Empréstimo consignado

Nubank poderia oferecer a opção de empréstimo consignado

3 curtidas

Seria uma boa mesmo!!!

Mesmo eu sendo servidor público, odeio empréstimo consignado, aliás não gosto de nenhum tipo de empréstimo. Mas eu acho que, o nubank não sendo propriamente um banco, não sei se ele pode fazer esse tipo de operação.

No ano passado as taxas do empréstimo do Nubank eram melhores da que de muito empréstimo consignado por aí.

Creio que se eles conseguissem manter essa taxa num patamar baixo, nem precisaria criar um empréstimo consignado.

5 curtidas

Péssima ideia, origem de muitas situações de insolvência familiar e superendividamento.

4 curtidas

Mas isso é devido a falta de educação financeira, e não ao empréstimo consignado em si, pois ele tem juros menores que outras formas de crédito como por exemplo o crédito pessoal que é a melhor opção atualmente disponível no Nubank

Superendividamento seria ainda pior em outras formas de crédito por terem juros maiores

Para quem tem necessidade de um empréstimo, é uma oportunidade de pagar juros menores

Evidentemente. Mas como educação financeira não faz parte da matriz escolar e nem da cultura da maioria esmagadora das famílias, não é incomum pessoas com boa escolaridade sem nenhum traquejo para lidar com dinheiro, iniciando-se a partir dai um ciclo vicioso.

2 curtidas

Sim, mas isso vale para consignado, cheque especial, crédito pessoal, etc

Não ter uma opção de crédito devido a pessoa poder se endividar seria como não vender bebidas devido a pessoa poder apresentar problema de alcoolismo, por exemplo

E no crédito pessoal que já tem disponível no Nubank o endividamento seria até maior por ter taxa maior de juros

Outro produto financeiro feito para levar a ruína do consumidor. Para quem usa tais produtos conscientemente, problema algum. Mas quando as pessoas deixam de comer porque o consignado consome mais da metade do salário (cansei de atender casos desse tipo) ou quando uma família é levada a ruína porque um dos seus membros é pródigo (tenho um caso bem próximo na família), só então começamos a perceber os problemas estruturais de produtos financeiros que só beneficiam os bancos e seus donos magnatas.

Esses produtos muito frequentemente são fornecidos ao público intelectualmente vulnerável como quem dá corda para um suicida.

Ocorre que o empréstimo pessoal do Nubank não está disponível indistintamente a todos os usuários e, mesmo quando está, os relatos mais comuns na Comunidade é de que a função fica indisponível por um período após o uso, impedindo que sejam feitos reiteradas vezes. Isso faz com que o usuário não se acostume a recorrer sempre desse recurso, como se adiantamento de salário fosse.

Concordo que isso acontece muito; inclusive também tenho casos na família e muitas vezes não é nem falta de educação financeira; mesmo pessoas bem estudadas tomam atitudes que levam a sérios problemas financeiros e mesmo quando se apontam os erros não querem mudar a forma de agir

Mas não se resolve isso eliminando a oferta de crédito

Assim como não se resolve o alcoolismo proibindo a venda de bebida ou obesidade proibindo a venda de alimentos não saudáveis

1 curtida

Também não se resolve o problema do alcoolismo fazendo terapia num bar ou a obesidade em frente a uma praça de alimentação cheia de fast foods.

O crédito está disponível, no cartão, no empréstimo pessoal, na possibilidade de parcelamento de fatura, no saque emergencial. Mas dá opções demais iludem o consumidor. “Ah, é só uma vez”. “Acho que eu mereço comprar um mimo para mim”. “Já vem descontado em folha, não tem como dar errado”. Mas tem, sempre tem.

1 curtida

O consignado também não seria oferecido indistintamente; passaria por análise de crédito assim como outras opções de empréstimo