O boleto e a vida financeira do brasileiro

E aí, comunidade! Tudo bem com vocês?

Calma, não precisa correr porque você viu a palavra “boleto” no título. Hoje eu não trago nenhum boleto para pagar, mas venho contar um pouco mais pra vocês da relação entre o boleto e a vida financeira dos brasileiros.

Para muitos de nós, a vida adulta só começa a valer quando recebemos o nosso primeiro boleto para pagar e não é por menos que a internet está cheia de memes sobre essa forma de pagamento. Mas você realmente conhece o boleto bancário?

dogboleto

Vamos começar pela definição. O boleto bancário - boleto, boletinho, boleta, para os íntimos - é um documento utilizado como forma de pagamento para um produto ou serviço prestado. Essa forma de pagamento é regulamentada pelo Banco Central desde 1993 e amplamente utilizada em todo o território brasileiro.

Uma pesquisa realizada pela E-Commerce Brasil em parceria com a SEBRAE indica que 75% dos brasileiros optam pelo boleto bancário como forma de pagamento. Por ser tão presente na vida financeira do brasileiro, o termo “boleto” é muito utilizado como sinônimo para contas a pagar e para simbolizar os dramas da vida adulta.

https://www.instagram.com/p/B5-wTQrhuis/

Mesmo com o atual cenário de pandemia e isolamento social os boletos continuam em alta. O que mudou bastante foi a forma como esses boletos são pagos: cada vez mais os pagamentos feitos de forma online estão sendo utilizados. Com a conta do Nubank é possível realizar o pagamento de diversos boletos, como conta de luz, água, ou até mesmo de compras online.

Se você já tem o valor na conta, o restante é bastante simples:

  • Acesse o app Nubank;
  • Vá até a opção “Pagar” e escolha “Pagar um boleto“;
  • Depois disso, você pode escanear o código de barras do boleto com a câmera do celular, através do próprio app, ou digitar o código de barras manualmente.

E para agendar o pagamento de um boleto, basta seguir estes passos adicionais:

  • Na página de confirmação do pagamento, trocar a data para o dia que desejar;
  • Digitar a senha de 4 dígitos;
  • Pronto! Na data escolhida, o seu pagamento ou transferência será realizado.

E já que estamos falando do famoso boleto, fiz uma seleção de melhores posts do blog do Nubank sobre esse assunto:

Como gerar boleto Nubank
Como emitir segunda via do boleto do cartão Nubank
Pagamento de boleto: como fazer e por que demora 3 dias úteis?
Como pagar boleto online – um guia prático para iniciantes

Agora quero saber: como é a sua relação com os boletos? Qual a sua forma de pagamento favorita: lotérica, caixa eletrônico, aplicativo?

E se tiver algum meme de boleto - eu sei que você tem! - compartilha aqui com a gente.

Um beijo e até a próxima!

boletosvenham

15 curtidas

A vida de adulto é muito maravilhosa! Não, ops, espera… :sweat_smile:

Sim fazem parte, fizeram mais até no passado por aqui. Mas daí a vida adulta foi ficando tão intensa, que foi mais fácil adotar o débito automático. :zap:

8 curtidas

Sempre pelo app! Já faz uma década que não entro em uma lotérica!

Creio que com a chegada do Pix o uso dos boletos diminua. E quem sabe não rola algum desconto naqueles serviços que a gente costuma pagar com o boleto, tipo internet e luz ao pagar com o Pix?

5 curtidas

Pago meus boletos ou no DDA ou em
Débito Automático, muita facilidade mesmo, mas pago sem estresse, já que consumi ou comprei algo.
Mas não pode faltar algum meme do Homer!

image

:metal::metal::metal::metal:

10 curtidas

Eu prefiro pagar tudo pelo app detesto filas. Na primeira semana do mês que é quando eles chegam agendo todos pagamentos do mês para irem descontando em seus respectivos dias ( só a fatura do nubank que ainda não dá :cry: )

6 curtidas

Depois que aprendi a fazer tudo pelo aplicativo nunca mais peguei fila :v:

3 curtidas

90% dos meus boletos pagos são por apps , e também apenas copio o código de barras

6 curtidas

@Julian_Lopes HAHAAHAHAH SOCORRO! salvei esse meme pra mandar no grupo dos meus amigos. estamos ficando doidos com tanto boleto no final do ano :pensive:

@endydealmeida seria meu sonho desconto com pagamento via PIX??? também faço todos os meus pagamentos por app, a lotérica aqui perto ta sempre cheia…

@Itamar DDA é ótimo mesmo :purple_heart: salvei esse meme aqui também, obrigada!

@William_Peixoto arrasou na organização! :grin: e muitas vezes me pego perguntando a mesma coisa… tô vivendo ou só pagando boleto? hahaha :rofl:

@anon34468662 arrasou! eu também só pago dessa forma, me facilita demais a vida!

@Edvan_Cds também sou desse time! não gasto papel, tinta da impressora, ajudo o meio ambiente e não perco tempo indo até a lotérica :grin:

6 curtidas