Medo de banco digital

Olá, pessoal, sou nova por aqui. Bom, eu vou direto ao assunto: eu tenho cerca de 80 mil reais em um conta poupança no Bradesco há mais de 10 anos. Contudo, por inúmeros motivos (não só pelo baixo rendimento), quero migrar esse valor integralmente para o Nubank, no entanto, como eu nunca tive conta em banco digital, confesso que tenho medo. Medo da instituição quebrar, medo de perder o acesso a minha conta por algum motivo etc., enfim, medo!

Esses 80 mil são tudo o que eu tenho na vida. Não tenho imóveis, carro e nem qualquer outro bem material, aliás, não tenho nem mesmo outras contas bancárias, somente essa do Bradesco onde estão alojados esses 80 mil reais.

Certa vez, lembro que tive minha conta bloqueada no Bradesco por questões de segurança, na época, não conseguir resolver pelo app e nem mesmo por telefone. Somente consegui liberar a mesma após comparecer à agência. Às vezes, fico pensando: e se isso acontecer no Nubank? Como não eles não têm agência física, aquem eu poderia recorrer em última instância caso meu problema não seja resolvido por e-mail/telefone? Enfim, quero muito mudar para o Nubank, mas tenho medo.

Por fim, para não me estender muito, gostaria de pedir a vocês algum conselho a respeito. Sei que a galera daqui provavelmente é “fã” do Nubank, mas por favor, sejam imparciais em seus comentários. Devo ter receio?

P.S: Sei que o ideal seria dividir esses 80 mil reis entre instituições diferentes para não colocar “todos os ovos na mesma cesta”, mas eu acho muito mais prático ver todo o meu saldo junto, rendendo na mesma conta, e não “espalhado” por aí.

Obrigada aos que tecerem alguma opinião que me traga luz e me ajude a decidir se migro ou não.

raffaella

10 curtidas

Boa noite @raffaellabolaffio e boas vindas a comunidade.

Você já ouviu falar sobre Tesouro Direto?

Vale a pena estudar sobre, pois acredito que seja seu perfil de investidor.

20 curtidas

Olá @raffaellabolaffio, bem-vindo a NuCommunity!

Eu entendo esse medo, ainda mais após passar por uma situação anteriormente, e realmente devemos ter essa preocupação para proteger nosso dinheiro de várias situações.

Em relação a um banco “quebrar”, se caso acontecer, você tem a proteção do FGC que ira proteger seus valores.

O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) é uma entidade privada e sem fins lucrativos que protege o patrimônio dos investidores que colocam seu dinheiro em instituições financeiras associadas a ele.
Entenda melhor sobre FGC aqui no blog do Nu!

21 curtidas

Seja bem vinda Raffaella,

olha todo banco corre o risco de quebrar seja ele um banco digital ou não.
entendo isso vamos para outro ponto.

O banco virtual serio, tem toda a segurança que um outro banco tradicional vai te oferecer,
se um banco falir , e você tiver dinheiro investido nele existe uma instituição FGC que garante ate 250 mil reais por CPF, ou seja se o bradesco valir hoje, você consegue recuperar os 80 mil investidos por conta do FGC.

Eu utilizo o Nubank a uns 10 anos pelo menos, e nunca tive problemas, por outro lado ja tive que ir na agencia do bradesco e do itau para desbloquear meu acesso.

Recomendo você criar sua conta no Nubank se ainda não tem e começar a usar como se fosse sua conta principal, ate sentir segurança para fazer algum tipo de movimentação com altos valores.

Voce pode optar por caixinhas do Nubank que vão render mais que a poupança, ou tentar o tesouro direto.

Mas se for para o tesouro, recomendo da uma estudada antes, pois existe varios.

17 curtidas

Olá, Maurício. Sim, já ouvi falar sim, mas não é meu perfil. Eu sou bem “tradicional” em termos financeiros. Amo a praticidade. Incomoda-me a ideia de ter conta em banco, conta em corretora, ter que transferir os recursos após o vencimento etc. Acho complexo e relativamente trabalhoso. Gosto de coisas simples e práticas, mesmo que não me proporcionem um bom retorno financeiro. É por isso que estou na poupança há mais de 10 anos, mas querendo migrar para a praticidade de um banco digital, onde o dinheiro aplicado já rende na própria conta, mais do que na poupança, e sem que eu precise fazer nada. Mas de qualquer forma, agradeço a sua sugestão :wink:

9 curtidas

Olá, tudo bem Rafaella, bem-vinda à comunidade.

O índice de Basiléia do nubank é excelente, melhor do que de bancos tradicionais, e esse índice indica justamente a solvência do banco, sua chance de quebrar. Quanto melhor o índice, menos chance de quebrar. Depois pesquise sobre esse índice e o score do nubank, creio que isso te dará mais segurança antes de investir todo seu dinheiro no Nubank.

12 curtidas

Minha dica: Tesouro Selic

10 curtidas

Sim, Luís, mas pelo que eu li, nem todos os depósitos no Nubank são em RDB (garantidos pelo FGC). Além disso, eu não confio em uma possível e eventual restituição por parte do FGC - estamos no Brasil…

Obrigada pelo comentário.

8 curtidas

Outra dica, se tem qualquer dúvida ou medo, não faça.

7 curtidas

O problema é a volatilidade, Alexandre. Hoje, o Nubank está, segundo você, bem no tal “índice de Basiléia”. E amanhã, como estará? E daqui a 10 ou 30 anos? Será que estará bem também?

7 curtidas

Essa sua pergunta vale pra qualquer banco.

4 curtidas

Eu já li isso em algum livro, não me lembro qual :wink: Parece um bom conselho… Obrigada.

4 curtidas

Seja bem-vinda a Comunidade.
Faça um resumo das sugestões e dicas que os colegas @LuisGuilhermee, @anon98481136, @soares.jm, @Mauricio_Martiniano e @Everton_J_da_Silva e você terá o essencial para decidir.

E, ao que se mostra, você já possui a noção básica do investidor, ainda que iniciante: diversificação dos investimentos, que possibilitará minimizar perdas, quando um ou mais rendimentos oscilar negativamente.

10 curtidas

Desculpe, mas o Itaú, por exemplo, é uma instituição centenária! Não há como comparar bancão com fintech em termos de segurança, desculpe.

4 curtidas

Investimentos no Nubank: como investir pelo app? | Nu Apresenta

https://www.youtube.com/watch?v=KlfHVku6Imo

5 curtidas

Aplicando no tesouro você não corre o risco da instituição, o risco no caso é soberano, o menor do país. Digamos que, se o país um dia quebrar, os bancos já quebraram a muito tempo.

5 curtidas

Bem, isso as aplica a todos os bancos.

Como estará o Bradesco daqui a 10 anos no índice de Basiléia?

O mínimo é 8%, o nubank tem 20%, Bradesco tem 16%.

O Bradesco tem mais dinheiro emprestado do que capital em mãos, comparado com o nubank, e por isso o risco assumido é maior.

Mas como eu disse, sugiro pesquisar melhor sobre o tema, acho sinceramente que pode aplacar suas angústias.

7 curtidas

Sinceramente, hoje (quase) tudo se resolve no app que qualquer banco, a a não ser casos de bloqueio de contas e tal… Mas de resto, tudo. No Bradesco,no Itaú, no Santander e outros tudo tem CDB 100% do CDI, idêntico ao RDB do Nubank, e vc resolve tudo pelo app. A praticidade está na mão, basta usar.

2 curtidas

Se o Itaú ou o Bradesco quebrarem haveria um colapso no País. O FGC não seria capaz de restituir a todo. O próprio governo interveria, se necessário. Esta comparação não cabe. Lembro de um professor meu que dizia que “bancão é inquebrável”, até porque, se quebrar seria comprado por outro bancão imediatamente.

2 curtidas

Poupança não tem como aplicar em RDB. Para isso eu teria que abrir uma conta corrente. Além do mais, eu não quero me preocupar em reaplicar o valor aplicado no vencimento e tals. Quero que o dinheiro renda na própria conta.

1 curtida