Estabelecimento não aceita Nubank

Qual foi a justificativa para não aceitarem @fernando_sousa1?

O que falaram pra você @fernando_sousa1?

Isso não pode acontecer, é contra o CDC!

Rebati que era bandeira Mastercard, e logo em seguida ao caixa me falou que o problema não era a bandeira, e sim a financeira como não entendo direito deixei para lá peguei o Santander e paguei no débito mesmo.

Tem louco pra tudo, mas essa de não aceitar o cartão do nubank é nova. :sweat_smile::joy::joy:

Olá @fernando_sousa1
Dá uma olhada na postagem do @ree ele explica sobre compras parceladas com cartão Nubank. O que pode ter ocorrido na recusa do pagamento com seu cartão Nubank.
Estabelecimento não aceita Nubank - #17 por ree

2 curtidas

Minha sogra foi passar as compras de natal no mercado e isso aconteceu hoje…
Sério eu nunca vi não aceitarem um cartão específico

1 curtida

Eu já tinha feito era um barraco, isso sim! Eu sou meio doido, rapaz, eu ia descobrir e ia ligar pro Nubank ali mesmo, kkkkkkk :rofl::purple_heart:

3 curtidas

Gente, que absurdo isto! Eu ligava pra MasterCard também pra denunciar esta empresa, abrir uma denúncia no Ministério Público, fazia um B.O. (nem sei se isso faz sentido). Mas aaaaahhh nada disso, donde já se viu uma empresa se negar a aceitar um cartão específico de uma bandeira internacional pq eles “possuem problema”, um absurdo.

2 curtidas

Isto deveria ter sido relatado ao Nubank e a equipe de engenharia. E eu nunca vivi e espero nem viver uma situação assim. É realmente muito estranho!

2 curtidas

Acho que o bom seria, relatar os estabelecimentos onde estão ocorrendo a recusa do roxinho. Não só para precavermos de passar tal constrangimento, mas para a própria nubank averiguar o que de fato possa estar ocorrendo. Porque pelo que vi, não foi só com uma pessoa. Tem que verificar se isso é boicote ou algum erro no sistema com alguma determinada maquininha.

2 curtidas

De acordo com o Contrato de credenciamento Rede

  1. Constituirá igualmente justa causa de rescisão imediata, a exclusivo critério da REDE, sem prejuízo do ressarcimento das perdas e danos eventualmente acarretados, o não cumprimento pelo ESTABELECIMENTO das obrigações estipuladas no CONTRATO, especialmente se o ESTABELECIMENTO praticar ou sofrer medidas, tais como, mas não limitadas às que seguem:
    d) adotar ou permitir práticas que resultem, parcial ou totalmente, em preferência por qualquer outro instrumento de pagamento, exclusão, condicionamento ou limitação da utilização dos CARTÕES e MEIOS DE PAGAMENTO;

**Fonte: Rede

Ainda de acordo com CDC

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)
IX – recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais;(Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)

3 curtidas

Gente, que doido o_o

O que importa é a bandeira do cartão, não emissor
É ela quem credencia os bancos e adiquirentes (maquininhas)
A Responsabilidade de efetuar o pagamento ao lojista na maiora dos casos é da adiquirente.
Um bandeira pode ser Full, onde a adiquirente responde por todo o processo desde a captura até o pagamento, tambem negocia as condições comerciais com o lojista, neste modelo se enquadram VISA, Mastercard, Hipercard, Diners, ELO, JCB entre outras.

A bandeira pode ser VAN, neste modelo a bandeira é negocia diretamente com o lojista as condições comerciais, ela é responsavel por habilitar a bandeira junto a adiquirente e fará o pagamento ao lojista, neste modelo estão os cartões beneficio (Vouchers), VR, ALELO, Ticket entre outros,

Em alguns casos a bandeira de debito e credito podem operar nos 2 modelos, FULL e Van seguindo a politica de cada modelo de negocio, Hipercard, Sorocred, ELO, Credsystem/Mais! praticam esporadicamente esta modalidade.

A bandeira Copercard é credito e geralmente usa o modelo VAN.

Alem de violar os termos de recebimento de cartão, viola diretamente o CDC ao recusar a venda, art 39.
Já que neste caso a bandeira a Mastercard opera apenas no modelo full e o lojista a tem habilitada e vai receber junto com as demais vendas da bandeira sem nenhuma diferenciação, não há justificativa para recusa
Já os vouchers, talvez o lojista não os tenha, seja por custo, desacordo comercial ou outros motivos.

Talvez o lojista recebeu um chargeback (Contestação) de algum cliente e achou que a culpa era do emissor.
Neste caso quando o portador (Cliente) reclama de alguma compra o banco emissor vai acionar a adiquirente questionando a transação, que por sua vez irá solicitar ao lojista esclarecimentos, caso não tenha ou não apresente dentro do prazo ele recebe o debito e o valor é devolvido ao portador,caso já tenha recebido, debitado o valor
Caso o lojista comprove a veracidade da da transação o valor cobrado é mantido e pago ao lojista.
Independente do banco, é interesse dele resolver o questionamento do cliente, cada caso será tratado individualmente, mantendo ou não a cobrança nos casos devidos.

7 curtidas

Ontem tive um problema similar. Fui passar meu Nubank numa loja pequena que tinha umas maquininhas estilo minizinha do PagSeguro só que tinha o logo e dizia que era do grupo Bandeirantes. Enfim, o dono da loja disse que Nubank não passava naquela máquina. E de fato, tentou passar e foi recusado. Sorte que eu tava com o meu cartão do Banco Inter (que também passei no crédito e era Master).

Uma coisa que as vezes eu noto pagando com o Nubank que em algumas máquinas dessas que estão ligadas no computador do caixa de mercado, farmácia quando tu insere um cartão aparece ali “crédito nubank” e com outros cartões só aparece “crédito”.

Será que o Nubank tem algum tipo de parceria ou contrato com algumas maquininhas das mais tradicionais e essas novas com menos mercado ficam de fora?

@candidosm
Olha isso aqui:

Parece ser algum problema na maquininha :thinking:

1 curtida

Ja trabalhei em comércio, nunca vi rejeitarem cartão de banco específico, mas sim bandeira. Isso é certo? Não desrespeita o direito do consumidor?

2 curtidas

Acredito que sim

3 curtidas

https://www.mastercard.com.br/pt-br/consumidores/emissores.html
Denuncia pra Ouvidoria da Master card

2 curtidas

Ja paguei em loja que usa pagseguro com cartão Nubank.

Sim, Art. 39 CDC, Viola tambem os termos de uso da maquininha.
Lembrando que em alguns casos pode ser a tabela de BIN desatualizada, neste caso é obrigação da operadora atualizar o terminal, neste caso o CDC não se aplica devido limitação tecnica, a recusa em aceitar o cartão sim.

BIN são os 6 primeiros numeros do cartão e identificam o emissor. Caso a tabela esteja desatualizada alguns emissores que usam o BIN não vao trasacionar.

1 curtida

Já aconteceu comigo isso, mas não foi má intenção do vendedor ou do estabelecimento.

Foi abastecendo meu carro em um posto de gasolina (bandeira confiável), o sistema deles travava com o cartão do nubank, o próprio frentista ao ver o meu cartão roxinho disse que estavam tendo problemas com o nubank e perguntou se eu queria arriscar, eu disse que sim, ele inseriu o cartão, como se fosse uma compra normal, eu inseri a senha, o aplicativo informou da compra feita, porém no sistema do posto apareceu que a compra não foi autorizada, segundos depois o aplicativo do nubank informou que aquela compra havia sido estornada.

Não me senti lesado, apenas uma falha sistêmica do próprio estabelecimento, curiosamente era apenas com o Nubank, o frentista disse que aconteceu com outros motoristas também.

2 curtidas