Você já ouviu falar de MINIMALISMO?
- Sim, já ouvi falar mas não conheço sobre o assunto.
- Conheço esse estilo de vida e pratico.
- Não, nunca ouvi falar e não sei o que é isso, é de comer?
0 votantes
Minimalismo não é só algo com designer clean (como o nosso roxinho), o verdadeiro sentido de minimalismo é o estilo de vida que está por trás da palavra!
Destrinchando-a nada mais é que viver com o mínimo!
Inicialmente parece ser algo muito radical ou até mesmo utópico, ainda mais na nossa sociedade capitalista
O minimalismo prega também o consumo consciente ou consumo responsável (como esse artigo da Wikipedia) não quero dizer que você está errado em comprar um sapato de couro de Elefante mas que saber o que se está comprando e para quê também é fundamental
E o que isso tem haver com as finanças? Tudo!
Aqui na categoria finanças tem muitas dicas sobre educação financeira!
Aos amantes da Netflix, tem um documentário que é bem mais explicado e que eu amo!
Conheci o minimalismo por curiosidade da palavra mesmo, sempre lia algo do tipo: ‘gosto de decoração minimalista’, ‘comprei uma blusa minimalista’, ‘o estilo de fulana é minimalista’…
Algumas pessoas associam o minimalismo somente com moda mas na verdade ele é um estilo de vida mais amplo, e, o consumo conciente é a parte que faz muitas pessoas não aderirem a esse “movimento” Esse vídeo da Re Nunes fala justamente o que NÃO É MINIMALISMO
Fonte da imagem
Uma sociedade capitalista como a nossa, somos incentivados a consumir sempre mais e mais! Por exemplo para quê ter três, cinco ou sete cartões de crédito se você pode ter só um, ou ter várias contas em vários bancos? (Ok, alguem pode dizer que o limite do cartão x é maior que o do y, e assim segue, mas se você paga anuidade para utilizar esses serviços já colocou na ponta do lápis quanto você gasta por mês para utilizar esse serviço?)
O que gosto no @Jhonatan.bc é justamento o fato de concentrar a maioria das nossas necessidades em um lugar só: crédito, débito, financiamento, conta salário, ‘cofrinho’ etc…
E o que me atraiu mais inda no Nubank? O I N V E S T I M E N T O ou melhos dizendo, o retorno no meu investimento na #nuconta, não sou economista nem a pessoa mais apta acadêmicamente para falar isso, mas dentre muitas opções disponíveis, vi que com a minha realidade, vale a pena esse inventimento!
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o minimalismo, tem vários canais no YouTube que eu gosto de seguir, artigos na internet, como esse e blogs pessoais como o da Fê Neute