Educação Financeira e Economia Doméstica: Sinônimos?

Muito bom dia, boa tarde ou boa noite a todos, a depender da orientação filosófica de cada um :laughing:.
Tudo bem com vcs?

Existem boas discussões sobre educação financeira na comunidade, mas ainda não identifiquei menção a um importante aspecto de nossas vidas com relação às finanças: A Economia Doméstica.
Mas o que será isso?

Bem… Algumas discussões relatam que a economia doméstica surgiu na época da Revolução Industrial devido ao padrão de vida inadequado e pouco higiênico. :nauseated_face: Sua importância foi tamanha a ponto de ser adotada como disciplina regular por escolas estrangeiras. Ela se relaciona diretamente com aspectos sustentáveis da vida doméstica. O que isso significa? Significa promover uma saúde financeira aliada ao incremento da qualidade de vida de toda a família, a partir do uso racional dos recursos e da escolha correta de produtos alimentícios e bens essenciais. Evitar o desperdício, por exemplo, está intimamente ligado à economia doméstica. :wink:

E qual sua relação com educação financeira? :thinking: Muito simples, pequeno gafanhoto. :sunglasses: Pense em educação financeira como uma grande caixa. Box se achar que o inglês deixa as coisas mais chiques. :rofl: Nesta caixa existem pequenos compartimentos, ou slots… rooms… pq somos chiques :star_struck: , onde a economia doméstica pode se introduzir. Nesse caso, a educação financeira contempla não apenas a economia de gastos, como o corte daqueles desnecessários, a ação de poupar e a de acumular mais dinheiro (investir). Lembre-se que nas finanças, deixar de ganhar tbm pode ser considerado perder. Isso está intimamente atrelado ao debate de educação financeira.

Dessa forma, enquanto a economia doméstica trata principalmente de buscar qualidade de vida e sustentabilidade a partir do uso dos recursos existentes, a educação financeira busca garantir uma qualidade de vida e segurança material adequada tanto hoje quanto no futuro. Por isso alguns tópicos e dicas relacionados à sua saúde financeira estão intimamente ligados aos aspectos tratados na economia doméstica.

Em resumo, sempre tente aliar estes dois conceitos a fim de conseguir uma melhor gestão dos seus recursos e proporcionar uma segurança patrimonial para vc e sua família. :+1:

E aí? Possuem alguma dica sobre economia doméstica que gostaria de compartilhar? Eu tenho algumas :hugs::

  • O posicionamento das janelas de sua casa para o sol da manhã pode proporcionar conforto térmico e aumentar a durabilidade do mobiliário.
  • Sempre faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado. Isso o(a) ajudará a manter seu foco.
  • Evite levar crianças às compras, ou eduque-as de antemão.
  • Evite realizar compras com fome. Isso aumenta a probabilidade de que gaste seus recursos com coisas supérfluas.
  • Sempre pergunte a si mesmo antes de um gasto elevado: Eu quero ou eu preciso?
  • Dê preferência a estabelecimentos que possuem preços adequados, mas sempre considere o fator distância. Não faz sentido viajar longas distâncias a fim de economizar e aumentar seu gasto em combustível.
  • Nunca deixe de lado momentos de lazer. Gastos com lazer podem parecer superficiais mas são essenciais para manter sua força de vontade e foco em seus objetivos financeiros.

Abraço galera e até a próxima!

4 curtidas

Bom :pray: