Nossa que bom.
Fica bem chato transferir os centavos diários do rendimento, né, e mais ainda ter que calcular quais os rendimentos do confrinho e da parte “livre” pra poder dividir direitinho… Vai dar treta isso aí!
Pois é, ficou meio estranho mesmo. Vamos ver no dia a dia utilizando a função se isso irá incomodar
Aguardando até hoje o empréstimo e o cofrinho!
Eu também, como a maioria, estou aguardando essa funcionalidade. O rendimento deve ser o mesmo e creditado separados…
Pelo que entendi lendo lá no blog, os rendimentos são nos dois montantes, só não ficou Claro se vão ser creditados na NuConta ou cofrinho.
Cara preciso muito testar logo essa função, to muito curioso pra ver como funciona.
Olá pessoal, tem um tópico sobre isso:
Esclarecimento: rendimentos da função "Guardar Dinheiro" - #2 por Heron
Hoje eu fui tentar entender melhor como funciona a função de dinheiro guardado. Fiquei um pouco chateado com o resultado final, pois tenho a impressão que posso acabar deixando de ganhar rendimento por causa do modo que o Nubank está lidando com essa função. Explico.
Há um tempo, perguntei a um XPeer como era esse negócio, pois cada depósito no Nubank é um CDB novo. (Aliás, tem que ficar atento: com a possível baixa na SELIC, os novos CDBs do Nubank vão render menos que os 6,4% ao ano.) O que o XPeer me disse é que qualquer movimentação da Nuconta seria feita de modo a minimizar as perdas, mas eu acho (pois ainda não tive tempo de fazer a conta em detalhes) que o algoritmo do Nubank não garante isso (mesmo que tenha sido essa a intenção dos programadores quando o criaram).
Vamos lá: tenho atualmente três CDBs do Nubank, em datas diferentes e com menos de 30 dias de aplicação, portanto cobrando IOF diferentes. Para deixar claro o possível problema, as quantias em cada CDB seriam as seguintes:
CDB 1: 5149,38 (5130,36 há 29 dias; 5,53 de IR e 0,75 de IOF)
CDB 2: 170,20 (340,00 há 15 dias, com saque de 170; 0,06 de IR e 0,29 de IOF)
CDB 3: 10960,37 (11700 há 6 dias, com saque de 741,47; 0,54 de IR e 11,72 de IOF)
As informações de saques parciais são do próprio aplicativo. Batem exatamente com o pagamento de um boleto, de uma compra feita no débito e de uma transferência que fiz. Só que notem que foram feitos do CDB que tinha maior IOF e IR no total! Se o dinheiro dos saques tivesse sido retirado do CDB 2 e o restante do CDB 2, eu teria perdido menos no IOF e no IR - ou estou errado, desconsiderando possíveis ganhos com juros futuros até o vencimento do CDB? Essa foi a conta que eu realmente ainda não fiz.
Inicialmente eu tinha colocado todo o dinheiro do CDB 1 no dinheiro guardado, então me parece que o algoritmo do Nubank tem esse bug de evitar mexer no CDB marcado como dinheiro guardado, caso a quantia dele nessa classificação seja total, ao invés de mexer no CDB que te dá a menor perda em impostos. Talvez eu esteja errado, mas me parece que o que o algoritmo deveria cuidar é se a quantia marcada como dinheiro guardado (mais o rendimento) está garantida ou não, e mexer nos CDBs de menores perdas, respeitando a quantia.
As perdas podem ser ainda piores com a possível baixa em breve da SELIC, se isso se refletir na taxa paga pela aplicação. Se eu não estiver errado, o Nubank vai ter que dar uma repensada urgente nisso, pra gente não sofrer mais perdas que o necessário.
Onde estiver escrito CDB, leia-se CDI. Não vai alterar a essência, mas é bom ser preciso.
Aliás, outro problema do desconto pelos saques ter sido feito no meu CDI de maior valor fica óbvio: diminui os rendimentos da data do desconto pra frente, uma vez que o montante sobre o qual a taxa será aplicada ficou menor. Alô, equipe financeira do Nubank, um esclarecimento a respeito, e uma revisão do algoritmo de vocês, urgente, seriam coisas bem legais.
@mverissi
O cálculo é bem mais simples do que parece.
O sistema compara a soma dos impostos em cada depósito e resgata onde o resultado for menor.
A função guardar dinheiro não existe para o cálculo.
PS.: Nuconta não é CDB.
É, escrevi errado - acho que inclusive no outro post, onde explico o problema. O problema foi que o algoritmo do Nubank não fez isso. Tirou do meu CDI (agora sim, escrito corretamente) com os impostos maiores. Ou seja, o algoritmo tá bugado.
CDI é um índice e tb não faz sentido citá-lo.
Basta dizer “depósito ou aporte 1, 2…”
No mais, seu texto está extenso, mas incompreensível.
Vc precisa citar as datas de cada depósito, os valores originais e data e valor do resgate.
Não é possível alocar um aporte específico na função guardar dinheiro.
Uma queda na Selic afetaria todos os depósitos igualmente.
O saque é sempre do depósito em que a incidência de impostos é menor. E isso na maior parte das vezes é do mais recente.
A função “Guardar dinheiro” não impacta em nada no cálculo.
Sobre a função guardar dinheiro eu gostaria de perguntar se tem como e caso não tenha sugerir, opções de guardar dinheiro separados. Exemplo o Nubank ainda não tem conta conjunta, gostaria de guardar um valor que é meu e do meu esposo, sem misturar com um dinheiro que estou juntando para um projeto independe. Será que é possível?
Essa alteração é bem pedida por aqui, quem sabe não atualizam.