Banco pelo WhatsApp: será que funciona?

Quando se trata de WhatsApp a maioria dos usuários vivem entre a cruz e a espada, posto que se trata de um mensageiro muito prático, eficiente e que caiu no gosto das pessoas a nível mundial. Não atoa é o principal meio de comunicação de bilhões de indivíduos ao redor do mundo.

No Brasil o zap, como muitos carinhosamente o chamam, é um sucesso absoluto. Todavia, este app vem sendo muito usado para o cometimento de toda sorte de delitos virtuais por pessoas sem escrúpulos, por essa razão ele não tem tido êxito na área financeira como seu primo chinês: o WeChat.

Há algum tempo o WhatsApp começou a permitir o cadastramento de cartões de crédito para o envio e cobrança de dinheiro, mas infelizmente não caiu no gosto da galera. Sobretudo devido à grande desconfiança dos usuários por sua má fama como meio “ideal” para aplicação de golpes.

Também coincidiu com o lançamento do Pix pelo Banco Central, ferramenta que se tornou um sucesso absoluto e acabou abafando qualquer pretensão que o app tinha de se tornar um meio de pagamento popular nos quatro cantos do Brasil.

Entretanto, nem tudo está perdido; pois vencendo esse estigma de ser vulnerável a golpes e a desconfiança geral das pessoas, o WhatsApp tem tudo para dar certo com um canal super prático para transações financeiras básicas que pode ser explorado por qualquer banco na tentativa de oferecer mais comodidade aos seus clientes.

Bradesco permite o uso do WhatsApp para transferências

Já faz algum tempo que o banco Bradesco incentiva o cadastramento de algumas modalidades de cartões para transferência e recebimento de dinheiro usando o WhatsApp, mas o procedimento parece um tanto burocrático e demorado.

Além do mais, tanto o remetente quanto o destinatário dos recursos precisam fazer o referido cadastro, o que torna contraproducente para os clientes, posto que boa parte das pessoas se sente temerosa quanto usar seus dados bancários em qualquer app. Por conseguinte, o serviço não decola e nem se populariza.

Por fim, o uso do zap no Bradesco ainda conta com uma série de restrições, como permitir apenas transferências e contar com um limite irrisório para transações diárias, por exemplo. Ademais, se der algum problema, você já sabe: precisa ir à agência resolver. Em outras palavras, o cliente tem que ter uma paciência oriental para lidar com esses entraves.

No entanto, superando essas barreiras o cliente terá a sua disposição a Bia, um chatbot inteligente para ajudar o cliente a fazer suas transferências pelo WhatsApp em questão de minutos. Convenhamos, é bem mais simples que acessar várias telas e preencher muitos campos para fazer qualquer operação.

Conheça a Magie: o primeiro banco exclusivo por WhatsApp

Isso mesmo, a Magie é uma fintech pioneira nesse nicho. O primeiro banco que opera unicamente dentro do mensageiro mais popular do mundo. Ou seja, dispensa a instalação de qualquer aplicativo no seu aparelho, ocupando espaço e armazenamento e consumindo sua preciosa memória RAM.

Um dos principais trunfos da empresa é sua parceria com a Celcoin, infratech financeira provedora de tecnologia para conectar negócios de variados segmentos ao mercado financeiro. Sem dúvida alguma, uma das maiores referências nacionais nesse setor e que vem crescendo bastante nos últimos anos.

Com a Magie o cliente pode fazer transferências para destinatários de qualquer banco, pagar boletos, verificar boletos em seu nome, receber depósitos, etc… tudo isso conversando com chatbot, similar ao ChatGPT. Isto é, com uma qualidade de conversação tão ou mais eficaz que a humana.

Vale ressaltar que a Magie, nome do chatbot também, reconhece imagens e áudio, mas com um nível de eficiência bem superior ao pix por áudio do Nubank. Você pode tirar foto de uma chave pix escrita a mão, do código de barra ou QR Code de um boleto e solicitar a transferência ou pagamento por áudio ou texto.

Enfim, é uma assistente pessoal bancária perfeita. Tive o mesmo grau de surpresa com a Magie que o tive com o ChatGPT ao conversar com ele a primeira vez por texto. Imagino que seja a mesma tecnologia que está sendo usada nela. Visto que ela dialoga sobre diferentes temas financeiras e pode tirar suas dúvidas nesse âmbito de maneira eloquente.

Banco no WhatsApp: minha experiência e recomendações

Inicialmente, quero deixar claro que soube da Magie por meio do(a) membro da comunidade @mfetal, com quem troquei alguma ideia em um dos tópicos relacionados ao teste do PIX. Obviamente que abri uma conta no referido banco, pois precisava experimentar o serviço pessoalmente para que pudesse dar um parecer baseado em fatos.

Sendo assim, uma das transações que fiz foi a compra de uma pizza por zap, para isso compartilhei com a Magie o cardápio que me foi enviado pelo estabelecimento com os sabores, preços e chave pix. Falei que queria comprar uma pizza e um refrigerante e pagar a vendedora.

E ela fez todo o resto: somou o valor total e coletou os dados do pix e somente solicitou a minha confirmação por senha. O que prontamente o fiz, e como num passe de mágica: voalá! Também efetuei transferências por voz, depositei dinheiro, paguei boletos, etc…

Em suma, fiz variadas transações de baixo valor, mas em quantidade suficiente para saber que o negócio funciona; sempre soube que o dia em que algo revolucionário como o ChatGPT fosse usado pelas fintechs redundaria em um sucesso incontestável. Esse dia chegou, amigos. :relieved:

Eu recomendo urgentemente ao Nubank ficar de olho nessa empresa, estudar a possibilidade de aquisição, parceria ou pensar na possibilidade de oferecer algo parecido aos seus clientes. Pois superada a fase de desconfiança das pessoas, a tendência é que esse tipo de negócio no zap decole.

Outro ponto é que o pessoal da Magie está adotando uma estratégica similar ao Nu no início de sua trajetória: valer-se das indicações de clientes para escalar o produto. Inclusive, em cada comprovante há um linkzinho discreto para o destinatário abrir uma conta. Fantástico!

Fontes (sites):

Bradesco
Celcoin
Magie

18 curtidas

Acredito que WhatsApp seria um aliado sim, mas sobre questão de transferência ainda não me sinto confortável. Apenas atendimento como diversos bancos faz e acho seguro pelo fato que não precisa passar os dados, já tem por ser vinculado ao número. Um exemplo é o Mercado Pago que achei prático o atendimento por lá, já que é uma plataforma que já tá no coração do brasileiro.

E outra coisa que penso é que isso reduz drasticamente os golpes, se a plataforma tá onde o povo mais usa, quando pesquisar é bem provável que ache o canal oficial, é diferente de não ter suporte na plataforma e as pessoas ao pesquisar achar número de golpistas, espero que o Nubank forneça suporte direto também.

18 curtidas

Pelo menos aqueles transações mais recorrentes poderiam ser oferecidas pelo zap. Inclusive o limite de valor das operações diárias pelo zap poderia ser controlado através do aplicativo para acalmar o coração das pessoas mais desconfiadas. Eu usei o Magie é muito prático para operações básicas.

9 curtidas

Apesar do WhatsApp ter senha de acesso, ainda não passa uma segurança para a galera. Cadastrei o meu cartão na plataforma, depois, vi que não utilizava e por segurança, retirei. Vamos aguardar para ver se isso vai decolar.

11 curtidas

A questão é que a maior parte das pessoas não confia. Mas no caso da Magie é totalmente diferente, pois se trata de um banco pelo zap, você pode enviar dinheiro para qualquer banco tradicional, ou seja, não requer que o destinatário tenha uma conta nela.

6 curtidas

Eu uso o whatsapp para transferências entre eu e meus filhos já faz anos. Vejo como uma ferramenta aliada para operações financeiras. Os golpes ocorrem até mesmo nos próprios apps dos bancos, onde é claro que ainda falta atenção dos usuários. Então sendo assim pra mim é tranquilo, uso devido a rapidez na operação.

10 curtidas

Estou compartilhando alguns prints de interações com o bot para que você percebam o nível de qualidade da conversação digitada:

Excepcional! Nada a acrescentar. :relieved:

9 curtidas

Uso pouco essa possibilidade que o whatsapp dar para transferência de dinheiro entre usuários do app. Mas, depois desta postagem, vou voltar a dar uma atenção maior.

Valeu @Edson_Bezerra, pela postagem.

9 curtidas

Conforme mostrado na imagem, o WeChat da China já inclui muitos serviços diários. Você pode enviar saldos, recarregar contas telefônicas, recarregar cartões de ônibus, comprar mercadorias e usar o pagamento WeChat diretamente ao sair, etc. . Mas acho que é difícil fazer isso para o WhatsApp porque ele não tem conta e senha independentes como o WeChat é uma conta que depende inteiramente de um cartão de celular, então a segurança ainda é baixa.

8 curtidas

Na verdade o zap permite somente transferências entre pessoas, mas ambas precisam ter cartões cadastrados nele, isso limita muito o uso. Por outro lado, a Magie possibilita mais serviços com uma qualidade bem maior, mais tarde vou postar alguns prints com as transações que fiz.

7 curtidas

Verdade. O domínio do WeChat na China é um absurdo, se o cidadão não tiver uma conta nesse app lá fica impossível comprar qualquer coisa. De acordo com alguns vídeos de youtubers que visitaram o vivem no país.

5 curtidas

As pessoas também podem usar o Alipay, que é mais conveniente e pode ser vinculado a cartões de crédito internacionais. Na verdade, a principal função do WeChat é ser um software de comunicação, e os chineses preferem usá-lo para conversar.

6 curtidas

Diria segurança quase nula, existe o sistema de reciclar números e apesar que o Whatsapp garante segurança quanto a conversas em caso de perder número e outra pessoa assumir, os grupos ainda tá lá e caso outros te chamem a partir de novas conversas, só aquele histórico antigo que some se não for você mesmo.

No ocidente ainda não tem nenhuma proposta igual ao WeChat, as empresas tentam mas nenhuma ainda chegou lá, que é ser aquele famoso “SuperApp”: App de tudo. No Brasil, Inter tá tentando isso, recentemente até rede social própria chegou lá, só tá longe de ser um SuperApp que pode pedir comida, conversar, ter cartão, pagar tudo, etc. Vamos ver quem ganha a corrida! :crossed_fingers:t4:

8 curtidas

Vamos esperar e ver.

6 curtidas

Realmente a comodidade de um App pra tudo é imenso, mas tenho dúvidas se isso vai vingar quando vim pro mundo, principalmente o principal fator: governo… Hoje em dia, o Google e Apple tão na mira dos EUA pelo monopólio, imagine um SuperApp reunindo tudo, vai ser só questão de tempo pra ser processado também.

Se for o App que reúne serviços aí quem sabe. Exemplo, pra quem Conta e Cartão pode usar Nubank, pra quem pedir comida poderá usar iFood ou QueroDelivery, múltiplas empresas agregando a um serviço, só fica a questão se as mesmas vão querer. :thinking:

8 curtidas

Eis algumas interações que fiz com a Magie. Dados sensíveis foram cobertos com uma tarja azul. A empresa concede 1 real para os desconfiados testarem a conta.

• Não se trata de uma indicação, não estou ganhado nada com isso, apenas gostei bastante dessa nova abordagem tecnológica e creio que o Nu deveria se inspirar nisso. Só abri a conta depois de razoável pesquisa sobre a empresa em sites renomados e assistir poadcasts relacionados ao setor. Faça você mesmo sua própria pesquisa, análise, investigação e tome sua decisão de abrir ou não uma conta com base nisso. :saluting_face:
3 curtidas

Como faz pra usar?

5 curtidas

Basta entrar no site oficial, lá tem o link para conta comercial do zap deles, onde vc abre a conta em poucos minutos enviando fotos frente e verso da CNH ou RG. Tem um número de telefone para atendimento humano também, caso queira falar com alguém. Mas o bot resolve tudo geralmente. Não coloquei links pra não quebrar as regras da comunidade.

6 curtidas

Muito válida essa discussão @Edson_Bezerra! :handshake:

9 curtidas

Obrigado por nos ter trazido esse tema @Edson_Bezerra !

7 curtidas