Olá, Comunidade!
O Mecanismo Especial de Devolução (MED) está mudando, e deve conseguir resolver um problema crônico afetando a atual (falta de) eficácia do Mecanismo.
Relembrando: o MED é o mecanismo de segurança do Pix que visa a recuperação dos recursos pelas vítimas de fraudes e golpes utilizando o Pix como meio de transferência.
Pois bem, o Banco Central publicou hoje (28/08/2025) alterações no Regulamento do Pix para aprimorar o MED.
Mas pera aí, qual era mesmo o tal problema crônico?
O que acontece atualmente é que o MED só faz a devolução dos recursos a partir da conta originalmente utilizada na fraude, ou seja, a partir da conta para a qual a vítima fez o Pix, e usando apenas os recursos disponíveis nesta conta. Acontece que esses golpistas/fraudadores se protegem do MED justamente esvaziando essas contas logo após o golpe, através de transferências para outras contas, tudo muito rapidamente. Daí, por mais ágil que a vítima seja em reconhecer o golpe e acionar o MED, no momento do acionamento os recursos já não estão mais disponíveis.
E o que muda?
Com as mudanças que estão chegando, o MED vai conseguir identificar possíveis caminhos dos recursos a partir da conta utilizada no golpe, todos os participantes (instituições financeiras) envolvidos nas transações vão ter acesso a esse “caminho do dinheiro” e vão poder atuar, de forma combinada, para fazer a devolução dos recursos. Segundo o BC, essa devolução de recursos poderá ocorrer em até 11 dias após a contestação.
E quando começa a funcionar esse novo MED?
Segundo o BC, já a partir de 23 de novembro será possível implementar, de forma facultativa, essa nova funcionalidade. Mas ela passa a ser de implementação obrigatória somente a partir de 2 de fevereiro de 2026.
E tem mais!
Outra mudança chegando vai ser o autoatendimento no acionamento do MED. Já a partir de 01 de outubro, as instituições financeiras já devem disponibilizar no ambiente Pix dos seus aplicativos funcionalidades para que uma transação possa ser facilmente contestada, sem a necessidade de interação humana, fazendo assim, por este canal, o acionamento do MED. A expectativa é de que esta mudança traga mais agilidade e velocidade ao processo de contestação, também ajudando a melhorar as chances de sucesso na recuperação do recurso pela vítima.
Legal, né, pessoal? Estando aqui na NuCommunity há algum tempo, é sempre triste testemunhar os relatos de gente que foi vítima de golpe e não conseguiu recuperar o dinheiro. Espero, com isso, que esses relatos estejam com os dias contados, e a gente passe a ver por aqui as histórias de sucesso.
fonte: Banco Central do Brasil