Localizar cartão perdido

Para situações que envolvem a perda do cartão, o Nubank já fornece a opção de bloquear o cartão e pedir um novo, agilizando assim a ação do usuário em caso de perda ou furto.

Acontece que existem situações mais simples, como perdas não necessariamente ocasionadas de um furto, mas simplesmente de uma falha de memória do usuário. Acontece.

Não existiria alguma alternativa para implementar uma forma de localizar o cartão físico, seja geolocalização ou até bluetooth? Poderia ser revolucionário no mercado, além de uma bela ajuda aos usuários mais esquecidos.

3 Likes

Oi @robertobento16, tudo bem? Seja muito bem-vindo por aqui. Sua ideia é muito interessante, mas acredito que para colocá-la em prática teríamos que alterar a estrutura que são os cartões hoje. Acho que seriam necessários mais recursos e novas tecnologias, o que talvez não fosse algo economicamente sustentável. Mas, ainda assim, sua ideia é muito boa e digna de estudos! Taí uma boa oportunidade de novas pesquisas para encontrar modos de tornar os cartões mais tecnológicos e ambientalmente sustentáveis!

Em contrapartida, há quem sustente que, no futuro, dinheiro em espécie e até cartões serão meios de pagamentos ultrapassados e, nesse contexto, sua provocação se torna pertinente. Perguntas que me fiz lendo seu tópico: até que ponto ainda é interessante os avanços nas tecnologias dos cartões?, meios de pagamentos digitais, como as carteiras digitais, não seriam os substitutos dos cartões a longo prazo? Enfim, são perguntas sem respostas que nos fazem pensar.

Obrigado pela contribuição, @robertobento16. E se um dia a sua ideia se tornar realidade, eu serei o primeiro a usar, porque eu costumo perder meu cartão algumas vezes ao dia!

12 Likes

Para fazer isso, seria necessário que implementassem no cartão, algum tipo de fonte de alimentação elétrica, para fazer o dispositivo de localização funcionar. Pode até ser possível, mas deixaria o preço do cartão muuuuito mais caro e no final quem pagaria essa conta seria o cliente.
Com a evolução das carteiras digitais e das novas formas de pagamentos (o PIX por exemplo), a tendência é que no futuro não usaremos mais cartão físico. Então, será que vale a pena gastar tempo, esforço e dinheiro pra investir em algo que tende a ficar obsoleto, só pra atender os esquecidinhos?
Lembrando que se vc usa uma carteira digital e perder o celular dentro de casa, poderá encontrá-lo rapidinho, apenas ligando pra ele.

9 Likes

Não entendo nada desse tipo de tecnologia, mas acho q isso alteraria os modelos de cartões q se tem agora pra poder “embutir” um GPS nele, e com isso tbm tem a questão das maquininhas.
Se a pessoa vive perdendo o cartão, é melhor não tirar da carteira ou então deixar ele junto com algo q tenha mais cuidado

9 Likes

Pra isso funcionar precisaria colocar alguma bateria no cartão e acho que seria inviável.

4 Likes

Ou talvez, um dia, acabar com os cartões físicos, e termos apenas os virtuais, seria um sonho. Carteiras Digitais sendo usadas de diferentes formas para evitar esse acúmulo de plástico rs

4 Likes

Na minha opinião, investir nisso traria mais complicações do que benefícios. Pois além da estrutura do cartão ter que ser modificada, ainda seria necessário uma fonte de energia.

Esse problema já está sendo resolvido com a adoção das carteiras digitais. Hoje, os meus “cartões” são o meu celular e o meu relógio e ambos são localizáveis, mesmo desligados. O meu cartão sai cada vez menos de casa, e caso eu o perca o transtorno será mínimo.

8 Likes