Medo de banco digital

Bancão é inquebrável? E o recente caso nos EUA do Silicon valley bank? E a crise de 2008 com a quebra do Lehman Brothers?

Se você acredita nesse professor que diz que bancão é inquebrável está bem enganada, na minha humilde opinião.

3 curtidas

Você pediu opiniões imparciais, porém ao que se mostra, você já tem uma pré-definida e, s.m.j, parece aguardar uma resposta que confirme sua convicção.

3 curtidas

Os bancos que quebraram por lá representavam apenas 2% do sistema financeiro americano.

2 curtidas

Muito pelo contrário. Sou apenas sensata. Ou você acha que a possibilidade do Itaú ou o Bradesco quebrarem é maior que de uma simples fintech que está no mercado há apenas 10 aninhos??? Sou imparcial.

3 curtidas

Veja:

Destaco:

Já uma curiosidade é que muitos questionam a segurança financeira dos bancos digitais. Mas como pudemos observar, se tratando exclusivamente da Basileia, o Nubank e o Banco Inter estão com porcentagens até maiores que bancos tradicionais como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil.

Dessa forma, não há porque ter medo dos banco digitais sem uma motivo aparente

10 curtidas

Eu acho mais provável Bradesco quebrar do que Nubank.

Com base no índice de Basiléia e nos lucros líquidos decadentes do Bradesco e crescentes do Nubank. Enquanto um sobe o outro desce.

8 curtidas

Existe uma máxima no universo dos investimentos, que versa: “resultados passados, não garantem os mesmos resultados no futuros”
Sejam positivos ou negativos.

Associar tempo de existência com solidez financeira é uma análise rasa.
A Americanas é exemplo.

O NU e o Inter, já citado, são instituições sólidas, que apresentam uma excelente relação custo-beneficio quando comparado com os bancos tradicionais.
Faça uma análise imparcial, comparando CDB, LCI, benefícios dos cartões de crédito das categorias premium (platinum ou equivalente ou acima)

7 curtidas

A segurança que você vai ter é a garantia do fgc, caso o banco quebrar. Mas se você usar normalmente a conta e não infringir as regras. Você não precisa ter medo e se bloquearem seu dinheiro indevidamente você tem os seus direitos.

2 curtidas

Oi @raffaellabolaffio , desejo que você esteja bem… :pray:t5:

Entendo perfeitamente seu sentimento a respeito de uma transição como esta e você está certíssima em buscar opiniões diversas para ponderar. :yin_yang:

Vi em seus comentários respondendo aos posts que você se põe a favor da instituição tradicional, que historicamente se manteve segura e isso a norteia. Sendo assim, não abra mão dela até que se sinta confortável com isso. :thinking:

Se me permite as sugestões, experimente a experiência que a NuBank pode te proporcionar, participe desta comunidade e perceba como é “os bastidores” por si própria! Sinta-se segura nesta instituição e somente após isso entre de cabeça se desejar, mas particularmente acredito no dividir para conquistar… :face_with_monocle:

Sou cliente da NuBank desde 2017 e me surpreendi positivamente do momento em que me tornei cliente até agora. Tanto que a pouco mais de um mês pensei, como posso contribuir com a NuBank e “retribuir” tudo que ela me proporcionou enquanto instituição financeira?! Foi aí que resolvi vir participar da comunidade e percebi aqui um grupo de pessoas (clientes) bem intencionados e dispostos a disseminar esse espírito colaborativo, em meio a muitos outros que estão exatamente na direção oposta, mas cada um “sabe” do seu objetivo na vida. :upside_down_face:

Enfim, sem mais delongas: venha, participe, aprenda e ensine. Estou certo que logo terá as respostas necessárias para decidir por vir ou não, e como será toda essa transição… :blush:

Se possível, depois dê uma olhada nesse tópico (antigo) sobre esse mesmo tema. Até hoje “nada mudou” do lado de lá… :point_down:t5:

Espero vê-la mais vezes por aqui, colaborando e aprendendo como se deve ser… :purple_heart:

Tudo de bom para todos nós…
:grin::v:t5:

3 curtidas

Boas vindas a comunidade!

FGC não vai restituir todo o valor integral investido apenas até 250k por instituição por correntista, justamente para não colapsar o sistema econômico.

Sobre medo do Nubank quebrar eu escuto isso desde sempre e sejamos realistas o Bradesco não anda muito bem ao ponto que já estão falando do Nubank comprar o Bradesco, que não é impossível de acontecer também. Dependendo qual tipo de investimento você colocar seu dinheiro vai estar seguro pelo FGC como dito anteriormente.

Eu gostei do Nubank pela facilidade e desburocratização pois detesto agência, gerente de banco, caixa eletrônico, portas giratórias, tarifas, esperar em fila e greve.

7 curtidas

O fato de você não querer “ter o trabalho” de replicar o dinheiro depois de 3 anos ou o “trabalho” de abrir conta em corretora e o “trabalho” de transferir o dinheiro, e também não confia no Nubank, então fica na poupança mesmo.

1 curtida

Bancão não é inquebrável mas ele está certo, se instituições como o Itaú, Bradesco ou até mesmo o Santander derem indício de falência, o governo será obrigado a intervir pois se 1 quebrar, todos quebram.

1 curtida

Em suma, não quer ter trabalho algum, só quer ter lucro…
Só se for em alguma realidade alternativa.

1 curtida

Olá, @raffaellabolaffio, seja bem-vinda à nossa Comunidade!

Sendo bem direto, só vou comentar o trecho abaixo:

Se eu, por qualquer motivo, só pudesse ter uma cesta para colocar todos os meus ovos, eu certamente escolheria uma cesta que está no segmento S1 da regulação prudencial do BCB.

Sim, qualquer banco poder quebrar, mas este é o segmento melhor monitorado, melhor supervisionado.

Cito o trecho do próprio site que linquei:

3 curtidas

@raffaellabolaffio

Antes de mais nada seja bem-vinda comunidade.

Tantas duvidas, todas muito pertinentes.
Acompanhar as mudanças que o tempo nos trás.
Fora todas as sugestões já apresentadas, recomendo que venha com calma e vá se adaptando, quando menos você esperar já estará na consultoria :smile: :+1:.
Recomendo algumas nucoins, enquanto estão acessíveis, um level 5 de cash back pra começar :smiling_face_with_three_hearts:

Amei esta parte acima, daqui 10 ou 30 anos? no meu caso só tenho uma dúvida, será que estou vivo :joy: :rofl: :joy:.
Bom, novamente Raffaella seja bem vinda. E boa sorte pra gente :four_leaf_clover: :four_leaf_clover: :four_leaf_clover: :four_leaf_clover:

2 curtidas

Tem um banco que já uso a vários anos e é bem confiável, a maior parte dos meus CDBs deixo lá no Banco RCI Brasil, o atendimento é excelente, no Nubank se for deixar deixe apenas para esses gastos do dia a dia.

1 curtida

Bom dia, @raffaellabolaffio

Compartilho também do mesmo medo que você tem, apesar d ter valores menores😅

Como os colegas já abordaram que existe a proteção de FGC por instituição e por CPF

Acredito q você pode da uma olhada nisso por aq :point_down:t2: para se sentir mais segura

Como um usuário que também é bem conservador em seus investimentos e eu não posso passar recomendações, te digo que estou separando os meus investimentos de uma forma mais organizada com as caixinhas do Nubank. Também vou deixar aq um conteúdo para você ler quando puder :point_down:t2::point_down:t2:

E eu utilizo na opção RDB que também vou deixar um conteúdo para você dá uma olhada :point_down:t2::point_down:t2::point_down:t2:.

Espero que tenha ajudado você e qualquer coisa pode falar com a gente

2 curtidas

Caixinhas! Se quer fazer um saque a qualquer momento Caixinha de reserva de emergência!

2 curtidas

Pelo que entendi você é bem tradicional no seu caso eu ficaria com um banco tradicional físico pois se acontecer algum bloqueio novamente você não vai ter a opção de agência física para resolver pois no nubank é apenas online e em casos de bloqueio apenas por e-mail.

1 curtida

Ter duas contas não é nenhum exagero, é prudência. Uma sugestão seria migrar uma parte pequena da sua poupança e testar os novos serviços. À medida que for conhecendo e se adaptando você terá melhores condições de analisar o que se encaixa mais com seus objetivos: continuar no Bradesco? Migrar totalmente para o Nubank? Dividir a poupança em duas partes iguais ou manter a maior parte em uma das instituições? Buscar uma terceira opção? E por aí vai…

2 curtidas