[Enquete] NuCoins como gorjetas na NuCommunity

Pessoal, vou colocar duas perguntas aqui embaixo e gostaria de pedir a vocês, gentilmente, que as respondessem com sinceridade.

Estou fazendo estas perguntas porque tive uma ideia que pode ser muito legal aqui para a comunidade do Nu e também para todas as comunidades que utilizam a plataforma Discourse.

O Discourse, para quem não sabe, é a plataforma que torna possível a existência da NuCommunity. E muitos outros fóruns e sites do mundo inteiro utilizam essa mesma plataforma, que é open-source.

Depois das perguntas eu explico qual é a minha ideia… :wink:

  1. Você acharia legal se fosse possível enviar (e receber!) NuCoins como recompensa por uma postagem ou resposta aqui na comunidade?
  • Sim! :star_struck:
  • Não.

0 votantes

  1. Se fosse possível, você enviaria NuCoins para outro membro da NuCommunity como recompensa por uma postagem feita por ele(a) que você tenha achado legal/útil? Detalhe: você também poderia receber NuCoins como recompensa por um post ou resposta feita por você.
  • Sim, claro! :open_hands:
  • Não.

0 votantes

“Mas Rodrigo, o que seria essa recompensa?”

Seria uma “tip” ou, em bom português, uma gorjeta.

"Gorjeta? Como assim?!"

Quando o entregador do iFood entrega seu pedido você pode dar uma gorjeta para ele por ter gostado da rapidez da entrega ou pela gentileza ou porque você tem por hábito retribuir o trabalho, a ajuda ou o bem que alguém lhe fez. Não é assim?

Pois é a mesma ideia aqui!

Quando você gosta muito de uma resposta ou de um post feito por outro colega aqui na comunidade do Nu o que você faz?

“Eu curto, ué! Clico lá naquele coraçãozinho que tem no rodapé da postagem para curtir.”

Exatamente, você “curte” a postagem. A ideia é a mesma: além de poder “curtir” a postagem você também poderia enviar uma pequena quantia de NuCoins, a sua escolha, para aquele colega, como uma recompensa.

Isso seria a gorjeta ou “tip”, em inglês.

Haveria um ícone ao lado do coraçãozinho que ao clicar abriria um pop-up para você escolher a quantia de NuCoins que você gostaria de enviar para o colega que fez aquela postagem.

“Interessante, mas de onde saíriam as NuCoins que eu enviar como gorjetas?”

Da sua própria carteira (wallet) de NuCoins! As gorjetas que você enviar seriam debitadas do saldo de NuCoins na sua carteira, que fica no app do NuBank.

“Ué, mas isso é possível?!”

Ai que tá, hoje isso ainda não é possível e é este o motivo desta minha postagem, apresentar a ideia e pedir ao NuBank que analise e, se possível, crie o plugin para o Discourse que permitiria integrar nosso perfil aqui na comunidade à nossa wallet de NuCoins no app do NuBank. Assim, qualquer um da comunidade poderia enviar gorjetas (tips) ao clicar em um botão específico para este fim que existiria no rodapé de cada postagem, o valor dado como gorjeta seria debitado automaticamente da sua wallet de NuCoins e o colega para quem a gorjeta fosse enviada receberia automaticamente o valor na sua própria wallet, no app do NuBank.

Eu cheguei a propor no fórum do Discourse a criação do plugin que permitiria isso acontecer, mas os desenvolvedores não trabalham de graça, né? E dificilmente algum deles fará isso sem receber um pagamento em troca. Por isso eu resolvi sugerir essa ideia aqui e pedir ao NuBank que desenvolva o plugin por conta própria ou solicite (e pague) os desenvolvedores do Discourse para que eles criem o plugin. A vantagem de criar o plugin open-source é que qualquer comunidade que use a plataforma Discourse poderia usá-lo também, permitindo que as NuCoins sejam usadas para enviar e receber “tips” em vários outros fóruns pela internet a fora. Seria também uma maneira de promover o uso da NuCoin.

“Mas Rodrigo, foi você que teve essa ideia?”

Não, caro(a) colega, eu não tirei essa ideia da cachola do nada. Isso já existe e funciona muito bem, mas não na plataforma Discourse, nem usando NuCoins.

Isso surgiu, até onde sei, no Nostr (lê-se “Nostêr”), uma plataforma de rede social descentralizada e aberta (open-source) que surgiu no finalzinho do ano passado (2022) e que tem ganhado cada vez mais espaço entre os entusiastas do Bitcoin.

No Nostr é possível enviar e receber gorjetas – que eles chamam de “zaps” – em cada postagem feita na rede, tão simples quanto curtir um post ou tweet. E a pessoa para quem o “zap” foi enviado recebe satoshis como recompensa. Satoshi, para quem não sabe, é o nome dado às frações do Bitcoin (por exemplo: 0,0000123 BTC).

Caso você queira ver como isso funciona no Nostr, basta baixar o app Damus na loja do seu celular e criar uma conta. O app Damus é um dos clientes (apps) disponíveis para usar a rede Nostr, mas existem muitos outros. Não vou entrar em detalhes sobre isso aqui, pois não vem ao caso neste momento. Se você tiver interesse basta pesquisar no Google que encontrará explicações de como fazer as configurações necessárias, é bem simples.

Portanto, a ideia de poder enviar e receber gorjetas aqui na comunidade do Nu eu tirei de lá (do Nostr). É a mesma dinâmica, só que ao invés de utilizar uma wallet Lightning/BTC, seria usada a wallet da NuCoin/Polygon. Ao invés de enviarmos e recebermos satoshis, enviaríamos e receberíamos NuCoins.

Enfim, se você leu até aqui (obrigado!), se curtiu essa ideia e se acha que ter essa funcionalidade aqui na comunidade do Nu seria legal, então responda às duas perguntas lá do início para indicar que você usaria essa funcionalidade caso ela existisse. Afinal de contas, não faz sentido o NuBank oferecer isso se ninguém tiver interesse em usar, né?

Sei que o NuBank não tem obrigação nenhuma de implementar o que foi proposto aqui, é uma decisão que cabe apenas ao banco, mas dar sugestões também é uma maneira de contribuir com a comunidade, mesmo que as sugestões não sejam acatadas. “E tá tudo bem”… :purple_heart:

10 curtidas

@s.rodrigo Seria uma otima forma de impulsionar a participação dos integrantes da nucommunity.
respondo uma galera aqui de coração aberto, e não ganho nada por isso.

7 curtidas

Obrigado por trazer seu ponto de vista, Rodrigo! :handshake:

Achei essa ideia bem interessante, mas quero trazer alguns pontos na minha opinião. É bacana envolver as curtidas, já que os próprios usuários decidiram se a resposta contribuiu com o post. Entretanto, para evitar uso de conta falsa como já vi (mesmo sem ganharem), seria preciso considerar a partir de NuLover.

É uma sugestão muito específica que precisaria ser bem estudada, já que é preciso tomar cuidado para não estimular a comunidade a dar respostas vazias, sem alma ou respeito e sair ganhando. Esses pontos que são importantes para que todos se sintam acolhidos e não vire um espaço de competição.

Existem diversos critérios que precisarão ser analisados, já que é como citei, não pode despertar um interesse tão grande que acabe sobrepondo o propósito da comunidade. Como é o caso do Kwai com a moeda própria, o desespero que gerou foi tão imenso que acabou saturando a rede social.

8 curtidas

Eu pensaria duas vezes antes de curtir uma publicação, dependendo do valor da Nucoin !

4 curtidas

Exatamente isso que penso também, Felipe. :clap:

5 curtidas

Esse não é propósito da NuCoin e acredito que não exista integração nativa pra isso, tornando complexo ou inviável.

5 curtidas

Seria bom ter recompensa nucoin na nucommunity

2 curtidas

Curioso, nunca havia visto nada sobre esse Nostr.

Os exemplos mais próximos que conheço seriam as MOONs, que estão presentes no subreddit r/CryptoCurrency (desde 2020?), e BATs que podem ser utilizados como gorjeta no Twitter, YouTube, GitHub e etc através do navegador Brave (desde 2019?).

Até onde sei, ambos não funcionaram muito bem.

No r/CryptoCurrency, por exemplo, enquanto a ideia era incentivar a criação de conteúdo de qualidade, o resultado foi justamente o contrário. Houve uma explosão de tópicos considerados “preguiçosos”.

Foram muitos os ajustes para desacelerar o abuso por parte daqueles que apenas tinham interesse em acumular MOONs, que ainda ocorre até hoje. Naturalmente, seu valor é muito baixo e a comunidade não é a mesma que já foi um dia.

1 curtida

Ousada essa enquete. Interessante. Não tinha pensado nessa hipótese.
Acho que impulsionariam as postagens as quais seriam beeem mais atraentes também, mas concordo com o @ranielreis:

.

3 curtidas

Não teria como haver contas falsas porque para enviar e receber as gorjetas o membro da comunidade teria que vincular sua carteira (wallet) de NuCoins. Como a wallet é vinculada à NuConta é virtualmente impossível haver contas fakes. Uma conta na NuCommunity só poderia estar vinculada a uma wallet.

É uma possibilidade, mas as regras da comunidade que existem atualmente já são suficientes para evitar, não é? Se uma pessoa posta algo em desacordo com as regras ou fora do tópico a postagem pode ser apagada. Isso, a meu ver, já é suficiente para conter o ímpeto de caça-likes (no caso, de caçadores de gorjetas).

Além disso, as NuCoins vão ter que sair do bolso, ou melhor, da wallet de cada membro. Acho pouco provável que os membros da comunidade fiquem distribuindo suas moedas por qualquer coisa. Acredito que o pessoal só vai se sentir motivado a dar gorjeta como recompensa para aquelas postagens que realmente fizeram alguma diferença para a comunidade. Se “dinheiro fácil”, os caça-de-gorjetas não terão espaço.

1 curtida

Não entendi. Quem ou o que iria decidir quais postagens são passíveis?

1 curtida

Mas a minha proposta não é substituir o botão de curtir. Ele continuaria a existir e continuaria gratuito curtir as postagens.

O que eu propus foi adicionar um botãozinho ao lado do botão de curtir para permitir enviar gorjetas em NuCoins para o autor da postagem. As duas opções ficariam disponíveis. Quem quiser apenas curtir, curtiria. Quem quiser dar uma gorjeta, dá a gorjeta.

Sobre o valor isso não seria um problema porque você escolheria quantas NuCoins gostaria de dar de gorjeta. Se você achar que aquela resposta foi super útil poderia dar um valor maior, se achou que foi legal mas não tão legal, poderá dar um valor menor. Cada um escolheria o valor que quisesse dar em cada situação.

Veja o exemplo do Nostr, como o Bitcoin vale milhares de dólares ninguém lá da 1 BTC inteiro como gorjeta. Os usuários dão satoshis como recompensa, que são as frações do Bitcoin. São valores baixos, portanto. Na maioria das vezes centavos de dólar.

O mesmo aconteceria aqui, você poderia dar frações de NuCoin se assim desejasse.

2 curtidas

Realmente, não existe um plugin disponível atualmente que permita integrar a conta no Discourse com a wallet da Polygon, que é a infraestrutura blockchain usada pelo NuBank para emitir as NuCoins.

E é justamente esse o objetivo deste tópico: propor ao NuBank que desenvolva o plugin que permita fazer essa integração. Isso é tecnicamente possível e viável, basta o NuBank ou qualquer desenvolvedor que conheça as duas tecnologias querer fazer.

Quanto à NuCoin, ela é uma utility coin criada para recompensar clientes. Depois que o cliente recebe as NuCoins ele pode fazer o que bem entender com elas. Se eu quiser usá-las para dar gorjetas aqui ou em outro fórum da internet que use o Discourse eu sou livre para fazê-lo, afinal de contas são minha moedas.

Surgiu há poucos meses, por isso ainda é pouco conhecido. Mas tem tido uma recepção muito boa entre os bitcoiners, em especial entre aqueles que usam a Lightning Network, que é a camada L2 do Bitcoin. Pelo menos no Nostr essas gorjetas tem funcionado muito bem, até agora. Leia minha resposta anterior ao Raniel, nela eu comentei qual a minha visão sobre possível mau uso e porque acho que isso não seria um problema aqui na comunidade.

Você, eu e qualquer outro membro da comunidade. :wink:

O botão para curtir está no rodapé de todas as postagens, não é? Você não espera ninguém te dizer qual postagem você pode ou não curtir, você simplesmente curte aquelas que você achou merecedoras, não é assim?

Pois seria o mesmo modus operandi com as gorjetas, ao lado do botão de curtir haveria outro botão para enviar gorjetas. Se você leu aquela postagem ou resposta e achou que seu autor merece receber uma gorjeta por ela, você vai clicar nesse botão, informar quantas moedas quer enviar de gorjeta e clicar em “Ok”. Pronto. As moedas saem da sua wallet e vão para a wallet do autor da postagem e fica registrado no rodapé quantas gorjetas aquela postagem já recebeu, do mesmo modo que são exibidos quantos likes ela já recebeu. É exatamente assim que funciona no Nostr e é desta maneira que eu sugiro que seja implementado aqui na NuCommunity.

Este é um exemplo de postagem feita no Nostr, veja que existem quatro botões para interação no rodapé: o 1º é para comentar, o 2º para repostar (o equivalente a retuitar), o 3º para curtir e o 4º para enviar “zaps”, que é como o pessoal do Nostr chama as gorjetas lá. Essa postagem do print recebeu 1 curtida (“reaction”) e 2 zaps e esses dois zaps totalizaram 1.800 satoshis ou 0,00001800 BTC. A minha proposta é implementar aqui na comunidade um botão que tenha a mesma função desse quarto botão do Nostr, só que para enviar gorjetas em NuCoins.

1 curtida

Isso é bem interessante, a sua resposta foi excelente! :blush:

Meu único anseio seria o uso indevido da ferramenta, mas a partir do momento que isso sai da wallet do usuário, torna inviável ter o risco de algum abuso, mesmo que o usuário tente chamar atenção, já que não teria nenhum valor inicial atrelado ao abrir uma conta na comunidade, se vincular a sua wallet poderia até ter.

O Discourse tem conexão com algumas redes sociais atualmente, mas a que ponto isso seria tão viável desconheço. A plataforma até onde pesquisei tem uma documentação recheada, mas gostei demais da sua sugestão, é um meio interessante de gamificação e interação entre usuários, me lembra até do Reddit.

Imaginando que seja possível, o único medo que tenho é apenas as pessoas mesmo, porque na época do Kwai o tanto de convite que recebi e nos comentários dos vídeos repleto de coisas aleatórias para ganhar algumas moedas, mas naquele caso era um sistema automático, sua sugestão é focada no usuário.

Estava apenas com essa dúvida sobre como seria mediado, mas uma vez que eu, você e todos queira ceder NuCoins, inviabiliza ter alguém tentando contornar o sistema.

2 curtidas

Peço desculpas pela minha falta de clareza.

O que eu quis dizer é, quem ou que iria decidir quais postagens foram criadas com o único intuito de acumular Nucoins?

Vamos supor que essa sugestão seja implementada amanhã e eu queira aproveitá-la para acumular Nucoins. Para isso, eu decido utilizar inteligência artificial para gerar dezenas de postagens de alto engajamento e até crio um calendário para que minhas postagens pareçam naturais.

Ah, mas eu não fui o único que teve essa ideia. Dezenas de outros usuários também veem essa oportunidade e preparam estratégias similares. Percebe onde eu quero chegar?

Agora, é natural que entre essas postagens também existam pessoas que, de fato, estejam contribuindo para a comunidade sem esperar nenhum tipo de recompensa. E quem decide isso?

Aqui você cita que temos regras, mas para que essas regras sejam aplicadas, é necessário que usuários e moderadores tomem a iniciativa.

E como funcionaria isso? Usuários e moderadores têm o poder de impedir que alguém acumule Nucoins ou mesmo tomá-las?

Pior ainda é se considerar o peso dos moderadores nesse processo, que também poderiam obter Nucoins, o que abre espaço para conflito de interesses.

O fluxo de conteúdo para moderação também aumentaria drasticamente.

Novamente, eu não entendo.

Pessoas se enganam e são enganadas diariamente. Inclusive temos muitos exemplos aqui, semanalmente.

O que te faz pensar que pessoas não vão distribuir Nucoins para espertalhões?

1 curtida

Tô gostando desse debate que está gerando pensamentos que não tinha sequer pensado e de fato, pode existir a questão do conflito de interesse ou o uso do privado para enganar o próximo, como já acontece em várias redes sociais atualmente.

O meu único receio na ponta final é o usuário, mas terei que testar essas redes sociais para entender como agem, só que vendo de princípio pelas prints, me parece ser mais americano e a cultura brasileira muda como o sistema deve funcionar.

Enquanto pesquisava mais vi que a Polygon tem uma comunidade hospedada no Discourse, então já é de conhecimento de ambas as empresas, pode só não ter tido o interesse em fornecer conexão nativa entre plataformas. Vou acompanhar o debate, mas é uma ideia que já vi em outras comunidades americanas.

3 curtidas

:pray: Obrigado, Raniel. Já que eu apresentei a ideia devo esclarecer as dúvidas apresentadas. :nerd_face:

Primeiramente é preciso deixar claro que o sistema de gorjetas não visa criar um mecanismo para acumular NuCoins. Não é isso. O objetivo é permitir aos membros recompensarem uns aos outros quando julgarem que for merecido.

“Ah, mas vai ter esperto que vai tentar usar essa e aquela artimanha para conseguir NuCoins aqui na comunidade, isso inviabiliza essa proposta.”

Eu sinceramente não acredito que isso irá acontecer.

Mesmo que alguém comece a postar diariamente visando exclusivamente ganhar gorjetas isso não garantirá que ele receberá uma NuCoin sequer, pois os membros da comunidade terão sempre um estoque limitado de NuCoins em suas carteiras e não vão dar gorjetas para tudo o que lerem e gostarem por aqui. Além disso, em muito pouco tempo vai ficar claro para essa pessoa que a estratégia dela é inútil e ela vai desistir.

O que eu vislumbro que irá acontecer caso esse sistema de gorjetas seja implementado é que as pessoas vão enviar as gorjetas apenas para aqueles posts com os quais elas interagiram e que houve algum tipo de conexão entre as partes. Por exemplo, você postou uma dúvida ou um pedido de ajuda e alguém lhe respondeu rápido e lhe ajudou. Você fica realmente grato pelo tempo e trabalho que aquela pessoa despendeu para lhe responder e em retribuição envia uma gorjeta para ela. Os outros que leram a interação de vocês dois mas não tiveram participação vão muito provavelmente apenas curtir. Alguns poucos poderão enviar algumas gorjetas também, mas serão uma minoria dentre todos os que visualizaram o tópico.

Esse é o cenário que eu vislumbro. Gorjetas não vão encher a carteira de ninguém. Ninguém vai ficar rico recebendo gorjetas em NuCoins aqui na NuCommunity. Mesmo que algum desavisado chegue aqui e pense:

“Nossa, que legal, eu posso ganhar gorjetas em NuCoins! Vou postar todo dia pra ganhar essas moedas!”.

Ele logo perceberá que isso não é viável, simplesmente porque as pessoas não vão enviar gorjetas com a mesma liberalidade com que elas curtem as postagens.

Sendo assim, pra que criar esse mecanismo então?

Primeiro para permitir essa troca de gentilezas mais especial entre os membros da comunidade e segundo para testar o uso da tecnologia da NuCoin em situações do cotidiano, no que é conhecido como micropagamentos (envio de pequenos valores em cripto).

Enfim, essa é a minha visão, por isso eu sugeri.

1 curtida

Sim, exatamente como foi no r/CryptoCurrency.

Nós sequer sabemos quanto valerá 1 Nucoin, sem contar vários outros detalhes. Como afirmar que não irá valer a pena? E novamente, jamais duvide da ignorância humana.

Infelizmente, não acompanhei a evolução do r/CryptoCurrency desde a implementação das MOONs, então não faço ideia de como ou quantos ajustes ocorreram até hoje, mas ao comparar a lista de regras de lá com as regras da NuCommunity, fica claro que a tolerância contra conteúdo considerado “preguiçoso” é virtualmente inexistente lá. Por que será…?

A intenção por trás da ideia não é ruim, mas ao meu ver poderia facilmente ser explorada por maus atores.

1 curtida

Tudo nessa vida pode ser “explorado por maus atores”, né? Se for se ater a isso a gente nem sai de casa…

Veja lá o exemplo da SpaceX do Elon Musk, no primeiro lançamento do novo foguete Starship o pad de lançamento ficou bastante danificado, o que vai demandar uns bons meses de trabalho para reconstruir tudo e poder fazer um novo lançamento. Além disso, ocorreram vários problemas durante o voo e o foguete precisou ser explodido por segurança. Se os engenheiros tivessem se atido apenas aos riscos envolvidos não teriam lançado nunca o foguete naquele momento. Então por que lançaram?

Porque colocaram na balança e concluíram que mesmo com todos os riscos envolvidos ainda valeria a pena tentar, porque não seria um jogo de soma zero, ou seja, os benefícios potenciais seriam maiores que os riscos potenciais. Com o lançamento feito eles conseguiram muitas informações úteis que serão usadas para iterar (melhorar) os próximos foguetes e equipamentos de solo.

E assim é tudo na vida, a gente está sempre contrapondo riscos e benefícios para decidir se vale ou não a pena fazer algo. Raramente existirá uma solução perfeita que só ofereça benefícios e que seja livre de riscos.

Enfim, já me sinto realizado por ter feito o que estava ao meu alcance: me veio a ideia, elaborei a proposta e a apresentei aqui. A proposta agora já não é mais minha, mas da comunidade.

Cabe a comunidade aderir a ela ou não e pedir ao Nu se achar que vale a pena.

2 curtidas

@s.rodrigo Acho muito válido essa ideia, só botaria um filtro por nível e tempo na comunidade, pra evitar que as interações fossem sem propósito de conteúdo ou interação entre os membros, se não ia virar só uma cultura por likes e comentários fúteis pra ganhar as recompensa. Mas é incrível a ideia de ser recompensado pelo engajamento gerado na Comunidade.

5 curtidas