Estabelecimento não aceita Nubank

Acho que o bom seria, relatar os estabelecimentos onde estão ocorrendo a recusa do roxinho. Não só para precavermos de passar tal constrangimento, mas para a própria nubank averiguar o que de fato possa estar ocorrendo. Porque pelo que vi, não foi só com uma pessoa. Tem que verificar se isso é boicote ou algum erro no sistema com alguma determinada maquininha.

2 Curtidas

De acordo com o Contrato de credenciamento Rede

1. Constituirá igualmente justa causa de rescisão imediata, a exclusivo critério da REDE, sem prejuízo do ressarcimento das perdas e danos eventualmente acarretados, o não cumprimento pelo ESTABELECIMENTO das obrigações estipuladas no CONTRATO, especialmente se o ESTABELECIMENTO praticar ou sofrer medidas, tais como, mas não limitadas às que seguem:
    d) adotar ou permitir práticas que resultem, parcial ou totalmente, em preferência por qualquer outro instrumento de pagamento, exclusão, condicionamento ou limitação da utilização dos CARTÕES e MEIOS DE PAGAMENTO;

**Fonte: Rede

Ainda de acordo com CDC

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)
IX – recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais;(Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)

3 Curtidas

Gente, que doido o_o

O que importa é a bandeira do cartão, não emissor
É ela quem credencia os bancos e adiquirentes (maquininhas)
A Responsabilidade de efetuar o pagamento ao lojista na maiora dos casos é da adiquirente.
Um bandeira pode ser Full, onde a adiquirente responde por todo o processo desde a captura até o pagamento, tambem negocia as condições comerciais com o lojista, neste modelo se enquadram VISA, Mastercard, Hipercard, Diners, ELO, JCB entre outras.

A bandeira pode ser VAN, neste modelo a bandeira é negocia diretamente com o lojista as condições comerciais, ela é responsavel por habilitar a bandeira junto a adiquirente e fará o pagamento ao lojista, neste modelo estão os cartões beneficio (Vouchers), VR, ALELO, Ticket entre outros,

Em alguns casos a bandeira de debito e credito podem operar nos 2 modelos, FULL e Van seguindo a politica de cada modelo de negocio, Hipercard, Sorocred, ELO, Credsystem/Mais! praticam esporadicamente esta modalidade.

A bandeira Copercard é credito e geralmente usa o modelo VAN.

Alem de violar os termos de recebimento de cartão, viola diretamente o CDC ao recusar a venda, art 39.
Já que neste caso a bandeira a Mastercard opera apenas no modelo full e o lojista a tem habilitada e vai receber junto com as demais vendas da bandeira sem nenhuma diferenciação, não há justificativa para recusa
Já os vouchers, talvez o lojista não os tenha, seja por custo, desacordo comercial ou outros motivos.

Talvez o lojista recebeu um chargeback (Contestação) de algum cliente e achou que a culpa era do emissor.
Neste caso quando o portador (Cliente) reclama de alguma compra o banco emissor vai acionar a adiquirente questionando a transação, que por sua vez irá solicitar ao lojista esclarecimentos, caso não tenha ou não apresente dentro do prazo ele recebe o debito e o valor é devolvido ao portador,caso já tenha recebido, debitado o valor
Caso o lojista comprove a veracidade da da transação o valor cobrado é mantido e pago ao lojista.
Independente do banco, é interesse dele resolver o questionamento do cliente, cada caso será tratado individualmente, mantendo ou não a cobrança nos casos devidos.

7 Curtidas

Ontem tive um problema similar. Fui passar meu Nubank numa loja pequena que tinha umas maquininhas estilo minizinha do PagSeguro só que tinha o logo e dizia que era do grupo Bandeirantes. Enfim, o dono da loja disse que Nubank não passava naquela máquina. E de fato, tentou passar e foi recusado. Sorte que eu tava com o meu cartão do Banco Inter (que também passei no crédito e era Master).

Uma coisa que as vezes eu noto pagando com o Nubank que em algumas máquinas dessas que estão ligadas no computador do caixa de mercado, farmácia quando tu insere um cartão aparece ali “crédito nubank” e com outros cartões só aparece “crédito”.

Será que o Nubank tem algum tipo de parceria ou contrato com algumas maquininhas das mais tradicionais e essas novas com menos mercado ficam de fora?

@candidosm
Olha isso aqui:
https://www.reclameaqui.com.br/pagseguro/maquina-de-cartao-pagseguro-nao-aceita-apenas-cartoes-nubank_ZvCmcxJR6q_YJg1E/

Parece ser algum problema na maquininha :thinking:

1 Curtida

Ja trabalhei em comércio, nunca vi rejeitarem cartão de banco específico, mas sim bandeira. Isso é certo? Não desrespeita o direito do consumidor?

2 Curtidas

Acredito que sim

3 Curtidas

https://www.mastercard.com.br/pt-br/consumidores/emissores.html
Denuncia pra Ouvidoria da Master card

2 Curtidas

Ja paguei em loja que usa pagseguro com cartão Nubank.

Sim, Art. 39 CDC, Viola tambem os termos de uso da maquininha.
Lembrando que em alguns casos pode ser a tabela de BIN desatualizada, neste caso é obrigação da operadora atualizar o terminal, neste caso o CDC não se aplica devido limitação tecnica, a recusa em aceitar o cartão sim.

BIN são os 6 primeiros numeros do cartão e identificam o emissor. Caso a tabela esteja desatualizada alguns emissores que usam o BIN não vao trasacionar.

1 Curtida

Já aconteceu comigo isso, mas não foi má intenção do vendedor ou do estabelecimento.

Foi abastecendo meu carro em um posto de gasolina (bandeira confiável), o sistema deles travava com o cartão do nubank, o próprio frentista ao ver o meu cartão roxinho disse que estavam tendo problemas com o nubank e perguntou se eu queria arriscar, eu disse que sim, ele inseriu o cartão, como se fosse uma compra normal, eu inseri a senha, o aplicativo informou da compra feita, porém no sistema do posto apareceu que a compra não foi autorizada, segundos depois o aplicativo do nubank informou que aquela compra havia sido estornada.

Não me senti lesado, apenas uma falha sistêmica do próprio estabelecimento, curiosamente era apenas com o Nubank, o frentista disse que aconteceu com outros motoristas também.

2 Curtidas

procon na veia!

1 Curtida

Concordo

Bom dia a todos,

Ontem passei por um problema semelhante, porém com outro banco (inter).

Tentei passar débito no posto de gasolina, e a maquininha deu erro duas vezes. Depois tentei Nubank e funcionou na hora. Ambos são MasterCard.

Quando o estabelecimento não aceita determinado cartão, não sei se é de má intenção galera. Às vezes simplesmente não funciona, sem explicação… o que é beeem esquisito, visto que a bandeira é igual.

Alguém sabe dizer se isso tem algum aparato legal?

Porque o estabelecimento deve aceitar o cartão independente da empresa, mas sim pela operadora que é MasterCard.

Todo estabelecimento informa que aceita cartão, seja ele Master, Visa, Elo, etc… e não empresa de cartão. Dessa forma, o Nubank se enquadra para ser aceito em qualquer lugar.

1 Curtida

Sim, esta pratica é proibida, Art 39 CDC

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)
IX – recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais;(Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)

2 Curtidas

Estou num site pra fazer uma compra on line e ao inserir os dados do Nubank apareceu a mensagem “O banco emissor desse cartão não é aceito.” Resultado: vou ter que desistir da compra porque é o único cartão de crédito que eu tenho! Nem dão a opção de pagar por boleto.

Seja bem-vindo @Farias_Alessandro

Antes de desistir da compra, entra em contato com algum canal de atendimento do Nubank, talvez eles tenham uma solução pra essa recusa

O chat costuma ser mais rápido!

:metal::metal::metal::metal:

2 Curtidas

Reportei pelo chat, mas não creio que vai ser resolvido porque é algo do estabelecimento. Mas é muito estranho aceitar a bandeira e restringir o Nubank!

1 Curtida

Muito estranho mesmo