Pessoal, vou colocar duas perguntas aqui embaixo e gostaria de pedir a vocês, gentilmente, que as respondessem com sinceridade.
Estou fazendo estas perguntas porque tive uma ideia que pode ser muito legal aqui para a comunidade do Nu e também para todas as comunidades que utilizam a plataforma Discourse.
O Discourse, para quem não sabe, é a plataforma que torna possível a existência da NuCommunity. E muitos outros fóruns e sites do mundo inteiro utilizam essa mesma plataforma, que é open-source.
Depois das perguntas eu explico qual é a minha ideia…
- Você acharia legal se fosse possível enviar (e receber!) NuCoins como recompensa por uma postagem ou resposta aqui na comunidade?
- Sim!
- Não.
- Se fosse possível, você enviaria NuCoins para outro membro da NuCommunity como recompensa por uma postagem feita por ele(a) que você tenha achado legal/útil? Detalhe: você também poderia receber NuCoins como recompensa por um post ou resposta feita por você.
- Sim, claro!
- Não.
“Mas Rodrigo, o que seria essa recompensa?”
Seria uma “tip” ou, em bom português, uma gorjeta.
"Gorjeta? Como assim?!"
Quando o entregador do iFood entrega seu pedido você pode dar uma gorjeta para ele por ter gostado da rapidez da entrega ou pela gentileza ou porque você tem por hábito retribuir o trabalho, a ajuda ou o bem que alguém lhe fez. Não é assim?
Pois é a mesma ideia aqui!
Quando você gosta muito de uma resposta ou de um post feito por outro colega aqui na comunidade do Nu o que você faz?
“Eu curto, ué! Clico lá naquele coraçãozinho que tem no rodapé da postagem para curtir.”
Exatamente, você “curte” a postagem. A ideia é a mesma: além de poder “curtir” a postagem você também poderia enviar uma pequena quantia de NuCoins, a sua escolha, para aquele colega, como uma recompensa.
Isso seria a gorjeta ou “tip”, em inglês.
Haveria um ícone ao lado do coraçãozinho que ao clicar abriria um pop-up para você escolher a quantia de NuCoins que você gostaria de enviar para o colega que fez aquela postagem.
“Interessante, mas de onde saíriam as NuCoins que eu enviar como gorjetas?”
Da sua própria carteira (wallet) de NuCoins! As gorjetas que você enviar seriam debitadas do saldo de NuCoins na sua carteira, que fica no app do NuBank.
“Ué, mas isso é possível?!”
Ai que tá, hoje isso ainda não é possível e é este o motivo desta minha postagem, apresentar a ideia e pedir ao NuBank que analise e, se possível, crie o plugin para o Discourse que permitiria integrar nosso perfil aqui na comunidade à nossa wallet de NuCoins no app do NuBank. Assim, qualquer um da comunidade poderia enviar gorjetas (tips) ao clicar em um botão específico para este fim que existiria no rodapé de cada postagem, o valor dado como gorjeta seria debitado automaticamente da sua wallet de NuCoins e o colega para quem a gorjeta fosse enviada receberia automaticamente o valor na sua própria wallet, no app do NuBank.
Eu cheguei a propor no fórum do Discourse a criação do plugin que permitiria isso acontecer, mas os desenvolvedores não trabalham de graça, né? E dificilmente algum deles fará isso sem receber um pagamento em troca. Por isso eu resolvi sugerir essa ideia aqui e pedir ao NuBank que desenvolva o plugin por conta própria ou solicite (e pague) os desenvolvedores do Discourse para que eles criem o plugin. A vantagem de criar o plugin open-source é que qualquer comunidade que use a plataforma Discourse poderia usá-lo também, permitindo que as NuCoins sejam usadas para enviar e receber “tips” em vários outros fóruns pela internet a fora. Seria também uma maneira de promover o uso da NuCoin.
“Mas Rodrigo, foi você que teve essa ideia?”
Não, caro(a) colega, eu não tirei essa ideia da cachola do nada. Isso já existe e funciona muito bem, mas não na plataforma Discourse, nem usando NuCoins.
Isso surgiu, até onde sei, no Nostr (lê-se “Nostêr”), uma plataforma de rede social descentralizada e aberta (open-source) que surgiu no finalzinho do ano passado (2022) e que tem ganhado cada vez mais espaço entre os entusiastas do Bitcoin.
No Nostr é possível enviar e receber gorjetas – que eles chamam de “zaps” – em cada postagem feita na rede, tão simples quanto curtir um post ou tweet. E a pessoa para quem o “zap” foi enviado recebe satoshis como recompensa. Satoshi, para quem não sabe, é o nome dado às frações do Bitcoin (por exemplo: 0,0000123 BTC).
Caso você queira ver como isso funciona no Nostr, basta baixar o app Damus na loja do seu celular e criar uma conta. O app Damus é um dos clientes (apps) disponíveis para usar a rede Nostr, mas existem muitos outros. Não vou entrar em detalhes sobre isso aqui, pois não vem ao caso neste momento. Se você tiver interesse basta pesquisar no Google que encontrará explicações de como fazer as configurações necessárias, é bem simples.
Portanto, a ideia de poder enviar e receber gorjetas aqui na comunidade do Nu eu tirei de lá (do Nostr). É a mesma dinâmica, só que ao invés de utilizar uma wallet Lightning/BTC, seria usada a wallet da NuCoin/Polygon. Ao invés de enviarmos e recebermos satoshis, enviaríamos e receberíamos NuCoins.
Enfim, se você leu até aqui (obrigado!), se curtiu essa ideia e se acha que ter essa funcionalidade aqui na comunidade do Nu seria legal, então responda às duas perguntas lá do início para indicar que você usaria essa funcionalidade caso ela existisse. Afinal de contas, não faz sentido o NuBank oferecer isso se ninguém tiver interesse em usar, né?
Sei que o NuBank não tem obrigação nenhuma de implementar o que foi proposto aqui, é uma decisão que cabe apenas ao banco, mas dar sugestões também é uma maneira de contribuir com a comunidade, mesmo que as sugestões não sejam acatadas. “E tá tudo bem”…