Nubank de fora do Open Banking?

Pessoal, até onde sei, o Nubank decidiu (ao menos por enquanto) não aderir à fase 2 do Open Banking:

Open Banking não funciona no Nubank, Banco Inter e outros digitais; por que? (fdr.com.br)

Não sei se isso seria alguma estratégia… mas considerando que a terceira fase já entrou em vigor, qual seria a razão do Nubank em específico ter escolhido ficar de fora? O Open Banking não seria benéfico para a instituição roxa assim como também seria para as demais fintechs e bancos digitais? Seria uma questão de custos / dificuldade de implantação o motivo de ter ficado de fora?

5 curtidas

Meu outro banco mostra a opção do Nubank mas não consigo compartilhar os dados do Nubank para este outro banco. Em relação ao Open Banking, Nubank tá atrasado.

1 curtida

Tanto o Pix quanto o Open Banking são projetos do BC.

Penso que por não ser algo que estava nos planos, do Nubank e de outros, fica difícil dividir recursos humanos e financeiros para esses projetos obrigatórios do BC (que todos os concorrentes tbm terão) e os seus próprios projetos comerciais, que as vezes trazem maior retorno.
Pra quem tem mais capacidade de investimento e aumento de pessoal as coisas realmente andam mais rápido.

2 curtidas

Se o BC manda, tem que fazer, independente se tem recursos disponíveis ou não, tem que fazer.

O que acontece é que essa fase do open banking não era obrigatória para fintechs, apenas para bancos tradicionais.

1 curtida

Então @soares.jm

Por isso mesmo tenho essa dúvida, entendo que era opcional, mas não seria benéfico a nós clientes (concorrência e competividade) caso o Nubank e demais bancos digitais também tivessem aderido?

Pois do jeito que ficou, só os bancões e “um o outro” banco digital (opcional) aderiram.

No meu caso, meu relacionamento mais antigo é no BB, e eu gostaria de compartilhar todo o meu histórico de credito e bom pagador no BB com Nubank, C6 e Inter. Mas em nenhum desses, por exemplo, houve adesão.

Do jeito que está, praticamente só da pra compartilhar o nosso histórico de um “bancão” pra outro “bancão”. E desse jeito, é trocar 6 por meia dúzia. Praticamente não há benefício nisso.

Se não houver adesão dos demais bancos digitais e fintechs, aquela competitividade que tanto era falada que ia chegar com o advento do Open Banking, nem sequer irá acontecer.

Minha curiosidade é pelo fato de que teoricamente as empresas que mais irão se beneficiar com a adesão ao Open Banking são justamente as fintechs e bancos digitais. Mas do jeito que está hoje, acabou se tornando um “jogo de compadres” entre os bancões.

Eu prefiro acreditar que as fintechs e demais bancos menores não aderiram pelo custo elevado de implementação. Talvez o foco dessas empresas seja outro realmente.

2 curtidas

Realmente é algo curioso. Certamente o Nubank não está parado quanto ao assunto, mas o silêncio causa a impressão de que nada está sendo feito, quando a expectativa era justamente o contrário. Mesmo ainda não sendo obrigatória a participação, era de se esperar que Nubank, Inter e companhia aderissem ao Open Banking proativamente. E no caso dessas instituições em especial, que já receberam grandes aportes, arriscaria dizer que não sei se é coerente alegar problemas financeiros para a implementação.

3 curtidas

É @lualmeida , realmente a expectativa era outra…

Meses atrás a expectativa era que Nubank e demais concorrentes menores estariam “nadando de braçadas” na tentativa de popularizar cada vez mais o Open Banking e seus benefícios ao cliente, ao mesmo tempo que os bancões da vida teoricamente estivessem “travando” e postergando ao máximo a adoção desse novo sistema com seus “choramingos” habituais ao Banco Central.

Ao invés disso, o que está sendo observado é justamente o contrário: bancões já posicionados, tanto em seus aplicativos quanto na própria funcionalidade do sistema, enquanto que fintechs e bancos menores escolheram não aderir por enquanto…

E como o próprio @lualmeida bem relembrou, vários aportes estão sendo feitos nessas instituições menores também, então acaba se tornando ainda mais curioso o por quê da não adesão… :thinking:

3 curtidas

Até o momento não temos nenhuma previsão de quando isso será implementado?

Tenho bastante interesse em possibilitar que o Nubank tenha acesso a meu histórico de outros bancos tradicionais para facilitar o acesso a limites maiores no cartão de crédito (que apesar de ser Ultravioleta, possui o limite de apenas R$ 2,4k por enquanto)

1 curtida

Você é Nubank Ultravioleta e o limite é de R$2,4mil?

3 curtidas

Sim @Elves :cry:

2 curtidas

Você teve aumento de limite muito recentemente?

2 curtidas

Meu último aumento foi em 26/Out (para esse limite de 2,4k)

E agora em Dezembro (não lembro ao certo o dia) recebi a mensagem de aprovação do Ultravioleta (e o cartão chegou em 17/Dez)

2 curtidas

Entendi! Já tentou solicitar o aumento de limite no App no comando Cartão de crédito > Ajustar limite > Pedir aumento?

4 curtidas

Já, realmente, vi aqui que o motivo para não aprovarem é: “aumento de limite muito recente”

Vou aguardar e ver como as coisas vão evoluindo

Sim, sim! É provável que esse aumento venha! Se você recebeu os 3 meses de isenção da anuidade, melhor ainda!

5 curtidas

Seria ótimo! Rs

E sim, recebi os 3 meses de isenção da anuidade

Até o momento a experiência tem sido muito boa, mas esse aumento de limite realmente viria bem, para que eu possa concentrar meu uso no UV (até mesmo para atingir o valor mínimo de uso visando a isenção da anuidade)

Obrigado pelos conselhos @Elves :+1:

4 curtidas