Golpes com IA: você saberia identificar?

E aí, @NuCommunity? :waving_hand:t5:

Os golpes na internet estão cada vez mais sofisticados. E agora, a inteligência artificial também entrou em cena :flushed_face:

Tem muito vídeo e áudio falso circulando por aí e enganando até os mais atentos. Que o diga o famoso canguru do aeroporto :face_with_peeking_eye: Muita gente que viu jurou que era real!

Mas se até um canguru convence, imagina quando o assunto é dinheiro…

Por isso, hoje eu quero contar com a ajuda de vocês pra gente aprender juntos a se proteger.

A enquete é simples, mas mostra como pequenos detalhes fazem toda a diferença na hora de perceber que algo pode estar errado. Vamos testar o olhar atento da nossa comunidade?

O que faz você desconfiar que um vídeo pode ser falso?

• Movimentos de boca ligeiramente fora de sincronia com o áudio.
  • Expressões faciais estranhas ou sem emoção.
  • Voz com entonação robótica ou pausas fora do ritmo natural.
  • Fundo ou iluminação esquisita, que parece cenário falso.
0 votante

Vote na opção que mais chama sua atenção e conta nos comentários o que mais te faz suspeitar de que um vídeo pode ter sido feito por IA :eyes:

25 curtidas

Vídeo sem lógica e fora da realidade comum que causa estranheza.

@erika.p e você, nos conte? Rsrs

15 curtidas
11 curtidas

Diria que todas as opções, as vezes uma ou outra fica mais evidentes que outras, mas está cada vez mais difícil de ser identificado :sweat_smile:

17 curtidas

Eu observo as mãos a AI ainda não consegue fazer com perfeição. Eu gosto de olhar a cena com mais atenção porque sempre tem alguma distorção ou movimento estranho que ajuda a denunciar que é AI.

15 curtidas

Pior que tá cada dia mais difícil de identificar, essa semana fiquei comovido com um vídeo de um gato e lendo os comentários, vi que se tratava de IA, tive que voltar o vídeo e reparar no fundo do cenário pr ter certeza.

14 curtidas

Só se forem coisas muito absurdas, do contrário, não sei identificar,só se alguém me disser q é fake. :grimacing:

11 curtidas

Boa noite @erika.p :slightly_smiling_face:

Olha… já começo desconfiando que essa postagem pode ser o próprio teste da IA pra ver se eu consigo reconhecê-la kkkk

Brincadeiras à parte, o que mais me chama atenção são os movimentos de boca fora de sincronia e aquela voz levemente robótica que entrega tudo :sweat_smile:

Tá cada vez mais difícil diferenciar o real do gerado — daqui a pouco vou precisar de antivírus pros olhos! :eyes:

9 curtidas

Está cada vez mais difícil perceber. Também não sei identificar não.

5 curtidas

Cada vez mais difícil identificar o que é IA ou não.

6 curtidas

Depende, esse vídeo criado a granel em sites ou plataformas que oferecem os serviços ainda contém falhas grosseiras para olhos mais atentos, mas os criados por profissionais do audiovisual certamente é quase impossível perceber a diferença.

Penso que daqui alguns anos, áudios, fotos e vídeos deixarão de ser aceitos como provas de qualquer crime, já que será praticamente impossível saber se são verdadeiros ou não. Uma dor de cabeça colossal para as autoridades de segurança.

5 curtidas

acho que todas as opções, e principalmente a qualidade do video e a forma que é “gravada”

3 curtidas

Uma dica é observar detalhes como os dedos das mãos e a proporcionalidade de membros esquerdo/direito (braços, mãos, pernas). Geralmente as IA erram nesses detalhes. Observe também se há deformações nos movimentos (ao virar para um lado, o rosto do(a) personagem se alonga ou partes de seu corpo somem e voltam). Para isso, reproduza em slow motion.

4 curtidas

Antigamente até conseguia identificar fácil mas as ferramentas de IA para vídeos têm ficado cada vez melhores. Hoje quando vejo um vídeo, se for apenas meme ou um vídeo divertido nem tento buscar pra saber se é IA ou não, levo na diversão. Mas quando é alguma informação importante mesmo é que vou atrás pra saber se é fake ou não.

1 curtida

Daqui a pouquíssimo tempo, não vamos conseguir saber o que é IA e o que é real. Vai ser surreal!