Dicas simples: Acessar o gov.br sem dor de cabeça

Olá,
Comunidade :waving_hand:

Recentemente, passei uma vergonha usando o app gov.br e resolvi compartilhar com vocês, pra ninguém cair nos mesmos perrengues que eu. :sweat_smile:

Antes de tudo, confesso: eu falhei com 29 anos.

A tecnologia tá voando e, olha… acompanhar não tá fácil. Quem nunca?

:backhand_index_pointing_right: Então, se você tem menos ou mais de 30 anos, esse post é pra você.
Porque não dá pra saber todos os macetes da vida e, muito menos, da tecnologia.

O gov.br é um site de autenticação para você acessar os mais variados serviços digitais do governo no conforto da sua casa.

Os serviços que precisam do gov são:

• Imposto de renda (IRPF - declaração);
  • Receita federal (outros impostos e regularização);
  • e-CAC (envio de impostos digitais);
  • Carteira de trabalho digital (informações cadastrais empregatícios);
  • entre outros.

Ao entrar no site gov em que você acessou, veja se o endereço (conforme a imagem abaixo) está escrito da seguinte forma: “sso.acesso.gov.br/login”.

Se estiver, dessa forma, nem mais e nem menos esse “pedacinho” na sequência do endereço, então significa que você está no site correto. Após, analisar pensando na sua #segurança é só abrir a conta gov ou desbloqueia-la seguindo o passo a passo abaixo…

Ainda não tem conta no gov: Clique aqui e crie a sua conta gov digital

Vamos as dicas!!

:purple_circle: Dicas de ouro

:warning: Primeiro aviso importante: nunca use o app perto de estranhos.
Sua conta do gov.br guarda informações pessoais e até acesso bancário. Proteja-se.

:mobile_phone_with_arrow: Primeira vez no app gov.br?

1. Instale o aplicativo oficial, clicando abaixo:
  1. Abra o aplicativo e siga a leitura das etapas.
  2. Clique em “Acessar conta” e será redirecionado para o navegador do seu celular (safari - iphone ou google - android (padrão)).
  3. Siga o passo a passo com calma.

:light_bulb: Dica de segurança: confira lá em cima (igual na imagem abaixo) se o endereço começa com sso.gov.br. Na dúvida, veja mais dicas no site oficial do “.gov.br”, listado no final do texto.[1]

Bônus: No site de notícias do g1, explica passo a passo.

:construction: Problemas comuns

• Carrega, carrega e não abre…
  • Senha ou código não aceita…
  • Troquei de celular e não funciona…
  • Meu filho/neto mexeu no celular e travou…

Se você se identificou, bora resolver!

:hammer_and_wrench: Ajustando o navegador (o famoso erro do “carregando sem parar”)

Quando você tenta entrar e a tela não sai do lugar, muitas vezes o problema não é sua conta — é o navegador do celular.

Como arrumar:

1. Vá nas configurações :gear: do celular.
  2. Digite na lupa :magnifying_glass_tilted_right:app padrão”.
  3. Escolha o Google Chrome como navegador padrão.

Depois disso, volte no app gov.br e tente de novo.
Pronto! :raising_hands:

:light_bulb: Dica extra: se o navegador de pesquisa não for o Google, mesmo desativando o 2FA (aquele código de segurança) não vai funcionar o acesso.

Como resolver? Troque o navegador de pesquisa, definindo o google como padrão de acesso. Como fazer isso? Volte na etapa acima :hammer_and_wrench:

:mobile_phone: Troquei de celular e não acessa mais

Quando você troca de aparelho, o “gov.br” pode não reconhecer o novo aparelho, mesmo com o app instalado, pode dar erro às vezes.

Nesse caso:

Preencha o formulário oficial de atendimento que estará disponível, após o código de acesso der errado ao tentar pela segunda vez o acesso.

:light_bulb:Dica: Está no final dessa página, escrito “recuperar conta gov”.

:hourglass_not_done: Normalmente, demora uns 3 dias úteis pra resolver, após o preenchimento do formulário.

:thinking: E se nada funcionar?

Tenha paciência. Leia cada etapa com calma e, se travar, volte do começo. Considere que esse app vai ser cada vez mais necessário pro seu futuro: aposentadoria, imposto, benefícios e muito mais.

:backhand_index_pointing_right: E, por favor, nada de raiva nos outros (filho, neto, amigo).
Se for pra xingar, xinga o travesseiro. :joy:

Não deu certo, então, vamos de: atendimento do gov (clique aqui)

E se de tudo, nada ainda ter dado certo. Procure uma agência mais próxima para um atendimento presencial, através do mapa, clicando aqui.

Por fim, pense positivo. Afinal:

“Vai dar certo. Porque errado, já tá dando…”

E aí, comunidade? Você já passou sufoco com o gov.br?

Tem alguma dica extra pra compartilhar com a galera? 👇

Toda ajuda é bem-vinda. :folded_hands:

:green_square: Links oficiais

1. ↩︎

25 curtidas

Troquei de celular recentemente e esqueci de desabilitar o A2F antes de resetar o aparelho antigo. Moral da história: Tive que abrir um chamado com eles, demorou 5 dias úteis e depois tomei uma surra pra conseguir fazer o reconhecimento facial. 3 dias tentando. Que sisteminha ruim que eles estão utilizando… Só consegui fazer depois que utilizei a câmera frontal, bati a foto em um fundo branco “extremo” e rezei duas mandingas…
E olha que eu trabalho com tecnologia diariamente. Fico imaginando uma pessoa comum tentando utilizar esta maravilha e apanhando sem dó… Oh vida…

18 curtidas

Gosto de verificação de duas etapas em tudo, MENOS no Gov.br, já tive dor de cabeça e nunca mais, ao menos enquanto a galera que trabalha lá não descobrir algo antigo na internet que chama de: aplicativos 2FA, são seguros e rodam em multi-plataformas, diferente dessa verificação do GOV, prefiro elaborar uma senha impossível e colocar no gerenciador de senha. :sweat_smile:

18 curtidas

Quem vai no cartório eleitoral e faz a biometria tem a vantagem de conseguir conta nível “ouro” do gov.br, o que lhe permite acesso a mais serviços do governo.

12 curtidas

Cara, a verificação em duas etapas no gov é uma dor de cabeça… Para certas coisas é até bom, mas tem outras, que pelo amor de Deus…

15 curtidas

Relaxa @Lucas.R kkk trabalho com TI e vivo passando vergonha também

Sobre o gov.br sinceramente, nunca vi ter que fazer login no navegador se já baixamos o app :clown_face:

Sobre a “infeliz” da validação facial, tirem a foto com o máximo de clareza e luz natural possível, geralmente vai sair aquela foto que parece que você saiu de um filme de terror depois de você passar tanta raiva, mas funciona, o problema é o app sempre te mostrando sua selfie…

9 curtidas

Excelente tópico @Lucas.R obrigado por ter compartilhado conosco dicas valiosas.

Já tive problema semelhante. Comigo funcionou em ambiente aberto a luz do dia (fundo branco). Luz do dia costuma ser melhor que ambientes com iluminação artificial, por mais forte que seja a luz.

12 curtidas

Dicas que eu posso acrescentar:

1- No android acesse a propriedades do app gov.br e dê permissão à localização e deixe GPS ligado. Não funciona validação facial de GPS estiver desativado. Prova de vida ou INSS app dará erro. Baixe App como GPS Test que baixa dados AGPS (5G) e calibra seu GPS.

2- Como tirar foto boa: 90% dos problemas são os olhos, ou seja, precisa ter luz e brilho suficiente onde a foto consiga saber a cor do seu olho. Eu sei disso porque meus pais não têm 1 olho e prova de vida no app é impossível, comprovada pelo atendente, nestes casos, só presencial. Evite sombra na região dos olhos e deixe o mais aberto possível, asiático de olho pequeno sofre…

3- Novas versões do app não permite modo desenvolvedor ativado, precisa desligar para usar… Porque muita gente usava fake GPS ou fake Camera Photo para burlar sistema de validação.

Curiosidade: Cuidado com as fotos. Tenho amigos que trabalham em bancos e no governo, todas estas fotos são inteiras em wide, não é enviado com a laterais pretas que vemos… O que tem de foto de pessoa sem roupas adequadas nestes banco de dados… Deixa quieto.

9 curtidas

Será que alguém nunca passou? kkkkkk

Eu só entro por login com qr, acho mais prático.

9 curtidas

Gov dando dor de cabeça até nas dicas para não ter dores de cabeça :sob:

9 curtidas

2FA do gov.br é Fake.

Não existe segunda etapa de verificação de app sendo que o código gerado é o do próprio app.

Um ladrão rouba celular e tem acesso ao código 2FA do app gov.br no próprio app. Isso não é considerado 2FA do ponto de vista de segurança. 2fa ou MFA precisa ser em app terceiro, como Google authenticator, Microsoft authenticator, authy, etc.

A primeira vez que acessa o App ele pede senha e 2fa, e vc abre o próprio app para abrir o próprio 2fa dele, bizarro e confuso.

9 curtidas

Eu concordo… ainda mais que as big techs, possuem criptografia embutida nos códigos, ficando difícil a duplicidade do mesmo.

6 curtidas

Ao acessar o app, eles te direcionam para o navegador do smartphone onde você precisa inserir as credenciais; após isso, ele solicitar o código de acesso, então você volta no app para gerar esse código, copiá-lo e voltar ao navegador para inseri-lo no local correspondente. Só então vc terá acesso a sua conta.

7 curtidas

Por mais terrível que o app seja, quem não tem conta no gov.br, tem que ter. E proteger a sua conta.

Estão tendo muitas fraudes de criação de conta gov.br por terceiros, roubo de senha de quem já tem, etc!

Às vezes a pessoa é aposentada pelo estado/prefeitura, ou mora no exterior, não usa gov.br pra nada. Aí tem gente fazendo conta gov.br com os dados dessas pessoas pra cometer crimes, pedir benefício indevido, abrir conta, etc… Então até quem não precisa, tem que ter para que outra pessoa não tenha com o seu nome. :sleepy_face:

7 curtidas

Boa explanação sobre o app e observações e dicas muito úteis e relevantes, @Lucas.R.

Acho excelente a ideia do app de centralizar vários serviços, apesar de não ter utilizado definitivamente. Só acho bizarro isso de ter um app e abrir no navegador. Troquei de aparelho e ainda bem que ocorreu tudo bem na instalação do app. Ainda bem :folded_hands:

5 curtidas