Existem muitos Tópicos aqui na Comunidade que falam sobre o Parcelamento da Fatura, e através deles, comecei a ler um pouco sobre isso no Blog, e achei uma coisa interessante.
Parcelamento Automático da Fatura, como o próprio nome já diz, é realizando automaticamente, não só pelo Nubank, mas por qualquer outra operadora de cartão, pois em determinação do Banco Central, ‘’ nenhum cliente pode utilizar o crédito rotativo por dois ciclos de fatura seguidos’'.
Ou seja, se você já realizou o Pagamento da Fatura Anterior Parcialmente, maior que o valor mínimo e menor que o total, você não poderá fazer isso novamente, e se fizer, o Nubank poderá parcelar o restante em até 12X com incidência de IOF e Taxas de Juros, geralmente inferiores ao Rotativo.
Soluções de como evitar esse Parcelamento Automático são:
1- Para que o parcelamento não aconteça, é necessário pagar o mínimo dos gastos do mês atual e também o valor que ficou em aberto do mês anterior.
Ou seja, a soma do valor do rotativo (valor não pago da fatura anterior) + valor mínimo (que inclui juros e IOF de rotativo) da fatura atual.
Loucura isso. Estou passando por isso e o juros é uma coisa de doido. Exploração total. Estão ganhando dinheiro extorquindo os brasileiros. Quase 400% ao ano. O governo exigiu que o juros fosse menor que o praticado (para ajudar), porém esta instituição bancária ao invés de cobrar 15% ao mês estão cobrando 13,75%. Transformaram uma ação que tinha o objetivo de ajudar em mais uma forma de lucrar. Ganhar dinheiro assim é fácil (e maudoso).
@JuniorMiranda maldoso porém necessário já que apenas quando o cliente não “dá uma resposta” ao Banco é que isso acontece. Esperar explodir uma dívida ou uma dificuldade de pagamento para depois correr atrás é no mínimo infundado.
Pagar o Mínimo da Fatura é o mínimo também que o cliente deve fazer e acordo com o contrato de serviço, e antes que o parcelamento automático aconteça existem n formas de evitar isso, basta o cliente também se interessar.
@FelipeMoraes Primeiro de tudo, você é desinformado. Você diz que isso acontece “quando o cliente não da uma resposta ao banco”. Você está se referindo a que resposta? Não há resposta e nem conversa. Em uma situação que não é pago a fatura total a única opção é optar por outro parcelamento abusivo. Só para citar, eu falei com os atendentes…
Mas, não deixe de compartilhar as N formas (devem ser muitas) de evitar o parcelamento automático conforme a sua mensagem anterior. Provavelmente, devem ser bem mais vantajosas nestas situações, se não, não haveria necessidade de compartilhar. Concorda?
Segundo, não é necessário. Em muitos outros países essa exploração não acontece. No EUA, por exemplo, o juros “anual” deles é de 17% (aproximadamente). “Os brasileiros têm o cartão de crédito mais caro do mundo: a taxa de juros supera as de 41 países…”
Terceiro, quem disse para você que eu paguei o mínimo. No mínimo questione antes.
@FelipeMoraes Eu editei a minha resposta, agora está melhor. Mas, você não respondeu! Onde estão as N formas?
Não acredito que você está se referindo aos inúmeros 2 links que você postou que só resultam em uma opção não vantajosa. Estou certo?