NuConta obriga a declarar Imposto de Renda?

No que se refere exclusivamente à #nuconta vale observar que:

  • A Declaração de Ajuste Anual só será obrigatória se os rendimentos ultrapassarem $40.000,00.

  • O Nubank enviará o Informe de Rendimentos via e-mail até o final de Fevereiro com todos os dados necessários ao preenchimento da declaração.

  • Só haverá rendimento declarável no informe se houve resgate de valores durante o ano-calendário.

  • Os rendimentos devem ser declarados na ficha “Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva/Definitiva”, tipo 06.

  • O saldo da #nuconta em 31/12 do ano-calendário deve ser declarado na ficha “Bens e Direitos”, código 45.

  • A declaração, particularmente nesse caso, serve apenas para acompanhamento da evolução patrimonial, uma vez que o imposto é recolhido definitivamente na fonte.

  • Não há possibilidade de restituição do imposto pago.

19 curtidas

Ótimo tópico. Vou pôr também um link de uma redação feita pela Nubank pra caso alguém tenha dúvidas sobre como declarar. Me ajudou bastante!

9 curtidas

Muito bom o tópico, realmente eu tenho essa duvida mas sempre deixei passar batido.

1 curtida

Eles deveriam informar desde o começo que ao criar uma conta com eles você seria obrigado a declarar imposto :frowning:

1 curtida

Esse post diz exatamente o contrário. Não ficou claro?

2 curtidas

Qualquer lugar que haja investimento em cdb, rdb, bolsa de valores e afins deve ser declarada. A Nubank investe automaticamente o saldo de seus clientes em títulos públicos. Isso deve ser declarado. O imposto já é descontado mas não isenta a declaração pelo que li até então.

Como já havia frisado:

6 curtidas

Você está confundido o volume de rendimentos com o tipo de aplicação que a Nuconta faz. A NuConta aplica o dinheiro em RDB*. E RDB declara.
Eu só estou postando o aviso para que as pessoas não sofram penalidade da receita por desconhecimento.

" Como o dinheiro depositado na NuConta atualmente rende diariamente 100% do CDI, você pode ter a obrigação de declarar os saldos e os rendimentos líquidos conforme demonstrado no seu informe de rendimentos. Lembrando que esses rendimentos são apenas um repasse feito pelo Nubank aos seus clientes da NuConta. O repasse representa a remuneração dos títulos públicos nos quais a gente aloca os valores depositados na NuConta."
Fonte: Como declarar a conta do Nubank no Imposto de Renda 2022 - Fala, Nubank

Uma outra fonte aqui relata sobre declaração para quem tem aplicações em cdb, rdb e afins:

http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/imposto-de-renda/rendimentos-do-cdb-devem-ser-informados-na-declaracao-do-imposto-de-renda

1 curtida

@isadoranu
E qual seria essa penalidade? Pagar novamente o imposto que já foi pago? :thinking:

Desenhando:

Pessoas obrigadas a apresentar a Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2019

De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1.871, de 20 de fevereiro de 2019, está obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física referente ao exercício de 2019, a pessoa física residente no Brasil que, no ano-calendário de 2018:

DecIR

Sempre busque informações em sites oficiais, para não correr o risco de postar desinformação.

3 curtidas

Leia novamente o que você postou. “Você pode ter a obrigação”.

Olha o que tem no link que você postou:

Ter uma NuConta não significa que você necessariamente precisa declarar o IR.

É obrigado a declarar o Imposto de Renda 2019 quem se enquadra nos critérios gerais da Receita Federal. Ou seja: se você não for isento , deve declarar a NuConta no seu IR.

Ter aplicações não te obriga a declarar. Dê uma lida melhor no material que você mesmo postou ou no que o @LuckPass indicou. Você está equivocada.

2 curtidas

Ser acusada de sonegação.

A receita diz que qualquer investimento na bolsa de valores ou aplicações de fundo de renda fixa de qualquer valor devem ser declaradas. O do Nubank equivale a renda fixa por conta do baixo risco.

Divergência de opinião deveria ser respeitada e não atacada. Não vou ficar repetindo o que já coloquei aqui não.

Abraços e feliz ano novo pra vocês.

Você pode divergir de opinião, não de fatos.

A NuConta não se enquadra nessas categorias.

De fato, mesmo porque, a repetição não fará com que suas colocações correspondam á realidade.

Boas festas também pra você e sua família.

3 curtidas

Não estou dando minha opinião, estou mostrando o que a Receita nos obriga (ou não) a fazer.

Caso ainda hajam dúvidas, entre em contato com o suporte do Nubank ou diretamente com o seu contador.

Boas festas e feliz ano novo pra você também :wink:

3 curtidas

Não achei no e-mail o informe de rendimentos do Nubank é possivel gerar ou enviar pelo aap ?

Creio que não.
Verificou nos spams?
Pede via chat para reenviarem.

1 curtida

Se os meus rendimentos não forem superiores a 40mil e sacar depois de um ano, mesmo assim será retido algum valor para o IR e preciso declarar?

Será retido, mas a declaração não será obrigatória.

1 curtida

Pelo app não é possível. Por enquanto só chega por e-mail mesmo.

Seria uma boa o cliente poder gerar de alguma forma, pois vai que acontece algum problema com o e-mail :wink:

1 curtida

Essa retenção é automática? Você sabe me dizer a porcentagem? E mesmo assim vale mais a pena do que deixar na poupança?