"Imposto do pecado" estende sobre apostas e carros elétricos

O grupo de trabalho criado na Câmara para analisar a proposta de regulamentação da reforma tributária apresentou nesta quinta-feira (4) um parecer que propõe ampliar a lista de produtos que sofrerão com a tributação do chamado “imposto do pecado”.

O relatório do colegiado prevê cobrar o Imposto Seletivo sobre apostas e carros elétricos, além dos bens já listados na proposta de regulamentação do novo sistema tributário enviada pelo governo em abril (leia mais abaixo).

O Imposto Seletivo — que recebeu o apelido de “imposto do pecado” — foi criado pela emenda constitucional que reformulou a tributação sobre consumo.

O tributo é aplicado sobre produtos considerados prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. Na prática, essa categoria terá uma alíquota maior do que a padrão — estimada em cerca de 26%.

O objetivo é desestimular, por meio da cobrança extra, o consumo desses tipos de produto.

O parecer do grupo de trabalho da Câmara mantém a proposta original do governo de cobrar o Imposto Seletivo sobre:

cigarros;
bebidas alcoólicas;
bebidas açucaradas;
embarcações, aeronaves e veículos poluentes; e
extração de minério de ferro, de petróleo e de gás natural.
Somam-se à lista: apostas e carros elétricos.

O colegiado de deputados excluiu do imposto seletivo os caminhões.

3 curtidas

Trata-se de um sistema de Upvote / Downvote (parecido com o famoso Reddit), onde os comentários ficam organizados de acordo com a quantidade de Upvotes, destacando os que a comunidade como um todo avaliou ser mais relevante pra discussão, mas se caso queira ler naquela visualização antiga, ao clicar no botão “Atividade” consegue fazer a leitura. :handshake:

12 curtidas

Off topic, o que é esse novo recurso na comunidade?

:point_down:

1 curtida

O mais interessante, é que retiraram o imposto do pecado sobre as armas de fogo. :thinking:

5 curtidas

É somente visual mesmo, quando clica e o comentário não é o seu dá um erro de permissão, aparenta ser um recurso em testes, então todo feedback para ajudar é interessante. :handshake:

4 curtidas

O imposto do pecado deveria incluir, marido que trai a esposa ou vice versa.

Imposto sobre carros elétricos é puro lobby das arcaicas indústrias de automóveis a combustão nacionais, querendo minar a concorrência.
Se bem que, depois do imposto sobre a geração de energia fotovoltaica, nada mais me surpreende…

3 curtidas

Off Topic 2, era para estar aparecendo as mensagens dos outros assim msm?

Está me dando a possibilidade de deletar e até editar o post do outro usuário.

Confesso que não curti essa atualização da comunidade não.

Edit: tentei editar o comentário para ver o que aconteceria e não permitiu.

O deletar eu não testei.

Interessante parece mais pecado usar um carro elétrico do que uma arma. Enquanto 60 mil pessoas morrem em médio assassinadas todos os anos no país por arma de fogo, os carros elétricos reduzem a poluição dos centros urbanos.

1 curtida

image

Interessante como pra mim não aparece a opção down para os comentários. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.

1 curtida