Os leitores que acompanham de perto o mercado financeiro certamente já sabem que boa parte da equipe que trabalhou na criação e desenvolvimento do Nucoin foi contratada pela Magie, o famoso banquinho verde que funciona no WhatsApp e conta com uma das melhores assistentes virtuais do segmento atualmente.
Pois é, esse quadro de profissionais competentes está prestes a lançar o Mcoin, um token que servirá como recompensa para os clientes da plataforma Magie. Com diferenciais que muitos de nós esperávamos do Nucoin e não obtivemos (por razões que desconhecemos os pormenores), ela será negociada livremente no mercado.
Segundo rumores, o MagieCoin (licença poética) já foi liberado para alguns clientes conhecidos como MagieMakers, que contribuem para o desenvolvimento dos produtos da plataforma, algo como os beta testers do Nubank. A proposta consiste em recompensar os clientes com Mcoin de diferentes formas, reforçando o relacionamento com a marca.
Concomitantemente, o token da Magie poderá ser negociado livremente, comprado e vendido em corretoras, igualmente as demais criptomoedas, além de ser usado como benefício em diferentes empresas parceiras que abraçarem a proposta. A ideia é construir um token livres de quaisquer amarras que possam servir de impedimento ao avanço do projeto.
Embora a Magie ainda não tenha os cerca de 16 milhões de clientes que aderiram ao Nucoin, a promessa é de que o lançamento do token, previsto para 25 do corrente mês, seja um sucesso absoluto. E você, o que acha de ter um token com a alma do Nucoin, mas sem as travas que impediram o seu avanço? Será que um dia a Mcoin será negociada na NuCrypto? Dê sua opinião e enriqueça esse debate.
Não consigo tirar da cabeça que quem o que enterrou o Nucoin daquela visão original dos seus criadores foram dois fatores principais:
o preconceito, a falta de interesse ou de compreensão da parte dos parceiros potenciais para um sistema de fidelização baseado em cripto;
o ambiente regulatório ainda incerto para este tipo de solução.
Acrescento um terceiro fator que certamente fez o Nucoin “suar” durante o seu lançamento que foi a exploração, pelos usuários, de casos de uso fora do idealizado, mas ainda permitidos pela plataforma. Creio que houve uma certa ingenuidade da equipe na concepção das mecânicas do programa. Mas não acho que foi fator determinante, pois a equipe aos poucos foi identificando esses usos “alternativos” e introduzindo as devidas proteções.
Teve também certa lentidão na introdução de utilidades reais ao token, mas acho que foram justamente o reflexo do receio ou da falta de interesse de parceiros/patrocinadores.
Os fatores que listei como principais mais acima podem ser resolvidos com o tempo, acho que ambos já caminharam em boa direção. Mas não sei se o tempo já chegou, e espero que a equipe visionária que criou o Nucoin tenha melhor sucesso nesta nova empreitada.
Uma empresa com ações em Bolsa tem muitos “patrões” para prestar contas. Desconfio que eles não tiveram a mesma liberdade que estão encontrando na Magie para tocar o projeto. Só o tempo dirá quem tem razão.
No Insta deles já tem mais um post, por enquanto só é possível ganhar através do uso da conta, mas “em breve” poderá ser comprado e vendido.
A ideia é criar algo que funcione como a Uniswap, de acordo com o texto no LinkEdin:
“mcoin (₥) é a criptomoeda que estamos lançando hoje. Os mcoins serão distribuídas a todos os usuários da Magie, substituindo os pontos do programa de recompensas Magie+. Quanto maior seu nível no Magie+, mais mcoins você irá acumular.
Com o mcoin vamos criar uma rede de múltiplos parceiros que estão devolvendo valor aos seus usuários. Não existe nenhuma alocação para o time ou para investidores: 100% dos mcoins serão distribuídos para os usuários.”
Não sabia dessa… Infelizmente, não consigo acompanhar tudo. É muita coisa. Graças a ti que trouxe essa informação pra noix e está antenado ao Magie/Unbank.
Achei a “ideia” genial, mas, as travas do Nucoin ao meu ver (#osoriginais) era sistêmica.
Infelizmente, a bancarização ainda está nas leis e no processo lento do Banco Central e órgãos ligados acordarem para atualizar o nosso sistema.
Essa ideia da Magie Coin ao meu ver é um “hard fork” do Nucoin, chutando aqui. Pegaram a base conceitual do Nucoin e introduziram na Mcoin. Veja que a similaridade é bem homogênea, quanto a níveis, parcerias e o conceito “programa de benefícios”.
O diferencial vai ser as transações via Pix que fiquei curioso pra saber vc como irá funcionar.