NuConta obriga a declarar Imposto de Renda?

Não.

Ter uma conta do Nubank não significa que você necessariamente precisa declarar o IR.

É obrigado a declarar o Imposto de Renda 2020 quem se enquadra nos critérios gerais da Receita Federal. Ou seja: se você não for isento, deve declarar a NuConta no seu IR.

https://blog.nubank.com.br/como-declarar-conta-nubank-no-imposto-de-renda/

1ºRecebi o informe de rendimentos e nele consta que meus rendimentos liquido somados dão R$37 (RDB + NUCONTA) Sou obrigado a declarar?!
2ºSó pelo fato de ter recebido o informe de rendimentos sou obrigado a declarar??

1 curtida

Bem-vindo, @Rafael_CGomes!

Não e não.

3 curtidas

eu tenho ate que dia e mes pra informar o rendimento?

1 curtida

@bruno45 O prazo de entrega da declaração começa em 1º de março e vai até 30 de abril.

3 curtidas

Se você não cumpre os requisitos que o governo exige não é obrigado a declarar.

"Quem precisa pagar o Imposto de Renda?

Brasileiros que recebem um salário mensal inferior a R$1.903,99 e NÃO tem outras fontes de renda está na faixa de isenção do IR – ou seja, não são tributados."

Fonte:

3 curtidas

Se eu tango 500 Reais na nuconta e rende no cdi, e faço movimentações antes de 30 dias, preciso declarar o imposto de renda?
Obs: não possuo nenhum outro rendimento e nenhuma outra conta com rendimentos.

Não.

Precisa declarar o IR quem:

• Recebeu, ao longo de 2020, mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis;
  • Quem recebeu acima de R$ 22.847,76 em rendimentos tributáveis no ano passado e foi beneficiado com o Auxílio Emergencial precisa declara o IR e devolver os valores recebidos. Isso também vale para dependentes que tenham recebido;
  • Possuiu, até 31 de dezembro de 2020, imóveis, veículos e outros bens cujo valor total é superior a R$ 300 mil;
  • Ganhou capital com a venda de imóveis, veículos e outros bens sujeitos à tributação;
  • Teve renda de atividade rural superior a R$ 142.798,50;
  • Recebeu mais de R$ 40 mil em rendimentos isentos e não tributáveis ou tributáveis na fonte.

Se você não se encaixa em nenhuma dessas categorias, não é obrigado a declarar o IR – ou seja, está isento.

https://blog.nubank.com.br/isencao-do-imposto-de-renda/

4 curtidas

Olá! Eu sou dependente do meu pai na declaração do imposto de renda. Recebi o informe de rendimentos nubank, porém os valores foram bem baixos. Gostaria de saber se meu pai precisa declarar esses rendimentos…

Sim, mas só para efeito de acompanhamento da evolução patrimonial.

1 curtida

Certo, obrigado!

1 curtida

Bom dia pessoal, tudo bem?

Em 2019 eu não investia na bolsa de valores, mas nesse mesmo ano eu abri minha conta na Nubank e encerrei 31/12/2019 sem receber os R$ 40.000,00 de rendimentos isentos (na verdade foram alguns centavos rs).

Dessa forma, não entreguei a declaração em 2020, referente ao ano-calendário 2019.

Já em 2020 eu entrei na bolsa de valores, o que me torna obrigado a declarar os impostos em 2021. Aí nesse caso devo declarar minhas posições e lucros líquidos do Nubank também.

Esse raciocínio está correto?

Obrigado desde já,

Abner.

Se você não recebeu mais de R$28.559,70 de rendimentos tributáveis em 2019, sim.

Agora se recebeu, deveria ter declarado.

Não são só os rendimentos isentos que contam para a obrigatoriedade ou não da declaração. :wink:

1 curtida

Está correto.
Se investiu na bolsa, a declaração é obrigatória, independente de qualquer outro fator.

2 curtidas

Não tem nada na declaração de rendimentos sobre o “dinheiro guardado”. Não precisa ser declarado? Onde obtenho o saldo dessa modalidade em 31/12/2019 e 31/12/2020? A declaração é semelhante à da Nuconta?

O Informe de Rendimentos não faz distinção se o dinheiro está ou não no porquinho. Basta seguir o que consta nele.

O Informe de Rendimentos do Nubank chega por e-mail. Caso não tenha recebido, solicite pelo chat.

Sim! Dê uma olhada no artigo abaixo, acho que vai te ajudar. :wink:

https://blog.nubank.com.br/quem-precisa-declarar-ir-2021/

4 curtidas

Eu li toda essa enquete e só tenho duas coisas a dizer à vocês: Para Bens

Consegui sanar a maioria das minhas dúvidas, então quero agradecer tanto quem fez as perguntas, assim também quem respondeu-las compartilhando o seu conhecimento com os outros.

Muito Grato :partying_face:

3 curtidas

Tmj, e seja bem vindo @ramcarlos, :+1:

Eu não entendi muito bem…

Se eu depositar R$100 e ele render R$5, logo ficará R$105, correto?
Então quando eu resgatar o IOF vai ser descontado dos 105 ou ele já desconta antes de adicionar ao meu saldo saldo?
Por exemplo: em um dia ira ganhar 10 centavos de rendimento - IOF (descontar dos 10 centavos)? @LuckPass @endydealmeida

1 curtida

Todos os impostos só incidem sobre os rendimentos. Então o IOF, nesse exemplo acima, será descontado dos R$5.

Esse desconto ocorre somente quando você for movimentar esse dinheiro. Entretanto, a Conta do Nubank exibe o seu dinheiro como se você fosse utilizá-lo naquele momento. Isto é, todos os impostos já estão aplicados e o valor que aparece já é o líquido! :wink:

3 curtidas