Que tal organizar a vida financeira usando a tabela da Fase de Liga da Champions? Funciona assim:
As posições 1 a 8, os classificados pra próxima fase diretamente, seriam os Gastos Essenciais.
• São despesas fundamentais para garantir a sua sobrevivência e bem-estar básico, não podendo ser eliminados do orçamento.
Do 9 a 24, a região dos playoffs, seriam os Gastos Necessários.
• São despesas importantes para a qualidade de vida e a manutenção da rotina, mas que não são diretamente ligadas à sobrevivência, podendo ser buscadas alternativas mais baratas quando o orçamento está apertado.
E as posições 25 a 36, que são os eliminados, seriam os Gastos Supérfluos.
• São despesas relacionadas ao lazer, desejos e conforto, que não são vitais para o dia a dia e podem ser cortadas sem comprometer a qualidade de vida básica.
Como você montaria essa tabela? O que colocaria em , em e em ?
Vou colocar 3 opções em cada. Moradia (água, luz e gás) Alimentação Internet (há alguns anos era supérfluo, hoje considero essencial)
Academia Comer fora Serviços (limpeza, diarista)
Gadgets (comprar celular, tablet, notebook novos) Streamings Viagens, passeios (fiquei na dúvida aqui. Não acho que viajar é totalmente supérfluo. Mas na hora do aperto, aquele passeiozinho acaba ficando pra depois.)
Deveria realmente ficar nos essenciais. Mas pelo menos aqui, como a família cresceu e as despesas aumentaram, ultimamente os investimentos estão todos aplicados em fraldas (nota: isso não é uma recomendação de investimento)
Eu não entendo muito de finanças, menos ainda de futebol, mas quero arriscar
Moradia (aluguel, contas fixas tipo água, luz e internet) Alimentação Streamings, principalmente Youtube e Spotify (entra aqui pois quase não saio de casa, então sinto que minha casinha precisa ser abastecida de entretenimento e música )
Comer fora (eu amo conhecer novos restaurantes, mas só faço isso enquanto ainda tô com o VR cheio ) Roupas (é meu ponto fraco, mas se precisar consigo cortar)
Delivery (cozinho bastante, então dá pra ficar sem) Shows (eu adoro ir em festivais, mas eles são bem caros… Então escolho tudo a dedo)
Acho que não sou capaz de listar tudo isso de item não, hehehe. Mas, em resumo, seria algo do tipo:
Mercado (alimentação, produtos de higiene e limpeza) Transporte Condomínio Conta de luz Plano de internet / celular Barbearia (porque não imagino como seria possível substituir, o cabelo continuará a crescer )
Plano de saúde / odontológico (em último caso pode ser substituído pelo SUS) Investimentos Seguros (automóvel, residencial) Livros Academia / Suplementos
Viagens (como disseram acima, não acho que seja exatamente um supérfluo, mas numa situação de aperto podem ser o primeiro grande sacrifício) Restaurantes Vestuário Presentes Lazer (passeios, cinema etc.) Streaming Jogos (videogames, jogos de tabuleiro etc.) Outras compras em geral (smartphone novo, novos eletrodomésticos etc.)
-Contas fixas ( energia, condomínio, internet,plano de saúde)
-Reserva de emergência/investimentos
-Mercado/feira
-Comer fora (pq detesto cozinhar)
-Produtinhos( skin care,hidratante, protetor solar, shampoo, leave in, etc.)
Dá para passar sem, caso seja necessário:
-Streamings
-Comprar Roupas,calçados e acessórios
-Cinema,shows, restaurantes, barzinhos.
Os últimos cavalinhos do fantástico:
Futebol p mim é inútil, mas gosto deles, por isso a referência
-Salão de beleza (manicure, cabeleireiro)
-Viagens
-Uber (p todo canto)
-Delivery
-Fast food
-Comprar coisas para substituir outras q ainda funcionam/atendem perfeitamente, só para seguir tendência/modinha, por futilidade ou para mostrar p os outros.
-Gastar com coisas que eu mesma posso fazer como lavar minhas roupas e limpar minha casa.