A Chave Pix , como o Banco Central definiu, funciona como um atalho para os dados de agência e conta, facilitando a nossa vida. Você poderá cadastrar uma chave pra vincular sua conta no Pix, que pode ser seu número de celular, CPF, CNPJ, e-mail ou chave aleatória, que é um código criado pelo próprio Pix.
Se você tiver mais de uma conta bancária, poderá cadastrar uma chave para cada conta. E não precisa se preocupar: a chave só serve pra alguém te pagar , então é super segura
Só quero ver como vai funcionar para os fanboys de contas digitais.
Porque a chave é única, então vc pode vincular o cpf em uma conta, o e-mail em outra, o celular em outra, mas e pra quem tem dezenas de contas?
Vai ter que criar dezenas de e-mails e lembrar qual e-mail vinculou em qual conta. Acho que vão acabar não cadastrando em todas.
Outro detalhe é que não sei se é possível alterar a chave depois de criada. Não vi comentarem nada sobre isso ainda. Se alguém souber, posta aí.
Falo isso porque o inter liberou um pré-cadastro e muitas pessoas já foram lá fazer. Muitas vincularam o CPF na conta do inter e agora perceberam que era melhor deixar o cpf na conta do nubank
Pelo o que eu entendi não. Cada chave vai ser única.
Se, por exemplo, eu vincular o meu cpf na conta do nubank, eu passo só o cpf pra pessoa e ela ao realizar a transferencia, o dinheiro entra direto na minha conta. Sem precisar em informar banco, agencia, número de conta, nada. Cada chave vai estar vinculada com uma única conta.
Sim, o CPF vai ser uma “chave”, assim como o número de telefone e etc…
Mas também vai poder gerar outros códigos/chaves aleatórios para receber a transferência e vincular em outra conta. Mas eu acredito que isso também poderá ser alterado não vai ser tipo, botei essa conta e tchau! Não acredito que vai ter essa falha tão grande.
Caso o usuário mude de instituição financeira, é possível fazer a portabilidade de chaves para seu novo banco e conta, como é feita a portabilidade de salário, por exemplo. A portabilidade deve ser pedida na nova instituição onde você deseja fazer o registro – e a confirmação, na instituição onde você havia feito o registro inicialmente.