E aí, comunidade! Tudo bem com vocês?
Calma, não precisa correr porque você viu a palavra “boleto” no título. Hoje eu não trago nenhum boleto para pagar, mas venho contar um pouco mais pra vocês da relação entre o boleto e a vida financeira dos brasileiros.
Para muitos de nós, a vida adulta só começa a valer quando recebemos o nosso primeiro boleto para pagar e não é por menos que a internet está cheia de memes sobre essa forma de pagamento. Mas você realmente conhece o boleto bancário?
Vamos começar pela definição. O boleto bancário - boleto, boletinho, boleta, para os íntimos - é um documento utilizado como forma de pagamento para um produto ou serviço prestado. Essa forma de pagamento é regulamentada pelo Banco Central desde 1993 e amplamente utilizada em todo o território brasileiro.
Uma pesquisa realizada pela E-Commerce Brasil em parceria com a SEBRAE indica que 75% dos brasileiros optam pelo boleto bancário como forma de pagamento. Por ser tão presente na vida financeira do brasileiro, o termo “boleto” é muito utilizado como sinônimo para contas a pagar e para simbolizar os dramas da vida adulta.
https://www.instagram.com/p/B5-wTQrhuis/
Mesmo com o atual cenário de pandemia e isolamento social os boletos continuam em alta. O que mudou bastante foi a forma como esses boletos são pagos: cada vez mais os pagamentos feitos de forma online estão sendo utilizados. Com a conta do Nubank é possível realizar o pagamento de diversos boletos, como conta de luz, água, ou até mesmo de compras online.
Se você já tem o valor na conta, o restante é bastante simples:
- Acesse o app Nubank;
- Vá até a opção “Pagar” e escolha “Pagar um boleto“;
- Depois disso, você pode escanear o código de barras do boleto com a câmera do celular, através do próprio app, ou digitar o código de barras manualmente.
E para agendar o pagamento de um boleto, basta seguir estes passos adicionais:
- Na página de confirmação do pagamento, trocar a data para o dia que desejar;
- Digitar a senha de 4 dígitos;
- Pronto! Na data escolhida, o seu pagamento ou transferência será realizado.
E já que estamos falando do famoso boleto, fiz uma seleção de melhores posts do blog do Nubank sobre esse assunto:
Como gerar boleto Nubank
Como emitir segunda via do boleto do cartão Nubank
Pagamento de boleto: como fazer e por que demora 3 dias úteis?
Como pagar boleto online – um guia prático para iniciantes
Agora quero saber: como é a sua relação com os boletos? Qual a sua forma de pagamento favorita: lotérica, caixa eletrônico, aplicativo?
E se tiver algum meme de boleto - eu sei que você tem! - compartilha aqui com a gente.
Um beijo e até a próxima!