Acabei de ser informado que um cliente não está conseguindo cadastrar minha Agência (0001) no sistema SIAFI de pagamentos do governo. Aparece um erro como “agência não existente”. Li aqui em algum lugar que tentaram usar 9999 ao invés de 0001 e funcionou. Alguém sabe me informar?
Olá, @Re87, seja bem-vindo à Comunidade!
Vou lançar apenas uma hipótese, não sei se é realmente o caso. Será que esse sistema SIAFI exige o preenchimento da Agência usando o dígito verificador?
Se for o caso, você pode tentar o preenchimento com um zero no final: 0001-0.
Achei bem estranho o sistema aceitar o 9999…
Obrigado, Fernando! Tentaram com o 9999 e parece que funcionou. Também informaram que era necessário usar o tipo de conta 4 (pagamento), e não 1 (conta corrente). E aparentemente funcionou, mas ainda não caiu para mim. Vamos aguardar, mas obrigado pela sugestão.
O sistema financeiro peca pela sua excessiva complexidade. Bolaram o pix, mecanismo super prático que evitar andar com uma agenda repleta de números e códigos para bancários para uma simples transferência.
Creio um único número como um “CPF”, uma identidade bancária, para cada cliente seria bem mais simples e inteligente, através dele o próprio sistema identificaria a agência e conta do cliente. Mesmo porque a tendência é que as agências desapareçam.
As pessoas estão cada dia mais nômades, sem endereço fixo, migrantes, etc… julgar que uma pessoa “pertença” a uma agência parece meio “tempo das cavernas”. Mas é difícil para os magnatas bancários usarem da inteligência quando os olhos estão voltados somente para o lucro.
O SIAFI aceita sim cadastro de contas do Nubank para pagamento. É padrão do SIAFI / Governo haver um prazo de liquidação ou tempo de processamento da Ordem Bancária após a respectiva emissão da OB, para só então efetivamente cair o dinheiro na conta do Fornecedor do gov. Esse prazo costuma ser de 2 dias úteis.