Nu Invest - Declaração de IRPF

Bom dia, pessoal!

Poderiam me tirar uma duvida?

Fiz 2 movimentações de compra na bolsa, uma de R$12,00 reais e outra de R$8,00.

Meu informe de rendimentos chegou e consta como:
Situação em 31/12/2020 R$ 0,00
Situação em 31/12/2021 R$ 0,01

Eu preciso declarar IR?

2 curtidas

Melhores pessoas para orientar: @ree ou @LuckPass !

9 curtidas

Seja bem vinda @Rai-Siqueira , Tabela do Imposto de Renda 2022

A tabela que determina quem deve declarar Imposto de Renda em 2022 segue a mesma (veja abaixo), sem correção desde 2015. E quem ganha quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ R$ 28.559,70 no ano terá de fazer a declaração do Imposto de Renda 2022.

10 curtidas

Obrigada Edvan!

Eu tinha lido sobre:

  • Adquiriu ou vendeu ações na Bolsa

Não sabia se tinha alguma margem de lucro que era obrigatório declarar a partir dela. Fiquei em duvida. Comprei duas ações por curiosidade de aprender um pouco mais.

1 curtida

Se bem me lembro em uma conversa que tive com o @ree ele me disse isso mesmo, se comprou ou vendeu ações, é necessário declarar, ele vai poder confirmar isso. :slight_smile:

6 curtidas

Vou esperar ele responder pra ter uma confirmação.
Fiquei com muita duvida quando li na internet

1 curtida

Pessoal, olha que interessante:

Se for uma operação normal, é preciso identificar se existe a necessidade de pagar imposto. Há isenção de Imposto de Renda nos meses em que o valor total de ações ficar abaixo de R$ 20 mil . Se esse valor for superado, a alíquota será de 15%.

Fonte: Imposto de Renda 2021: como declarar as operações realizadas na bolsa de valores | Imposto de Renda 2021 | G1

É de 2020, mas acho que cabe no cenário atual. O que vcs acham?

3 curtidas

O informe de rendimentos de ações é fornecido pelo banco escriturador das ações.
Você pode consultar essa informação acessando sua posição na área do investidor no site da B3.

Sim, você terá que fazer a Declaração de Ajuste Anual, pois fez operação na bolsa, independente dos valores.

É importante não confundir a obrigatoriedade de declarar com as isenções e limites de valores.
Embora você não seja obrigada a lançar valores abaixo de $1000,00 na ficha “bens e direitos”, que é onde esses dados devem ser declarados, você terá que fazer a declaração, pelo motivo que já mencionei. Além disso, se você não efetuou nenhuma venda, não haverá lucro a ser apurado.

Como você terá que declarar de qualquer forma, o ideal é lançar todas as posições em 31/12.

8 curtidas

Obrigada pela explicação. Acho que entendi.

No caso então, vou precisar lançar todos os documentos disponibilizados pelos bancos? :thinking:

2 curtidas

O CEI foi descontinuado.
Essa é a nova área exclusiva para investidores da B3.
:point_down:t3:
https://www.investidor.b3.com.br/nova-area-logada

6 curtidas

Como citado, você não precisa lançar especificamente os dados referentes às operações inferiores a $1000, mas o ideal é que o faça, já que terá que fazer a declaração de qualquer maneira.

Pode soar estranho que o fato gerador da obrigatoriedade não precise constar da declaração, mas é assim mesmo. Digamos que você despertou o interesse do leão e ele quer saber o que mais você anda aprontando além dessas operações na bolsa. :sweat_smile:

4 curtidas

Olá @Rai-Siqueira !

Se você fez movimentações na Bolsa ano passado é obrigatório declarar imposto de renda, independente do valor. A Receita adiciona um “dedo duro” na nota de corretagem, um imposto antecipado para detectar CPF’s que investem em bolsa.
Se você vai pagar ou não algum imposto, tudo vai depender do valores e em quais ativos você investiu.

Tem um canal no Youtube chamado “Contadora da Bolsa”, aqui tem um vídeo com as principais dúvidas, mas eu sugiro entrar no canal e acompanhar outros também que são bem esclarecedores.

10 curtidas

Pessoal, obrigada pela ajuda!

Vou me preparar para a declaração de IR.

Um forte abraço!! <3

7 curtidas