Guardar Dinheiro Automaticamente (% da NuConta como Reserva)

Reserva Automática

Seria interessante a opção de definir automaticamente qual % dos meus recursos eu gostaria de deixar guardado. :moneybag:

Funcionaria como uma “Poupança Automática”.

Eu defino nas configurações da função “Guardar Dinheiro” que quero, por exemplo, que 80% do meus recursos que caírem na NuConta sejam “reservados”.

O “balanceamento” pode ocorrer sempre que uma transação acontecer, diariamente, semanalmente ou mensalmente, por exemplo.

Exemplo com Balanceamento Diário, ocorrendo às 23:59:

Dia 1: Defino que 80% dos recursos serão guardados.
Dia 2: Transfiro $ 100 pra NuConta (Saldo Total = $ 100).
Balanceamento Dia 2: dado que 80% do total deve ser reservado, o sistema calcula que deve guardar $80.
Dia 3 - manhã: O sistema reserva $80 automaticamente e deixa $20 disponível.
Dia 3 - tarde: Gasto $10 numa compra qualquer (Saldo Total = $90, sendo 80 Reservado e 10 Livre).
Balanceamento Dia 3: como 80% do saldo total deve ser reservado, eu devo ter somente $72 como reserva (80% de $90). Sabendo que já tenho $80 guardado, o sistema retira $8 para reduzir as reservas em $72 e manter a proporção escolhida de dinheiro guardado.
Dia 4: Tenho $72 em reservas e $18 em caixa. Totalizando $90.

Pode ser útil para ajudar a sempre ter uma graninha guardada no final do mês e com isso, manter a tranquilidade na vida financeira!

:thinking:

19 curtidas

@RafaelRibas legal sua ideia :+1: isso ajudaria muito :grin:

4 curtidas

É uma boa ideia… mas na minha opinião a função é tão simples e toma apenas alguns segundos de quem quer utilizar que a automatização não é tãããão necessária assim.

Pra quem tem portabilidade, por exemplo, poupar 80% do salário logo de cara impossibilitaria o pagamento de contas.
Claro que tudo isso seria ajustável e poderia até ser desativado, evitando esse tipo de desconforto, mas se tivesse existisse a opção, eu acredito que não utilizaria.

6 curtidas

Isso é genial, que ótima ideia cara.

2 curtidas

Depende da quantidade de transações mensais do usuário, né? Imagina quem movimenta muito e além disso, ainda mexe com outras contas em outros bancos?

Toda automatização é bem vinda… :grimacing:

80% foi só exemplo… pode definir um percentual menor pra poder pagar as contas do mês tbm heheh

3 curtidas

Mano na boa, essa ideia é simplesmente genial, no meu caso, essa reserva mensal seria de 10% direto pro porquinho.

2 curtidas

Show! Fico feliz que gostou da ideia! :wink:

1 curtida

E queira muito que o Nubank executasse…

1 curtida

Ideia genial garoto , geralmente eu guardo 20% de todo meu ganho . É sempre bom ter uma grana reserva pra render

1 curtida

@Ohmoises, é bom pro Nubank tbm, pois aumenta a chance das pessoas reterem dinheiro por um prazo maior - o que dá mais segurança pra eles utilizarem os recursos :moneybag: :money_mouth_face:

1 curtida

Concordo contigo @RafaelRibas

1 curtida

Realmente seria uma função bem interessante para ajudar a poupar de maneira um pouco forçada!

1 curtida

Olá Rafael, tudo bom?

Interessante essa contabilidade, gostei, mas só seria legal para quem quer criar uma poupança automática. Se a Nubank fizesse isso como a gente faria pra pagar a fatura do cartão de crédito ou uma conta de água, luz, telefone, etc., um TED, se o dinheiro foi quase todo pra poupança? Não seria útil para todo mundo mas podemos nós mesmos ir lá e fazer a reserva que precisarmos, manualmente.

2 curtidas

Muito legal a ideia do automático, gostaria de algo assim, mas pelo que entendi na sua ideia, se você gasta algo ele balanceia retirando do que você separou, né?

Acho que isso não seria interessante, pq literalmente eu não estaria poupando nada, poderia chegar ao final do mês com 0,80 na poupança e 0,20 livre para gastar.

Talvez a porcentagem pudesse ser x% de todo depósito ir pra “poupança”.

Pq acredite, existia uma época que eu não tocava na poupança e conseguia juntar algo, quando comecei a tirar um pouquinho pra completar uma coisa ou outra o dinheiro sumiu quase que sem perceber.

1 curtida

Achei uma boa ideia.

1 curtida

Gostei da ideia, mas eu preferia trabalhar com valores fixos, exemplo: R$ 100,00 Todo dia 15, 20. :slight_smile:

1 curtida

Ideia bacana!

Mas seria legal trabalhar com valores fechados também :wink:

2 curtidas

Entendo… quanto mais flexível, melhor… cada usuário tem uma necessidade.

Acho legal a ideia de poupar um valor fixo e não retirar também… quanto mais chances de poupar dentro do app, melhor!

2 curtidas

Muito boa mesmo! A maioria dos bancos você consegue programar mensalmente um valor para uma aplicação/ poupança.

Também trabalho nesse esquema de 10-15% de reserva!

3 curtidas

Cara gostei ,muito boa ideai !!!

1 curtida