Não sei se isso seria alguma estratégia… mas considerando que a terceira fase já entrou em vigor, qual seria a razão do Nubank em específico ter escolhido ficar de fora? O Open Banking não seria benéfico para a instituição roxa assim como também seria para as demais fintechs e bancos digitais? Seria uma questão de custos / dificuldade de implantação o motivo de ter ficado de fora?
Tanto o Pix quanto o Open Banking são projetos do BC.
Penso que por não ser algo que estava nos planos, do Nubank e de outros, fica difícil dividir recursos humanos e financeiros para esses projetos obrigatórios do BC (que todos os concorrentes tbm terão) e os seus próprios projetos comerciais, que as vezes trazem maior retorno.
Pra quem tem mais capacidade de investimento e aumento de pessoal as coisas realmente andam mais rápido.
Por isso mesmo tenho essa dúvida, entendo que era opcional, mas não seria benéfico a nós clientes (concorrência e competividade) caso o Nubank e demais bancos digitais também tivessem aderido?
Pois do jeito que ficou, só os bancões e “um o outro” banco digital (opcional) aderiram.
No meu caso, meu relacionamento mais antigo é no BB, e eu gostaria de compartilhar todo o meu histórico de credito e bom pagador no BB com Nubank, C6 e Inter. Mas em nenhum desses, por exemplo, houve adesão.
Do jeito que está, praticamente só da pra compartilhar o nosso histórico de um “bancão” pra outro “bancão”. E desse jeito, é trocar 6 por meia dúzia. Praticamente não há benefício nisso.
Se não houver adesão dos demais bancos digitais e fintechs, aquela competitividade que tanto era falada que ia chegar com o advento do Open Banking, nem sequer irá acontecer.
Minha curiosidade é pelo fato de que teoricamente as empresas que mais irão se beneficiar com a adesão ao Open Banking são justamente as fintechs e bancos digitais. Mas do jeito que está hoje, acabou se tornando um “jogo de compadres” entre os bancões.
Eu prefiro acreditar que as fintechs e demais bancos menores não aderiram pelo custo elevado de implementação. Talvez o foco dessas empresas seja outro realmente.
Realmente é algo curioso. Certamente o Nubank não está parado quanto ao assunto, mas o silêncio causa a impressão de que nada está sendo feito, quando a expectativa era justamente o contrário. Mesmo ainda não sendo obrigatória a participação, era de se esperar que Nubank, Inter e companhia aderissem ao Open Banking proativamente. E no caso dessas instituições em especial, que já receberam grandes aportes, arriscaria dizer que não sei se é coerente alegar problemas financeiros para a implementação.
Meses atrás a expectativa era que Nubank e demais concorrentes menores estariam “nadando de braçadas” na tentativa de popularizar cada vez mais o Open Banking e seus benefícios ao cliente, ao mesmo tempo que os bancões da vida teoricamente estivessem “travando” e postergando ao máximo a adoção desse novo sistema com seus “choramingos” habituais ao Banco Central.
Ao invés disso, o que está sendo observado é justamente o contrário: bancões já posicionados, tanto em seus aplicativos quanto na própria funcionalidade do sistema, enquanto que fintechs e bancos menores escolheram não aderir por enquanto…
E como o próprio @lualmeida bem relembrou, vários aportes estão sendo feitos nessas instituições menores também, então acaba se tornando ainda mais curioso o por quê da não adesão…
Até o momento não temos nenhuma previsão de quando isso será implementado?
Tenho bastante interesse em possibilitar que o Nubank tenha acesso a meu histórico de outros bancos tradicionais para facilitar o acesso a limites maiores no cartão de crédito (que apesar de ser Ultravioleta, possui o limite de apenas R$ 2,4k por enquanto)
Até o momento a experiência tem sido muito boa, mas esse aumento de limite realmente viria bem, para que eu possa concentrar meu uso no UV (até mesmo para atingir o valor mínimo de uso visando a isenção da anuidade)