Pessoal, atualizando aqui…
Só contextualizando vocês do ocorrido
- Fiz o resgate de um título público (Selic) no dia 05/06 que ficou agendado para o dia seguinte no caso 06/06 e normalmente esse valor só entra em conta em 2 dias úteis
- Já no próprio dia 06/06 saiu valores da minha conta corrente para pagar o IR (imposto de renda) do resgate do meu investimento antes mesmo sequer do valor do resgate entrar na minha conta.
- Tive uma solução só para vocês ficarem cientes. @FernandoLacerda
O que acho que houve? Suposições…
- Assim que recebi o e-mail da liquidação do investimento pelo Tesouro Nacional me parece que ocorreu esse problema de retirada automática e indevida da minha conta corrente para pagamento do IR do resgate do investimento.
- Isso NÃO pode acontecer em hipótese alguma, pois o IR é retido na fonte nesse caso e sai do próprio valor do resgate do investimento.
- Possivelmente a Nubank está trazendo o saldo bruto para a nossa conta e descontando só depois o IR depois como já foi relatado em outra post citada pelo @FernandoLacerda, isso no entanto é o que pode gerar esse conflito que mencionei até aqui.
Não preciso nem dizer a vocês o tamanho do erro que é você ter indevidamente um valor saindo da sua conta corrente e todos os transtornos gerados por isso. Não vou compartilhar mais detalhes, pois tenho muitas ressalvas sobre o que ocorreu e acho que essa recente integração está causando situações muito desagradáveis, pois antes eu nunca tive problema com resgate de investimentos e sendo sincero era melhor a manutenção da conta NuInvest e nós fazermos manualmente o resgate, porque se é para se ter tanta confusão e situações desse nível que estou relatando é porque o banco está bastante perdido para lidar com tudo assim às pressas e eles deveriam ir pelo caminho mais tranquilo sem prejudicar os usuários.
Fica o alerta para quem tem investimentos e for resgatar.