Glossário: Termos e abreviações do universo das criptomoedas

A criação do Nucoin foi a porta de entrada para muitos clientes do Nubank no universo das criptomoedas.

FUD, FOMO, Baleia, Pump and Dump, Slippage são algumas expressões que fazem parte das conversas relacionadas a criptomoedas.

Para aqueles que desejam se familiarizar com esse “idioma”, aqui está uma lista de alguns termos e abreviações.

Alguns estão neste artigo do blog e outros foram adicionados.

Termos e abreviações do universo das criptomoedas

Altcoins

O termo altcoin é normalmente usado para se referir a todas as criptomoedas que não sejam Bitcoin. Incluem Ethereum (ETH), Litecoin (LTC), Monero (XMR), Ripple (XRP), etc. A palavra altcoin é uma combinação de duas palavras alt (alternativa) e coin (moeda). As altcoins também podem se referir a tokens. Dependendo de sua classificação em termos de capitalização de mercado, as altcoins também são chamadas de shitcoins.

ATH

Imagens Nubank Pequenas (2)
O termo se refere a “All Time High”, o preço mais alto atingido, ou seja, seu maior valor histórico.

Baleia

4
No mercado das criptomoedas, “Baleia” se refere a uma pessoa que possui uma grande quantidade de uma criptomoeda.

Bear market

1
É um mercado em baixa, quando os ativos estão se desvalorizando. [saiba mais]

Bitcoin

O bitcoin é uma moeda virtual – a primeira criada no mundo. [saiba mais]

Blockchain

6
É um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet. São pedaços de código gerados online que carregam informações conectadas – como blocos de dados que formam uma corrente. [saiba mais]

Block explorer

É um mecanismo de busca por meio do qual é possível visualizar e extrair informações antigas e atuais de uma blockchain.

Bull market

2
É um mercado em alta, quando os ativos estão se valorizando. [saiba mais]

Carteira

8
Uma carteira digital (ou Wallet) é onde se armazena criptoativos. Em geral, funciona como um aplicativo de banco protegendo os investimentos dos usuários. No caso do Nucoin, o app do Nubank funciona como sua carteira digital, onde suas moedas são guardadas e podem ser negociadas ou transferidas. [saiba mais]

Chave pública

10
É como uma chave Pix. Com essas chaves públicas, outras pessoas podem fazer transferências para a sua carteira.

Chave privada

9
É como uma senha. É um código com números e letras que dá acesso à sua carteira digital. Assim como uma senha, NUNCA compartilhe sua chave privada com outras pessoas ou a envie por mensagem de texto ou e-mail.

Criptoativos

São todos os ativos virtuais protegidos por criptografia e que podem ou não rodar em uma blockchain. São exemplos de criptoativos as criptomoedas, os protocolos de finanças descentralizadas (DeFi), stablecoins, NFTs e tokens.

Criptografia

Criptografia digital é uma forma de embaralhar a informação para que somente quem tem o código – também chamado de “chave” – consiga decifrá-la. [Link]

Criptomoedas

É o nome genérico para moedas digitais descentralizadas, criadas em uma rede blockchain a partir de sistemas avançados de criptografia que protegem as transações, suas informações e os dados de quem transaciona. [saiba mais]

Veja também:
O que são criptomoedas? Entenda de um jeito simples.

dApp

DApp é uma abreviação de “aplicativo descentralizado”. Um dApp é definido como um software de código aberto que opera principalmente usando a tecnologia blockchain.

DeFi

DeFi é a abreviação do termo em inglês “Decentralized Finance”, ou finanças descentralizadas. Se referem a produtos e serviços financeiros, como empréstimos, transferências e sistemas de pagamentos, que rodam em blockchain.

Exchanges

São como corretoras de valores especializadas em criptomoedas e criptoativos, onde é possível guardar, comprar, vender, trocar e transferir criptoativos.

FOMO

Sigla que vem da expressão em inglês “fear of missing out ”, que traduzida para o português significa “medo de ficar de fora”. No contexto das criptomoedas o FOMO pode se referir (1) ao desejo de investir em um a criptomoeda para não se sentir excluído ou (2) ao entusiasmo exagerado para adquirir uma criptomoeda e não ficar de fora de uma suposta valorização.

FUD

É a abreviação de “Fear, Uncertainty and Doubt” que traduzido para o português significa “Medo, Incerteza e Dúvida”. Essa expressão se refere ao estado psicológico das pessoas quando acontece a desvalorização de uma criptomoeda. Espalhar FUD se refere à prática de disseminar informações falsas e boatos para gerar uma imagem negativa de uma moeda digital, um projeto ou seus criadores. O objetivo é fazer com que as pessoas mais pessimistas vendam seus ativos, causando uma desvalorização, para que os autores do FUD possam se beneficiar realizando compras a preços mais baixos. FUDster é alguém que espalha FUD.

Hash

7

É um código com letras e números que representa as informações que estão na blockchain.

HODL (ou Hold)

Significa segurar, em português. No mundo dos investimentos, “hold” representa a estratégia de comprar um ativo e ficar com ele por um bom tempo antes de vendê-lo. A grafia “Hodl” é muito comum e bastante usada em comunidades de criptomoedas.

HYPE

É quando todos falam e comentam sobre uma criptomoeda. Alguns especuladores podem fomentar o “hype” sobre uma criptomoeda para se beneficiar da resultante valorização.

Litepaper

É um documento em que consta um resumo e o cronograma de um projeto de criptomoeda ou blockchain para que investidores e usuários entendam os fundamentos por trás do projeto. Como exemplo, leia o Litepaper do Nucoin.

Market cap

É a capitalização de mercado, ou seja, é o valor de mercado de um ativo. O market cap é o preço unitário do criptoativo multiplicado pela quantidade dela no mercado.

Memecoins

São criptomoedas que representam um meme ou brincadeiras que viralizam na internet e nas comunidades cripto.

Mineração

Imagens Nubank Pequenas (3)
A mineração de criptomoedas é o processo responsável por validar os dados na blockchain. É por meio desse processo que novas transações são validadas e incluídas na blockchain, o banco de dados que registra todas as movimentações dos usuários. [saiba mais]

NFT

Sigla para “Not Fungible Tokens”, ou tokens não fungíveis, em português. Representam o registro de algo que existe no mundo real, como obras de arte, em uma rede blockchain.

Nucoin

Imagens Nubank Pequenas (4)
Nucoin (NCN) é um criptoativo de utilidade (utility token) que permite
aos clientes do Nubank serem recompensados por usarem e engajarem com suas marcas favoritas dentro de uma rede de fidelidade.

Peer-to-peer (P2P)

O peer-to-peer (P2P), “ponto a ponto” em tradução livre para o português, é um modelo de rede distribuída no qual os próprios usuários da rede interagem diretamente uns com os outros, compartilhando recursos e informações de forma descentralizada. Dessa forma, as transações ocorrem de maneira direta entre os usuários.

Proof-of-Authority, PoA (Prova de Autoridade)

Proof-of-Authority é um algoritmo de consenso que oferece uma solução eficiente para blockchains, especificamente as privadas. O termo foi cunhado em 2017 por Gavin Wood, cofundador da blockchain Ethereum. O Nucoin usa um mecanismo de consenso de proof of authority (PoA).

Outros algoritmos de consenso populares são: Proof-of-Burn (PoB), Proof-of-stake (PoS), Proof-of-Work (PoW).

Pump and Dump

A tradução literal desse termo é “inflar e descartar”. No mundo das criptos, é quando se aumenta o preço de uma criptomoeda para vendê-la na sequência, quando o preço dela estiver lá em cima. Essa técnica é considerada um tipo de fraude, pois costuma lesar muitos investidores e prejudicar a reputação do projeto.

Queima

A queima de moedas ou tokens é o processo de mover moedas para um endereço público onde as chaves privadas não podem ser obtidas, tornando as moedas impossíveis de serem gastas. A queima efetivamente remove moedas ou tokens de circulação, reduzindo a oferta circulante total.

Shitcoin

É um termo depreciativo para uma altcoin. São criptomoedas que existem, mas não propõem nenhum tipo de solução ou vantagem para seus investidores. Todo o seu valor é fruto de especulação do mercado.

Smart contract (contratos inteligentes)

Smart contract (contrato inteligente) é uma tecnologia que permite a realização automática de acordos. Com essa tecnologia não é necessário nenhum órgão ou governo para fiscalizar se um contrato entre duas pessoas ou empresas foi cumprido. Isso porque, dentro da blockchain, ele é cumprido automaticamente, de acordo com as regras “escritas” nos códigos e que são irreversíveis. [saiba mais]

Slippage

O slippage, em tradução literal para o português, significa “escorregão” ou “derrapagem”. Esse termo se refere à diferença entre o valor de envio de uma ordem (compra ou venda) e o preço em que esta mesma ordem foi executada.

Spread

É a diferença entre o valor de compra e o valor de venda de um ativo.

Stablecoin

É um tipo de criptomoeda que tem seu valor atrelado a uma moeda fiduciária, como o dólar, para dar mais estabilidade de preço. A primeira stablecoin foi a Tether (USDT).

Token

São ativos que representam algum direito que pode ser usufruído no futuro. O Nucoin é um exemplo de Token. Na prática, o token representa no mundo digital um direito, que pode ser o direito a um ativo específico, serviço ou produto. [saiba mais]

Web 3.0

A Web 3.0 representa a próxima iteração ou fase da evolução da internet e da Web 2.0 atual. Utiliza tecnologias avançadas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para fornecer uma experiência mais personalizada e imersiva aos usuários. Os aplicativos da Web 3.0 serão executados em blockchains ou redes ponto a ponto (P2P) descentralizadas, ou uma combinação delas - esses aplicativos descentralizados são chamados de dApps.


E aí, lembra de mais algum termo ou abreviação que ficou de fora da lista?

22 curtidas

Super importante para quem está iniciando no mundo das cripto. Vou até salvar aqui porque ainda não sei todas essas terminologias.

Obrigado por compartilhar este conhecimento conosco @MaxC :smile:

9 curtidas

Conteúdo de utilidade pública, @MaxC. Existe alguns termos que desconhecia totalmente e outros que já vi vez ou outra por aqui que agora tem uma resposta objetiva. :speaking_head:

12 curtidas

excelente :clap:t5::clap:t5::clap:t5:

5 curtidas

muito bom

5 curtidas

Muito bom @MaxC :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5: parabéns pela iniciativa!

8 curtidas

O book de oferta ou livro de oferta, pool de liquidez, staking, limite de compra e venda (específico Nucoin), oferta a mercado ou limitada. (o mais importante pra quando cancelar alguma ordem, já sabe)

Já tô preparando atualizar este glossário pq em algum momento vou falar sobre.

3 curtidas

Parabéns por trazer toda essa informação relevante para nós @MaxC.

Muitos desses termos desconhecia e é sempre bom adquirir cada vez mais e mais conhecimento.

:clap::purple_heart:

10 curtidas

Termos e abreviações do universo das criptomoedas - Parte 2

Bearish

É o movimento de baixa, ou seja, o ativo geralmente cai ainda mais até que os vendedores atinjam um ponto de exaustão. A recuperação subsequente devido à obtenção de lucros acaba criando um novo nível de suporte.

Bullish

É o movimento de superar a resistência, sendo de natureza otimista e o preço tende a seguir o rompimento até que seu próximo nível de resistência seja identificado.

Book de Oferta/Livro de Oferta

O Book de ofertas é uma funcionalidade disponível em plataformas de trading que permite o acompanhamento dos ativos negociados (como os existentes na Bolsa de Valores). É onde você consegue visualizar o nome do ativo, o volume que está em negociação, a quantidade de ofertas disponíveis e os preços de compra e venda.

Day Trade/Day Trading/Intraday Trading

É uma modalidade de negociação utilizada em mercados financeiros, que tem por objetivo a obtenção de lucro com a oscilação de preço, ao longo do dia, de ativos financeiros. O especulador, profissional ou amador, de Day Trading é chamado de Trader.

Limite de Compra

Uma limitação imposta artificialmente com a intenção de controlar a variação de preço do criptoativo através da limitação de compra, ou seja, é colocado um limite para a quantidade que um determinado criptoativo pode ser comprado diariamente. A intenção é evitar uma supervalorização do criptoativo.

Limite de Venda

Uma limitação imposta artificialmente com a intenção de controlar a variação de preço do criptoativo através da limitação de venda, ou seja, é colocado um limite para a quantidade que um determinado criptoativo pode ser vendido diariamente. A intenção é evitar uma desvalorização acentuada do criptoativo.

Oferta a Mercado

Oferta que deve ser executada ao melhor preço disponível no lado oposto do livro central de ofertas, após o seu registro. Caso não seja atendida em sua totalidade, o saldo da oferta é registrado ao preço da operação realizada.

Oferta Limitada

Oferta que deve ser executada por um preço limitado ou melhor, especificado pela ordem do comitente, ou seja, no caso de uma oferta de compra, a sua execução não poderá ocorrer a um preço maior que o limite estabelecido; e, no caso de uma oferta de venda, a execução não poderá ocorrer a um preço menor que o limite estabelecido.

Oferta stop

Oferta que será registrada no livro central de ofertas quando atingido o preço de disparo, nela especificado. A operação deverá observar o preço compreendido entre o preço de disparo e o preço limite nela estabelecido.

As seguintes abaixo regras se aplicam à oferta:

Oferta stop limitada de compra:

  1. O preço de disparo deve ser maior que o preço da última operação;
  2. O preço limite deve ser maior ou igual ao preço de disparo;
  3. O registro da oferta no livro central de ofertas é realizado pelo preço limitado.

Oferta stop limitada de venda:

  1. O preço de disparo deve ser menor que o preço da última operação;
  2. O preço limite deve ser menor ou igual ao preço de disparo;
  3. O registro da oferta no livro central de ofertas é realizado pelo preço limitado.
    Quando ingressada no livro central de ofertas, a oferta stop é convertida em uma oferta limitada;
    Não é permitido o registro de ofertas stop durante a realização de leilão.

Pool de Liquidez

Os pools de liquidez se relacionam com as finanças descentralizadas, chamadas de DeFi. Isso porque eles são utilizados nas exchanges descentralizadas para garantir a liquidez de tokens de governança e outros criptoativos que podem ser negociados.

Polaridade

Quando as barreias de Suporte e/ou Resistência acabam sendo quebradas graças aos esforços de compra ou venda que são completamente absorvidos pelo mercado. Quando isso ocorre, pode ocorrer uma grande mudança no sentimento – um conceito conhecido como polaridade.

Quando a venda por trás de um nível de resistência estabelecido é totalmente absorvida, ela não é mais percebida como um ponto ideal para obter lucro, mas é vista como um bom ponto de entrada para os compradores devido ao desaparecimento da pressão de venda – como resultado, a resistência vira suporte.

Por outro lado, quando a pressão de compra por trás de um nível de suporte for totalmente absorvida, ela se transformará em um nível de resistência, pois os traders não estão mais interessados em comprar a esse preço.

Uma vez que isso ocorre, a polaridade entra em vigor e converte o suporte em resistência e vice-versa.

Para encurtar a história, os níveis de suporte e resistência ajudam a identificar áreas de forte oferta e demanda. Portanto, identificar os principais suportes e resistências é percebido por muitos como o aspecto mais importante do trade.

Resistência

Uma resistência é quando o preço do ativo é muito alto e a força de venda é maior do que a força de compra. Essa situação leva ao fim da tendência de alta do preço do ativo e o preço começa a cair, iniciando a tendência de queda.

Staking

O Staking oferece aos investidores de criptomoedas uma forma de colocar seus ativos digitais para trabalhar e obter renda passiva sem precisar vendê-los. É como se você colocasse dinheiro em uma poupança, mas de alto rendimento.

Suporte

Os suportes são as zonas com alta probabilidade de rejeição do preço, que se encontram abaixo da cotação atual. Então, quando estamos falando em suporte, são as regiões que se encontram sempre abaixo do preço negociado no momento.

Trade

É o nome dado para as transações de troca de qualquer moeda. A operação acontece muito similarmente às operações de câmbio. Ou seja, plataformas online, também conhecidas como exchanges, reúnem usuários que querem comprar e vender criptomoedas pela web.

Trader

O trader é um investidor do mercado financeiro que busca ganhar dinheiro com operações de curto prazo, aproveitando-se da volatilidade do mercado.

14 curtidas

Lembrem-se, o Nucoin (NCN) é um Utility Token.
Mais informações no post: O que é utility token? Como funciona o token de utilidade?

6 curtidas

@Iara_Soares

5 curtidas

gratidão

5 curtidas

Poderia explicar o que é ex: tenho 2k ,20k?

2 curtidas

@Maria_Souza12 , o “k” é uma abreviação de mil. :wink:

7 curtidas