Educação Financeira: por que é tão importante?

Fala pessoal, tudo bem?
Não sei se todos sabem, mas hoje, 28 de abril é Dia Internacional da Educação.

Então, bora pegar o gancho pra falar um pouco mais sobre educação financeira!
First things first, vocês sabem, por definição, o que é educação financeira?

  • Sim
  • Não

0 votantes

Resumidamente, educação financeira é a habilidade de entender como o din din funciona.

E como colocar isso em prática?

As 6 dicas abaixo podem ajudar muito nisso:

1. Tenha em mente quanto ganha e quanto gasta.
2. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo.
3. Tenha uma reserva de emergência.
4. Quite contas atrasadas.
5. Separe pessoa física de pessoa jurídica.
6. Fale mais sobre dinheiro.

Para ter uma noção do quão importante esse assunto é, vocês sabiam que uma pesquisa realizada em 2019 pela CNDL apontou que 36% dos brasileiros não realizam o controle do orçamento? Além disso, 44% das pessoas na mesma pesquisa já estiveram com o nome sujo no mesmo ano. Bastante gente, né?

Mas agora quero saber de vocês. Além dessas dicas preciosas, vocês praticam algo a mais pra ajudar no controle de orçamento? Já passaram por grandes perrengues devido à falta da educação financeira? :eyes:

28 curtidas
  • Manter o estilo de vida num nível abaixo do que a renda permitiria.
  • Investir parte dos ganhos regularmente.
12 curtidas

Vixe, muito perrengue no passado viu?! Já me endividei demais com limite de cartão de crédito, me dá até um arrepio só de lembrar. Muita falta de educação financeira. :joy:

De alguns anos pra cá que realmente botei em prática o “gaste menos do que você ganha”. E também comecei a consumir conteúdos sobre o tema. Como a gente poderia ter educação financeira desde cedo na escola, não é mesmo?

Hoje, no mínimo, eu sempre tento investir entre 15 e 20% do orçamento mensal para desejos de médio prazo, cenários de emergência ou planos de longo prazo! :handshake:

14 curtidas
  • Utilizo aplicativo de controle orçamentário.
  • Estabeleço teto de gastos para o mês (mercado, combustível…).
11 curtidas

Eu no inicio de cada mês anoto todas as despesas que terei as que já são fixas e até as variáveis que sei que terei no mês e orço uma valor máximo para elas, tipo defino um limite de combustível para carro, quanto posso gastar no mercado e etc, separo já quanto vai para investimento e uma reserva para imprevistos no mês, fazendo tudo isso para sempre para gastar menos que ganho.
Essa formula tem dado muito certo, tenho usado alguns aplicativos para tentar gerenciar esses gastos, porém o melhor planejamento é anotando e numa folha de caderno mesmo, parece que assimilo bem melhor

14 curtidas

Eu também @Julian_Lopes tive váaarios perrengues financeiros (ainda estou com reflexos disto), por gastar mais que ganhava (@LuckPass). Nos orfanatos que passei nunca tive educação financeira e aprendi na raça por tentativa, erro.

Dentre algumas ações já citadas acima, faço retiradas semanais do que gastarei na semana e fica num envelope (o uso do cartão dá aquela sensação de que a grana é infinita) e vou usando, se sobra entra pra semana que vem.

E também fiz um curso de como ser um investidor e iniciei meus investimentos na B3 e estou passando esta nova visão pro meu filho.

Educação financeira tem que começar desde criança, o Nubank poderia ter ações de apoio às Instituições ou criar a Nuconta Kids e inserir gameficação de educação financeira pra criançada.

12 curtidas

Primeiramente gostaria de parabenizar à todos aqueles que são educados financeiramente e aos que desejam se educar. :partying_face::partying_face:

Educação Financeira eu aprendi em casa, com meu pai,não que ele conversasse comigo sobre o tema à mesa do jantar,mas só em vê-lo lá todos os meses anotando todos os seus gastos em um caderno junto a sua calculadora,isso já foi o suficiente para que eu quisesse levar essa lição para à vida toda. Hoje,casado a quase 9 anos estou assim. :point_down:

As contas recorrentes desse mês de abril já estão todas separadas em uma planilha simples de excel há uma semana para serem pagas quando o dinheiro cair no início do próximo mês.

E onde o Nu entra nessa história? Primeiramente através da Nuconta sem taxa de manutenção e cartão de crédito sem anuidade,por meio dos produtos e serviços oferecidos que me rendem um dinheiro e trazem organização, numa Educação Financeira mais especializada que não recebi em casa,o mundo dos investimentos que só vim conhecer a pouco tempo através do blog do Nu e da NuInvest.Hoje, sigo esse caminho, procurando aprender cada vez mais e querendo ser o melhor investidor que eu conseguir ser!

10 curtidas

Vixi, já fiz muita cagada nessa vida viu! :sweat_smile:

Mas felizmente eu consegui me organizar e considero que tenho uma vida financeira equilibrada. Ainda posso melhorar bastante, mas creio que estou no caminho!

Acho que a principal coisa que temos que fazer é anotar as nossas receitas e gastos. Só assim saberemos pra onde o nosso dinheiro está indo de verdade!

11 curtidas

Felizmente, eu nunca me endividei.

Meu primeiro cartão de credito foi o Nubank, consegui ele com 18 anos - tô quase com 25 - naquela época que a gente tinha que ficar mandando e-mail pra solicitar avaliação kkkkk

Mas se há uns anos eu tivesse a cabeça que eu tenho hoje, com certeza eu teria uma poupancinha bem recheada hoje.

Na luta pra aumentar o limite naquela época, eu sempre gastei até acabar - cheguei até a emprestar pra pessoas de confiança pra complementar no valor, já que eu era Aprendiz.

Hoje tenho um valor mais que suficiente pras coisas que preciso comprar kkkkk agora não preciso gastar até o fim do limite e compro minhas coisas lindamente com meu roxinho.

O único problema é que agora eu virei aquele parente que todo mundo fica enchendo o saco pedindo o cartão, mas não empresto. Esse risco eu não corro! A única vez que usei depois que tomei essa decisão foi pra tirar um celular pro meu pai e minha mãe, pelo celular ser questão de necessidade e meio de comunicação com a gente. Mas é isso: só se for na extrema necessidade e olhe lá!

Cada caso é um caso, a partir do momento que emprestamos a gente assume um risco e a vida tá muito difícil pra assumir algo que não é nosso, né? Ainda não descobri nenhuma herança da minha família, kkk.

Siga o Wendel para mais dicas de como falar não para os parentes que pedem seu cartão de crédito. :rofl::rofl::rofl:

7 curtidas

Fato! Eu também queria ter tido a consciência que tenho hoje há alguns anos atrás!

7 curtidas

Vivendo e aprendendo, hehe.

5 curtidas