundo branco “extremo” e rezei duas mandingas…
E olha que eu trabalho com tecnologia diariamente. Fico imaginando uma pessoa comum tentando utilizar esta maravilha e apanhando sem dó… Oh vida…

15 curtidas

Gosto de verificação de duas etapas em tudo, MENOS no Gov.br, já tive dor de cabeça e nunca mais, ao menos enquanto a galera que trabalha lá não descobrir algo antigo na internet que chama de: aplicativos 2FA, são seguros e rodam em multi-plataformas, diferente dessa verificação do GOV, prefiro elaborar uma senha impossível e colocar no gerenciador de senha. :sweat_smile:

16 curtidas

Quem vai no cartório eleitoral e faz a biometria tem a vantagem de conseguir conta nível “ouro” do gov.br, o que lhe permite acesso a mais serviços do governo.

11 curtidas

Cara, a verificação em duas etapas no gov é uma dor de cabeça… Para certas coisas é até bom, mas tem outras, que pelo amor de Deus…

12 curtidas

Relaxa @Lucas.R kkk trabalho com TI e vivo passando vergonha também

Sobre o gov.br sinceramente, nunca vi ter que fazer login no navegador se já baixamos o app :clown_face:

Sobre a “infeliz” da validação facial, tirem a foto com o máximo de clareza e luz natural possível, geralmente vai sair aquela foto que parece que você saiu de um filme de terror depois de você passar tanta raiva, mas funciona, o problema é o app sempre te mostrando sua selfie…

7 curtidas

Excelente tópico @Lucas.R obrigado por ter compartilhado conosco dicas valiosas.

Já tive problema semelhante. Comigo funcionou em ambiente aberto a luz do dia (fundo branco). Luz do dia costuma ser melhor que ambientes com iluminação artificial, por mais forte que seja a luz.

10 curtidas

Dicas que eu posso acrescentar:

1- No android acesse a propriedades do app gov.br e dê permissão à localização e deixe GPS ligado. Não funciona validação facial de GPS estiver desativado. Prova de vida ou INSS app dará erro. Baixe App como GPS Test que baixa dados AGPS (5G) e calibra seu GPS.

2- Como tirar foto boa: 90% dos problemas são os olhos, ou seja, precisa ter luz e brilho suficiente onde a foto consiga saber a cor do seu olho. Eu sei disso porque meus pais não têm 1 olho e prova de vida no app é impossível, comprovada pelo atendente, nestes casos, só presencial. Evite sombra na região dos olhos e deixe o mais aberto possível, asiático de olho pequeno sofre…

3- Novas versões do app não permite modo desenvolvedor ativado, precisa desligar para usar… Porque muita gente usava fake GPS ou fake Camera Photo para burlar sistema de validação.

Curiosidade: Cuidado com as fotos. Tenho amigos que trabalham em bancos e no governo, todas estas fotos são inteiras em wide, não é enviado com a laterais pretas que vemos… O que tem de foto de pessoa sem roupas adequadas nestes banco de dados… Deixa quieto.

6 curtidas

Será que alguém nunca passou? kkkkkk

Eu só entro por login com qr, acho mais prático.

8 curtidas

Gov dando dor de cabeça até nas dicas para não ter dores de cabeça :sob:

6 curtidas

2FA do gov.br é Fake.

Não existe segunda etapa de verificação de app sendo que o código gerado é o do próprio app.

Um ladrão rouba celular e tem acesso ao código 2FA do app gov.br no próprio app. Isso não é considerado 2FA do ponto de vista de segurança. 2fa ou MFA precisa ser em app terceiro, como Google authenticator, Microsoft authenticator, authy, etc.

A primeira vez que acessa o App ele pede senha e 2fa, e vc abre o próprio app para abrir o próprio 2fa dele, bizarro e confuso.

6 curtidas

Eu concordo… ainda mais que as big techs, possuem criptografia embutida nos códigos, ficando difícil a duplicidade do mesmo.

5 curtidas

Ao acessar o app, eles te direcionam para o navegador do smartphone onde você precisa inserir as credenciais; após isso, ele solicitar o código de acesso, então você volta no app para gerar esse código, copiá-lo e voltar ao navegador para inseri-lo no local correspondente. Só então vc terá acesso a sua conta.

5 curtidas