Guardar dinheiro (Rendimento)

Nossa que bom.

1 curtida

Fica bem chato transferir os centavos diários do rendimento, né, e mais ainda ter que calcular quais os rendimentos do confrinho e da parte “livre” pra poder dividir direitinho… Vai dar treta isso aí!

1 curtida

Pois é, ficou meio estranho mesmo. Vamos ver no dia a dia utilizando a função se isso irá incomodar :confused:

2 curtidas

Aguardando até hoje o empréstimo e o cofrinho! :crossed_fingers:t2:

2 curtidas

Eu também, como a maioria, estou aguardando essa funcionalidade. O rendimento deve ser o mesmo e creditado separados…

1 curtida

Pelo que entendi lendo lá no blog, os rendimentos são nos dois montantes, só não ficou Claro se vão ser creditados na NuConta ou cofrinho.

1 curtida

Cara preciso muito testar logo essa função, to muito curioso pra ver como funciona.

1 curtida

Olá pessoal, tem um tópico sobre isso:

Esclarecimento: rendimentos da função "Guardar Dinheiro" - #2 por Heron

2 curtidas

Hoje eu fui tentar entender melhor como funciona a função de dinheiro guardado. Fiquei um pouco chateado com o resultado final, pois tenho a impressão que posso acabar deixando de ganhar rendimento por causa do modo que o Nubank está lidando com essa função. Explico.

Há um tempo, perguntei a um XPeer como era esse negócio, pois cada depósito no Nubank é um CDB novo. (Aliás, tem que ficar atento: com a possível baixa na SELIC, os novos CDBs do Nubank vão render menos que os 6,4% ao ano.) O que o XPeer me disse é que qualquer movimentação da Nuconta seria feita de modo a minimizar as perdas, mas eu acho (pois ainda não tive tempo de fazer a conta em detalhes) que o algoritmo do Nubank não garante isso (mesmo que tenha sido essa a intenção dos programadores quando o criaram).

Vamos lá: tenho atualmente três CDBs do Nubank, em datas diferentes e com menos de 30 dias de aplicação, portanto cobrando IOF diferentes. Para deixar claro o possível problema, as quantias em cada CDB seriam as seguintes:

CDB 1: 5149,38 (5130,36 há 29 dias; 5,53 de IR e 0,75 de IOF)
CDB 2: 170,20 (340,00 há 15 dias, com saque de 170; 0,06 de IR e 0,29 de IOF)
CDB 3: 10960,37 (11700 há 6 dias, com saque de 741,47; 0,54 de IR e 11,72 de IOF)

As informações de saques parciais são do próprio aplicativo. Batem exatamente com o pagamento de um boleto, de uma compra feita no débito e de uma transferência que fiz. Só que notem que foram feitos do CDB que tinha maior IOF e IR no total! Se o dinheiro dos saques tivesse sido retirado do CDB 2 e o restante do CDB 2, eu teria perdido menos no IOF e no IR - ou estou errado, desconsiderando possíveis ganhos com juros futuros até o vencimento do CDB? Essa foi a conta que eu realmente ainda não fiz.

Inicialmente eu tinha colocado todo o dinheiro do CDB 1 no dinheiro guardado, então me parece que o algoritmo do Nubank tem esse bug de evitar mexer no CDB marcado como dinheiro guardado, caso a quantia dele nessa classificação seja total, ao invés de mexer no CDB que te dá a menor perda em impostos. Talvez eu esteja errado, mas me parece que o que o algoritmo deveria cuidar é se a quantia marcada como dinheiro guardado (mais o rendimento) está garantida ou não, e mexer nos CDBs de menores perdas, respeitando a quantia.

As perdas podem ser ainda piores com a possível baixa em breve da SELIC, se isso se refletir na taxa paga pela aplicação. Se eu não estiver errado, o Nubank vai ter que dar uma repensada urgente nisso, pra gente não sofrer mais perdas que o necessário.

Onde estiver escrito CDB, leia-se CDI. Não vai alterar a essência, mas é bom ser preciso.

Aliás, outro problema do desconto pelos saques ter sido feito no meu CDI de maior valor fica óbvio: diminui os rendimentos da data do desconto pra frente, uma vez que o montante sobre o qual a taxa será aplicada ficou menor. Alô, equipe financeira do Nubank, um esclarecimento a respeito, e uma revisão do algoritmo de vocês, urgente, seriam coisas bem legais.

@mverissi
O cálculo é bem mais simples do que parece.
O sistema compara a soma dos impostos em cada depósito e resgata onde o resultado for menor.
A função guardar dinheiro não existe para o cálculo.
PS.: Nuconta não é CDB.

É, escrevi errado - acho que inclusive no outro post, onde explico o problema. O problema foi que o algoritmo do Nubank não fez isso. Tirou do meu CDI (agora sim, escrito corretamente) com os impostos maiores. Ou seja, o algoritmo tá bugado.

CDI é um índice e tb não faz sentido citá-lo.
Basta dizer “depósito ou aporte 1, 2…”

No mais, seu texto está extenso, mas incompreensível.
Vc precisa citar as datas de cada depósito, os valores originais e data e valor do resgate.
Não é possível alocar um aporte específico na função guardar dinheiro.
Uma queda na Selic afetaria todos os depósitos igualmente.

O saque é sempre do depósito em que a incidência de impostos é menor. E isso na maior parte das vezes é do mais recente.

A função “Guardar dinheiro” não impacta em nada no cálculo.

2 curtidas

Sobre a função guardar dinheiro eu gostaria de perguntar se tem como e caso não tenha sugerir, opções de guardar dinheiro separados. Exemplo o Nubank ainda não tem conta conjunta, gostaria de guardar um valor que é meu e do meu esposo, sem misturar com um dinheiro que estou juntando para um projeto independe. Será que é possível? :wink:

2 curtidas

Essa alteração é bem pedida por aqui, quem sabe não atualizam. :slight_smile:

2 curtidas