Há um limite global de crédito por CPF?

Estou com o @endydealmeida nessa e vou explicar o porquê: a sua renda ativa é a mesma independentemente se você tem conta em uma, três ou cinco instituições diferentes. Supondo que sua renda seja um salário mínimo e você tiver três cartões de crédito com limite de 500 reais (que pode ser considerado um limite baixo, representando metade da sua renda), você concorda comigo que os gastos nos três cartões podem superar a sua renda mensal?

“Ah, mas eu queria um limite maior para concentrar tudo num cartão só”. Mas concorda também que é muito arriscado para o banco o movimento de te dar mais limite quando você já tem limite em outras instituições? Que isso pode ser interpretado como uma necessidade exagerada de consumo e, consequentemente, num usuário sujeito ao super endividamento?

Não fosse o bastante, pelo relatos que acompanhamos aqui na Comunidade, muitos usuários que tem diversos cartões em instituições financeiras se queixam do limite baixo enquanto aqueles que concentram os gastos em poucos cartões gozam de limites maiores. Coincidência ou não, eu sigo a estratégia de concentrar tudo num único cartão tanto para controle de vencimentos como para potencializar acúmulo de milhas e meu limite é super satisfatório.

12 curtidas