Muitas pessoas utilizam o cartão virtual em sites desconhecidos e depois excluem o cartão para se sentirem mais seguras. O que poucas pessoas sabem é que você ao gerar um novo cartão virtual, o Nubank atualiza os números do cartão nos sites que você comprou.
Esse é um serviço de atualização automática da Mastercard.
Comentei com um amigo e ele achou um absurdo. Disse que se você exclui o cartão virtual é porque não quer mais utilizá-lo. Não faz sentido você usar o cartão em sites desconhecidos, excluir o cartão para que o site não use seus dados, gerar um novo cartão virtual e o Nubank atualizar o site com os números do novo cartão.
Porém, outras pessoas já gostam. Acham essa funcionalidade prática, uma vez que você não precisa ir site por site atualizando os dados do cartão cadastrado.
Essa sem dúvida é uma funcionalidade horrível, pq no site onde fica registrado o seu cartão está os números do antigo, não do atual, a atualização é só para o Nubank, para o estabelecimento e o cliente aparece o antigo, se um dia houver uma cobrança indevida, vai ter a mesma dor de cabeça que eu tive, pois vai ficar confuso.
Outro problema é que essa funcionalidade nem mesmo é divulgada, e toda a ativação e desativação é feita pelos atendentes, de forma manual no chat ou 0800, nada no aplicativo, assim como os sites que são compatíveis com a atualização, já que o cartão não é atualizado em todos os estabelecimentos.
Mastercard e Nubank implementaram muito mal, recomendo a todos que conheço a desativar assim que tem o cartão aprovado.
O que acontece se o meu cartão for fraudado em algum dos sites ou apps?
Se houver algum problema relacionado à fraude, e o seu cartão precisar ser cancelado, a atualização automática será desativada. Faremos a reemissão do cartão mas, por questões de segurança, o cliente é quem precisa atualizar seus dados em todas as plataformas. Uma vez que fizer isso, a atualização volta a funcionar caso, no futuro, ele perca o cartão, por exemplo.