Discussão - Maquiavel e efeito dominó

Dicionário
Definições de Oxford Languages

substantivo masculino
1.
FILOSOFIA
doutrina segundo a qual só existem, efetivamente, o eu e suas sensações, sendo os outros entes (seres humanos e objetos), como partícipes da única mente pensante, meras impressões sem existência própria [Embora freq. considerado uma possibilidade intelectual (caso limite da filosofia idealista), jamais foi endossado integralmente por algum pensador.].
2.
vida ou conjunto dos hábitos de um indivíduo solitário

2 curtidas

Acredito que esteja mais alinhado ao pensamento de Platão mesmo e o conceito metafísico. Tal qual o mundo das ideias e o mundo sensível. Quando trazemos a discussão sobre a ação de alguém ou ao conceito de algo estamos tratando de sua essência no mundo das idéias, já a pessoa que praticou o ato ou ainda o elemento sensível de sentir a poeira entre os dedos e defini-la como simplesmente sujeira seria o mundo sensível, não foi minha intenção cair no solepsismo, me desculpe se passei a ideia errada.

Caramba, a conversa tomou uma profundidade muito bonita entre vcs. Me sinto honrada por tá aqui.

1 curtida

10 reais. Kkkkkkkkkk meu esposo recebeu a carta ano passado. BB e seu jeitinho vintage de ser. Kkkkkkkkkk

1 curtida

Na realidade, posso tá enganada nessa parte pq faz tempo que não releio a alegoria da caverna e vi só quando criança, uma pessoa se liberta e ela descobre o que produz as sombras e assim volta para libertar aqueles que só vêem sombras, porém eles não aceitam a verdade e o matam. Se não me engano seria até uma alusão a Sócrates que por suas ideias foi condenado a morrer envenenado, entre outros depois dele e sua caminhada histórica. Já Tomás de Aquino queria fazer uma alusão da filosofia e incorporar elementos de outras culturas no conceito religioso, e como a linha de raciocínio de Platão se dividia em dois, o mundo das idéias e o mundo sensível, usou então a distorção religiosa de que o mundo das idéias era a verdade, o mundo de Deus, onde não se pode tocar, e caindo como uma luva, só aqueles abençoados por ele podiam falar a verdade sob o seu nome. E o mundo sensível seria o mundo material e mudando, cheio de mentiras e enganações, pela cobiça dos olhos e caindo como uma luva novamente deveria ser entregue suas riquezas a igreja para que assim livrasse as pessoas do pecado da cobiça. :melting_face::melting_face::melting_face: E o papo saiu de eixo mesmo. Kkkkkkkkkk mas isso é o que lembro, faz mais de 20 anos que não estudo filosofia e teologia então pode tá cheio de viés de achismos meu. Mas acredito que seja bem por aí mesmo.

2 curtidas

Quanto apego irrelevante a lados ,parece disputa de escola para saber quem e o melhor :rofl::rofl:,de toda forma cada um tera que se virar para comer ,beber e sobreviver.:call_me_hand:t4::call_me_hand:t4::call_me_hand:t4:

1 curtida