Como consumir de forma consciente?

Vocês acreditam que somente a pergunta “Quero ou Preciso?” é suficiente para consumir de forma consciente?

4 curtidas

Tentar gastar sempre menos que a metade de sua renda, ou metade, tenho certeza que irá lhe ajudar :grin:

3 curtidas

Só o fato de se questionar, pra muita gente já é uma evolução!

5 curtidas

Metade. porque ai,voce terá controle. E quem faz parte de fato do Nubank,ou seja quem tem o cartao de credito, isso é muito importante!!!

3 curtidas

Eu aprendi duas coisas interessantes em dois canais do YouTube que sigo, o da Nath (me poupe) e o do Gustavo Cerbasi.
Transforme tudo em metas: tenha metinhas como um jantar com os amigos ou uma roupa, que são de curto prazo. As metas que são de médio prazo como comprar uma TV nova ou video game. As metonas, a longo prazo como conquistar sua independência financeira. E por último e não menos importante tenha o não se meta que quando vierem questionar ou opinar sobre sua vida financeira já sabe o que dizer :wink:
2° separar o dinheiro por categorias, tenha, como por exemplo, o envelope da alimentação, da farmácia, do lazer, etc e separe o seu dinheiro. Assim vc saberá quando está acabando o dinheiro de cada categoria e fará uma melhor distribuição dos seus gastos, e também se tornará mais consciente e evitar gastos desnecessários.

Só mais uma coisa:

Nunca gaste mais do que vc ganha e tome o hábito de pagar se primeiro, ou seja, recebeu seu salário, tire o dinheiro dos seus investimentos primeiro!

3 curtidas

O atual perfil de consumidor, pouco se questiona sobre isso!

1 curtida

Canais de You Tube tem cada vez produzido mais conteúdo relacionado a finanças, mesmo que alguns conteúdos sejam melhores que outros, ter esse tipo de informação a disposição nessas plataformas é excepcional.

Quanto ao Cerbasi, leitura obrigatória e esclarecedora sobre suas economias e meios de fugir de problemas financeiros.

2 curtidas

O crédito para alguns é o meio de conquistar varias coisas, porém pra outros é uma forma de endividamento.

2 curtidas

Gastando com somente o necessário .

3 curtidas

concordo Perfeitamente!!

2 curtidas

Não…, mas é um bom estímulo para te fazer pensar um pouco.

2 curtidas

Acho que ajuda pra evitar um pouco aquelas compras por impulso. Gosto de separar o dinheiro em metas diferentes mas também deixar um pouco pra gastar com o que quiser no fim de semana ou lazer. Equilíbrio :grin:

4 curtidas

Pelo menos pra mim nem sempre funciona. O que realmente funcionou foi fazer uma planilha de gastos e me habituar a atualiza-la diariamente e de preferência toda vez que realizava os gastos. Mas acredito que se questionar já é o primeiro passo!

Preciso de mais que isso.

Se eu sair na rua e levar a carteira e sentir fome, existe a possibilidade de eu comprar um lanche (MC, BOBS, BK,…Açaí), mesmo sabendo que o lanche não alimenta corretamente, e que é um gasto “desnecessário”. :roll_eyes:

Por exemplo, depois de dar uma corridinha de 1 hora, chego morrendo de fome. A vontade é passar no MC depois e pedir logo aquele lanche de 30,00 :yum:

Passei a comer bastante antes de sair de casa, justamente pra limitar esses “pensamentos”.

Claramente, depois que passei a preencher planilhas todos os dias. O descontrole diminuiu.

“Não se gerencia o que não se mede ,
não se mede o que não se define ,
não se define o que não se entende ,
e não há sucesso no que não se gerencia

2 curtidas

Pessoal, vocês sabiam que consumo consciente vai além de comprar por impulso ou não? Criei um tópico pra gente falar sobre isso e gostaria de ouvir as histórias de vocês! :smiley: