Sobre esse assunto, devo alertar a todos sobre esse artigo:
Pegadinha: o seguro do carro oferecido pelos cartões é no modo reembolso
A grande pegadinha da Proteção CDW/LDW oferecida gratuitamente pelos cartões de crédito é que ela funciona no modo reembolso.
Reembolso: é isso mesmo. Veja o que diz os Termos e Condições do Seguro para Veículos de Locadora da Visa em caso de sinistro (imagem abaixo): “A locadora de veículos poderá exigir que a Pessoa Elegível (titular do cartão/locatário) pague os danos utilizando o cartão Visa. Se isso acontecer, a seguradora reembolsará a Pessoa Elegível diretamente pelo valor coberto após a reclamação ter sido processada.”
O padrão conduzido pelas locadoras , tanto para o seguro fornecido pela Visa quanto pela Mastercard , é exatamente esse: lançar o valor do sinistro no cartão de crédito utilizado para pagar o aluguel do carro para depois o locatário solicitar o reembolso junto à seguradora.
Se houver algum sinistro durante a locação (colisão, avaria, riscos, roubo do carro, etc), na devolução do carro a locadora determina o custo da avaria (adicionando taxas administrativas e de imobilização do carro) e lança o valor no seu cartão de crédito. Posteriormente (após o término da locação) você pode solicitar o reembolso junto à seguradora (que emitiu a apólice do seguro oferecido pelo cartão de crédito).
Enrascada: se durante a locação você se envolver em um acidente de trânsito, tiver o carro roubado ou der perda total, a locadora poderá lançar no seu cartão o valor que ela determinar do sinistro. Imagina um sinistro de 5, 10, 20 mil reais/dólares/euros (ou um valor até maior) durante uma viagem? Não sei você, mas eu não tenho limite no cartão de crédito para suportar valores muito altos (ainda mais durante uma viagem com muitos gastos já comprometidos com hotéis, compras, atrações).
Utilizar o seguro do cartão pode gerar um grande estresse junto à locadora, acabar com o limite do seu cartão e estragar o clima da viagem.
Burocracia no reembolso: após todo o estresse junto à locadora você vai enfrentar outro desgaste para obter o reembolso junto à seguradora. O processo de reembolso geralmente demora meses (ou anos), envolve muita burocracia e documentos difíceis de conseguir ou de entender (relatórios da seguradora, da oficina/funilaria, documentos policiais, fotos do carro) principalmente se o sinistro for no exterior. O reembolso pode não ser integral (são descontadas taxas administrativas).
Centenas de relatos não favoráveis: no site Reclame Aqui há centenas de relatos de pessoas que utilizaram o seguro do cartão no carro alugado, tiveram que arcar com o valor do sinistro junto à locadora e estão com dificuldades em obter o reembolso da seguradora. Há casos que os valores são bem altos como essa reclamação em que o carro foi roubado durante a locação. Veja algumas reclamações referentes aos cartões Mastercard ( exemplo 1 , exemplo 2 , exemplo 3 , exemplo 4 , exemplo 5 , exemplo 6 ) e Visa ( exemplo 1 , exemplo 2 , exemplo 3 , exemplo 4 , exemplo 5 , exemplo 6 ).
Também há relatos de clientes , que para usar o seguro do cartão, tiveram que assinar documentos se comprometendo em arcar com até o valor total do carro junto à locadora em caso de sinistros (como esse comentário de um leitor do blog dizendo que assinou um documento se comprometendo com o valor de até 50 mil euros referentes à uma BMW X1 alugada na locadora Sixt em Berlim).
Outros problemas: caução maior e recusa da locadora em aceitar o seguro do cartão
É comum as locadoras exigirem um depósito caução maior ao usar o seguro do cartão. Por exemplo: o caução do veículo é 500 dólares contratando o CDW/LDW junto à locadora, mas o caução sobe para 2000 dólares se você usar o seguro CDW/LDW do cartão.
Para inviabilizar o seguro do cartão tem locadoras que exigem um caução ainda mais estratosférico (como 5 mil dólares) e mesmo no Brasil os valores podem ser altos: 7 mil reais como essa reclamação no Reclame Aqui e 15 mil reais como essa reclamação . Pela internet há relatos de valores ainda maiores como 30 ou 40 mil reais de caução para usar o seguro do cartão (mas com o seguro da locadora o caução é bem menor, por exemplo: 2 ou 3 mil reais).
É comum também as locadoras em alguns destinos dificultarem ou até recusarem o aluguel do carro com o seguro do cartão. Elas forçam ou mesmo obrigam você a contratar o CDW/LDW diretamente com elas. O problema é que muitas vezes nesses casos você se torna presa fácil dos atendentes das locadoras que acabam empurrando (para ganhar comissão) outros seguros e assistências desnecessários para aumentar o valor do aluguel.
Importante: a Proteção Contra Terceiros não está incluída no seguro do cartão
Um erro muito comum dos viajantes que usam o seguro do cartão é recusar todos os seguros oferecidos pela locadora na retirada do veículo.
Proteção apenas do seu carro alugado: note que a Proteção CDW/LDW que é oferecida pelos cartões de crédito protege apenas o carro que você está alugando.
Não cobre terceiros: ela não cobre os danos que você causar à terceiros (se você bater em outro carro, em um imóvel ou atropelar alguém, por exemplo).
Contrate a Proteção Contra Terceiros (SLI, LIS, EP, ALI, SLP, TPL, PLI, entre outras siglas dependendo da locadora) diretamente com a locadora. Ela cobre danos materiais e morais que você causar à outras pessoas.
Continua valendo: ao contratar a Proteção Contra Terceiros a Proteção CDW/LDW do seu cartão não perde a validade.
Autor: Fred Prezotto do Dicas Onde Ficar