Introdução a Independência Financeira

O que é Independência Financeira?

Básica e diretamente é: fazer com que seu dinheiro trabalhe para você, através de investimentos diversificados (também conhecido como: Renda Passiva), de modo que você se torne independente do seu salário. Em outras palavras: você não é mais dependente do seu trabalho para manter seu estilo de vida.

A renda passiva permite que você pare de trocar seu tempo por dinheiro através de um trabalho assalariado ou de uma atividade que dependa do seu esforço contínuo…

Isso não significa que você deva parar de trabalhar quando alcançar a independência financeira, mas significa que poderá optar por trabalhar e você terá a liberdade para trabalhar naquilo que gosta de fazer e não naquilo que paga melhor.

Esse pequeno detalhe faz uma enorme diferença na sua qualidade de vida. Trabalhar por opção e pelo prazer de fazer o que se gosta, é uma fonte de grande felicidade. Trabalhar por obrigação, naquilo que não gostamos de fazer, apenas para para pagar contas, é fonte de angustia, estresse e tristeza.

Renda Passiva

Existem diversas fontes de renda passiva, mas podemos dividir essas fontes de três tipos diferentes, são eles:

1. Renda passiva gerada pelo seu dinheiro

Você pode adquirir fontes de renda passiva emprestando o seu dinheiro para bancos, empresas e governo. Quando você investe em um CDB, LCI ou LCA está emprestando o seu dinheiro para um banco que pagará juros para você por vários anos. Quando você investe em títulos públicos está emprestando o seu dinheiro para o Governo Federal que pagará juros para você durante anos ou até décadas. Quando você investe em debêntures está emprestando o seu dinheiro para uma empresa que também pagará juros para você por muito tempo. Existem muitos tipos de investimentos que geram uma renda fixa todos os meses sem que você precise realizar qualquer trabalho. É como se o seu dinheiro estivesse trabalhando por você…

2. Renda passiva gerada pelos seus bens

Quando você compra ações de uma empresa na bolsa de valores está se tornando sócio de um negócio onde você não precisa trabalhar para ganhar dinheiro. Se você escolher uma boa empresa para investir, ela terá lucros e distribuirá esses lucros para você e outros sócios através dos dividendos, juros sobre capital próprio e outros tipos de proventos regularmente. Quando você compra um fundo imobiliário ou adquire um imóvel para alugar, você também está adquirindo um bem que será capaz de produzir uma renda variável (ela pode variar dependendo do lucro gerado) mas que também é classificada como uma renda passiva por não depender do seu tempo e esforço contínuo.

3. Renda passiva gerada pelo ganho de capital

Você pode comprar ações, moedas estrangeiras, criptomoedas, imóveis e outros bens que irão valorizar no futuro. Essa valorização não depende do seu tempo ou do seu esforço. Esse ganho de capital é um tipo de renda variável que também é uma renda passiva. Com o crescimento da internet, nunca foi tão fácil comprar e vender ativos de diversos tipos através de alguns cliques.

Algumas Verdades

Agora que os tipos de renda foram explicados, vamos por alguns pingos no "i"s.

Atingir a independência financeira exige estudo, paciência e dedicação.

Nada que vale a pena conquistar nessa vida vem fácil e sem esforço. Ganhar dinheiro através dos seus investimentos não poderia ser diferente. Se fosse fácil e sem esforço todos já seriam financeiramente bem-sucedidos. Ninguém vai sair por ai vendendo um mapa da mina. Esqueça as receitas, atalhos e as recomendações de investimentos que geram dependência. O meu trabalho aqui é ensinar você a pensar, mostrando o que você deve aprender para se tornar um pequeno investidor que toma decisões livres e independentes sobre onde e como investir o seu próprio dinheiro. A minha missão como educador é ajudar você a se transformar em alguém capaz de poupar e investir livre de qualquer dependência dos outros.

Atingir a independência financeira não acontece da noite para o dia.

Trabalhar, ganhar dinheiro, poupar, investir e reinvestir é um processo contínuo que você fará por toda a vida. Prepare-se para uma jornada de vários anos para atingir os seus primeiros níveis de independência financeira. Esses anos serão poucos se você considerar que proporcionarão uma vida inteira de tranquilidade financeira.

Atingir a independência financeira através da renda passiva dos seus investimentos é possível.

Muitas pessoas já atingiram diversos níveis de independência financeira graças ao estudo, poupança e investimentos que realizaram nos últimos anos. Talvez você esteja aqui após receber a recomendação de um amigo que já está colhendo os primeiros frutos. Com certeza ele gostaria de ver você nessa importante caminhada. Uma vida financeira organizada, equilibrada e próspera é possível e eu também quero que você viva essa experiência.

Decisões

Agora que você precisa entender qual é o seu propósito para tomar a sua decisão.

Decisão #1: você pode decidir não fazer nada.

O caminho que você trilhou para conquistar a vida financeira que tem hoje não é o mesmo caminho que você deverá trilhar, a partir de agora, para atingir um nível mais elevado de prosperidade amanhã. A vida financeira que você tem hoje é uma consequência, um efeito que teve como causa tudo que você fez com aquilo que já sabe sobre ganhar, poupar e investir dinheiro. A vida financeira que você terá no futuro será um efeito de tudo que você ainda aprenderá sobre ganhar, poupar e investir o seu dinheiro. Tenho certeza que você não estaria lendo texto se “não fazer nada” fosse a sua decisão. Parabéns por estar aqui.

Decisão #2: você pode decidir continuar procurando mais informações na internet.

Você encontrará muito conteúdo na internet, mas nem tudo estará comprometido com a verdadeira educação financeira independente que tornará você livre e consciente para tomar suas próprias decisões. A internet está cheia de conteúdos patrocinados por instituições financeiras e empresas que vendem recomendações de investimentos ou fórmulas mágicas que vão fazer você perder tempo. Economize o seu tempo.

Decisão #3: você pode decidir agir neste exato momento.

Parabéns por escolher esse caminho. Os primeiros passos de uma jornada são os mais importantes e fiz uma seleção de passos para você começar agora mesmo. Veja logo abaixo.

Valeu pessoal. Abraço.

7 curtidas

@Cruz, muito obrigado browww :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: