O conceito vai muito além de usar roupas neutras ou ter uma casa com muito espaço livre e poucos itens de decoração: o minimalismo tem a ver com consumir menos para consumir melhor. Assim, você consegue investir em um grande sonho ou no que realmente importa pra você.
No Blog do Nubank, a gente explicou como o minimalismo pode ser um aliado da sua vida financeira. Isso vai desde repensar hábitos de consumo até evitar compras impulsivas que só ocupam espaço (e a fatura do cartão).
E como cada pessoa aplica esse conceito de um jeito, a gente quer abrir espaço pra trocas reais por aqui.
Respondam aqui:
Quais foram as 3 coisas que você eliminou da sua rotina ou do seu consumo e que, olhando hoje, mudaram sua vida?
Pode ser um item, um hábito, um tipo de gasto ou até uma mentalidade. Vale desde parar de comprar por impulso até cancelar algo que não fazia mais sentido (e perceber que não sentiu falta nenhuma).
Respondam nos comentários com seu top 3 minimalista. Quem sabe sua experiência não inspira alguém por aqui?
1 - Cortei os gastos com Fast Food (iFood);
2 - Comecei a monitorar promoções (App Pelando) e assim consigo pegar sempre o melhor preço dos produtos que compro.
3 - Concentrei os gastos no cartão de crédito e passei a deixar o dinheiro que pagaria o produto rendendo, além disso garanto 1% de cashback.
Removi o açúcar do café. O processo foi traumático nos primeiros 6 meses mas hoje não me arrependo.
Não troco mais de celular regularmente como eu fazia no passado. Troco apenas quando o aparelho atual estraga ou não me atende mais.
Não dou mais atenção a danos no meu veículo. Arranhões, coisas pequenas que antes eu saia correndo pra resolver, agora simplesmente eu ignoro fazendo com que este tipo de problema suma magicamente quando eu troco de carro (a cada 5 anos).
Em resumo, estas foram as principais mudanças de hábito na minha vida.
01 - Procurei concentrar meus gastos quase tudo no cartão, assim fica mais facil acompanhar minhas despesas (aqui no interior ainda tem muitos comércios que ainda faz notinha kkkkk, voce anota o que compra e no fim do mês vai la pagar sua conta), excluir isso. Teve vez que eu nem sabia aonde estava devendo!
02 - Procurei ser mais seletivos quanto aos entretenimentos. Se não fizesse isso não tem dinheiro que chegue. Não deixo de me diverti, mas faço com mais sabedoria e moderação! Isso fez uma grande diferença.
03 - Na minha adolescência era louco por coisas de luxo, grife, etc. Chegou certo tempo que meditei e vi que poderia viver sem esses artigos de luxo e mudei meu conceito, pois todo dinheiro que ganhava era só para pagar esses itens. Hoje vejo uma grande diferença e tenho um conceito equilibrado sobre isso.
1 - Cortei várias assinaturas, pois muitas eu nem tava usando.
2 - Reduzi o plano de internet, pois percebi que não precisava daquilo tudo de internet.
3 - Comecei a concentrar os gastos ne crédito e anotar cada gasto na planilha, com isso ficou fácil controlar quando tava gastando mais do que deveria com lanches.
Eu removi o açúcar de tudo praticamente, é bem raro eu fazer algo e colocar açúcar.
acho que comecei pelo cafe.
reduzi só to com netflix agora, e o HBO por causa do UV
Reduzi meu plano de celular que estava pagando uma fortuna e fui para o Nucell.
e principal comecei a cozinhar mais esse ano e reduzi um pouco o Ifood.
Tenho evitado comprar muitas coisas tambem, que acaba nunca usando.
Amo esse tema @erika.p! Já tive fases bem minimalistas… (ironicamente falando, bem mesmo – tipo viver com o essencial e nada mais rs). Minhas top 3 recomendações, não só de coisas, mas de mentalidade mesmo!
Entender que não preciso trocar de celular a cada lançamento. Mudou minha relação com consumo e ajudou muito o meu bolso. Estou com o meu desde 2021.
Parar de acumular “só por ter” – desde roupas até utensílios de cozinha. O suficiente é o bastante. E quando você fica atento, vai fazer muito sentido!
Mudar a forma de consumir pensando no impacto ambiental: menos plástico, mais economia de água, escolhas mais conscientes.
Gosto de viver com o básico, penso se um dia morar sozinho vai ser difícil pensar na possibilidade de receber visita se pra mim 2 pratos na casa já tá ótimo, o que der para automatizar vou fazer um esforço e colocar uma grana, mas quanto menos trabalheira na casa melhor, é um ambiente que quero descansar, se nem na própria casa tem descanso, onde vai ter?
1 - eliminei o açúcar do cafe e etc. (pois há caso de diabetes na família)
2 - eliminei carne vermelha (após ler "Comer para não morrer - Michael Greger)
3 - eliminei bebida alcoólica (após exame médico acusar alterações no fígado. Agora aprecio mais a sobriedade)
…e já planejo novas mudanças incrementais, tentando percorrer um caminho de novos habitos que possam adiar o surgimento de problemas de saúde.
Ser minimalista, levar uma vida simples, é mais cômodo, leve, interessante para muitas pessoas. Algumas coisas estou reduzindo a três, fechei várias contas bancárias que acumulei ao longo dos anos, atualmente tenho somente três. Alguns itens do vestuário bastam apenas 3, como tênis por exemplo, roupas de cama, toalhas de banho, etc…
Outras coisas, como número telefone, televisor, computador, provedor de internet, assinatura de streamings, veículo, etc… uma unidade é mais que suficiente. Para quê ostentar, se dessa vida não se leva nada? Como o homem do baú costumava cantar nos seus programas de domingo.
Penso que é natural seguirmos esse caminho minimalista, minha opinião é sem papo ideológico, mas o consumismo foi um experimento social dos mais cruéis, e ainda persiste, compramos coisas fúteis o tempo todo, para que? Para alimentar um ego, ostentação ou aliviar a ansiedade, e isso também acontece na alimentação, nas roupas, na vida financeira, quem quer poupar se pode ostentar uma viagem para postar 3 fotos no Instagram?
Vamos lá, sei que minha opinião pode levantar muitos questionamentos, mas vejo o seguinte, minimalismo, hoje, é uma questão de sobrevivência, por que? Porque isso significa liberdade, saúde mental e física, além de uma vida mais leve.
Eu diria que esses pontos são os principais:
Cortar o uso de redes sociais, dando um objetivo para elas. Quer ter Instagram? Tenha, mas se está “rolando” pelo feed por mais de 1hr seguida, se questione seriamente sobre os seus hábitos, troque alguns minutos por ler um livro e verá mudanças sérias.
Antes de querer comprar algo se questione: estou comprando por que preciso ou por que quero mostrar aos outros? Se for a segunda resposta pense bem em como está sua autoestima.
Minimalismo não é sobre coisas medíocres, produtos ruins ou uma vida sem qualidade, é justamente o oposto. Você pode comprar uma roupa cara que dura anos, o minimalista compra assim, com inteligência.
Finanças: concentrar tudo num banco pode parecer inseguro, mas haja paciência administrar várias contas, é muito prazeroso ter a nossa vida financeira com tudo ali, uso a Nubank por isso.
Investimentos: sinceramente, quem tem uma carteira de investimentos com 50 coisas ou vários ativos para administrar sozinha, a pessoa é doida! Se você não tem apoio e faz tudo por si, melhor pouco com qualidade.
Já , e muito!
Mas preciso evoluir bastante, tô longe de ser uma praticante do minimalismo , tanto q agora nem consigo listar 3 coisas, difícil até de lembrar.
Eu passo muito tempo nas redes sociais pela natureza do meu trabalho, mas foi bom colocar isso em perspectiva. Às vezes, mesmo nos horários de descanso, eu passo muito tempo rolando o feed sem nem perceber. Mais uma coisa pra rever por aqui
E se usar o Tiktok agora ainda tem mais um perigo… Depois que lançaram o tal “Tiktok Shop” parece que o Tiktok virou um ponto de revendas, 300 vídeos na for you falando o quão um produto é bom e o pior às vezes você nem quer, mas vê e gosta, tenho uns 5 produtos no carrinho do Tiktok, eu preciso? Não, quero? Óbvio que sim. Tô tentando limpar o algoritmo porque tá virando uma Shopee da vida, se desse desativava a função kkkk
Em questão de viver com o básico consigo, mas consumismo é ainda meu ponto fraco, ainda mais tecnologia. Imagina se essa moda pega e o Insta inventa também?! Vai falir muita gente, os vídeos curtos já é um perigo, imagine com loja.
Tiktok Shop é a digitalização de entrar numa loja e o vendedor te perseguir até tu comprar ou vazar, no Tiktok tu abre e o primeiro vídeo é alguém te empurrando um produto, seja de procedência duvidosa ou não… Aí tu tá de boa vendo um vídeo, desce e tome mais alguém te empurrando produto de filiado