Mudanças à vista no MED do Pix 🎉

Olá, Comunidade!

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) está mudando, e deve conseguir resolver um problema crônico afetando a atual (falta de) eficácia do Mecanismo.

Relembrando: o MED é o mecanismo de segurança do Pix que visa a recuperação dos recursos pelas vítimas de fraudes e golpes utilizando o Pix como meio de transferência.

Pois bem, o Banco Central publicou hoje (28/08/2025) alterações no Regulamento do Pix para aprimorar o MED.

Mas pera aí, qual era mesmo o tal problema crônico?
O que acontece atualmente é que o MED só faz a devolução dos recursos a partir da conta originalmente utilizada na fraude, ou seja, a partir da conta para a qual a vítima fez o Pix, e usando apenas os recursos disponíveis nesta conta. Acontece que esses golpistas/fraudadores se protegem do MED justamente esvaziando essas contas logo após o golpe, através de transferências para outras contas, tudo muito rapidamente. Daí, por mais ágil que a vítima seja em reconhecer o golpe e acionar o MED, no momento do acionamento os recursos já não estão mais disponíveis.

E o que muda?
Com as mudanças que estão chegando, o MED vai conseguir identificar possíveis caminhos dos recursos a partir da conta utilizada no golpe, todos os participantes (instituições financeiras) envolvidos nas transações vão ter acesso a esse “caminho do dinheiro” e vão poder atuar, de forma combinada, para fazer a devolução dos recursos. Segundo o BC, essa devolução de recursos poderá ocorrer em até 11 dias após a contestação.

E quando começa a funcionar esse novo MED?
Segundo o BC, já a partir de 23 de novembro será possível implementar, de forma facultativa, essa nova funcionalidade. Mas ela passa a ser de implementação obrigatória somente a partir de 2 de fevereiro de 2026.

E tem mais!
Outra mudança chegando vai ser o autoatendimento no acionamento do MED. Já a partir de 01 de outubro, as instituições financeiras já devem disponibilizar no ambiente Pix dos seus aplicativos funcionalidades para que uma transação possa ser facilmente contestada, sem a necessidade de interação humana, fazendo assim, por este canal, o acionamento do MED. A expectativa é de que esta mudança traga mais agilidade e velocidade ao processo de contestação, também ajudando a melhorar as chances de sucesso na recuperação do recurso pela vítima.

Legal, né, pessoal? Estando aqui na NuCommunity há algum tempo, é sempre triste testemunhar os relatos de gente que foi vítima de golpe e não conseguiu recuperar o dinheiro. Espero, com isso, que esses relatos estejam com os dias contados, e a gente passe a ver por aqui as histórias de sucesso.

fonte: Banco Central do Brasil

42 curtidas

Finalmente, uma vitória contra os golpistas! :purple_heart:

25 curtidas

Excelente tópico @FernandoLacerda , eu estou passando por um grande problema, essa mudança no Pix será muito bem vinda

19 curtidas

Isso veio em bom tempo, já que está previsto regulamentar o Pix Parcelado nos próximos dias. Imagine cair em um golpe que já é ruim, ainda ter que pagar parcelas por meses ainda por cima? Já é ruim cair num golpe à vista, pior ainda é parcelado.

Se for conforme as notícias que vi, o Pix parcelado tá vindo para ser um divisor de águas entre linha de crédito que já usamos e a que será criada pra isso, então segurança é prioridade.

21 curtidas

Acredito que vai ajudar bastante.
Muito boa a novidade.

Agora estou no aguardo da ferramenta que bloqueia a abertura de contas bancárias no seu CPF.

19 curtidas

Essa também aguardo ansiosamente, viu? Até porque já fui vítima. Hoje não passo muito tempo sem checar o Registrato, mas quero me livrar dessa neura. :crossed_fingers:

15 curtidas

Uau… Baum demais!

Só falta o MED/PIX aprimorar para uma Blockchain pra dizer que as transações serão públicas (“entre eles” = instituições).

13 curtidas

Só faltou novidades contra os MEDs acionados de má-fé, pelos menos golpistas. Nem sempre a vítima é o cliente, muitas vezes é o lojista, atuar de um lado e negligenciar o outro é como escovar apenas metade dos dentes, fazer meia barba, cortar metade do cabelo, comer meio almoço, etc…

13 curtidas

É um ponto importante, @Edson_Bezerra . Em tese, o MED só é acionado quando há fundada suspeita de fraude. Não me aprofundei na familiarização dos procedimentos para a conclusão quanto a essa suspeita, tampouco dos mecanismos de contestação do MED pelo prestador/vendedor. Mas concordo que a existência de uma certa informalidade na prestação de serviços ou na venda de produtos acaba “jogando contra” esses prestadores/vendedores, que se veem vitimas desse mau uso do MED, pois não têm elementos para contrapor a alegação de fraude feita de má fé pelo pagador.

16 curtidas

@Dieguito @FernandoLacerda

Deem uma olhada nessa ferramenta!

Impedir/Permitir participação do meu CPF no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) Impedir/Permitir participação do meu CPF no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ)

Já bloqueei meu CPF! :white_check_mark:

17 curtidas

Opa! Valeu pela dica, @Itamar !

15 curtidas

Muito bom, @FernandoLacerda! Adorei o texto e não estava por dentro dessa novidade! Obrigada por trazer :folded_hands:t5:

18 curtidas

uma ótima notícia, @FernandoLacerda!

Parabéns pelo Tópico!

15 curtidas

Muito bom! Deve ser mais uma pedra no sapato dos golpistas.

16 curtidas

Tomara mesmo q isso acabe com a história de o dinheiro cair na conta dos bandidos já era e as pessoas simplesmente ficarem no prejuízo.

Isso vai agilizar muito o processo e aumentar a possibilidade de recuperar o dinheiro. :raising_hands:

Valeu pelas informações @FernandoLacerda :clap::handshake:

15 curtidas

Acredito que esse ponto vai ser crucial para o sucesso d MED de fato, afinal hoje acredito que boa parte da população desconhece o MED

Valeu @FernandoLacerda suas contribuições fazem de verdade a diferença na comunidade

6 curtidas

Muito bom @FernandoLacerda !

Vamos esperar que com essa iniciativa do BC possa pelo menos mitigar os golpes. Obrigado por ter compartilhado conosco!

13 curtidas

Que ótima notícia @FernandoLacerda!

11 curtidas

Muito legal saber disso, recentemente uma amiga caiu num golpe e apenas 1 real voltou pra conta dela, e eu sempre me questionei sobre a falta de impunidade, já que tem todo um caminho com vários CPF vinculados as contas.

13 curtidas