Explorando o mistério dos Pagamentos - Parte 1

Aloooo Comunidade! Tudo bem com vocês?

Aqui quem fala é o João , explorador das terras selvagens dos pagamentos via boleto. Estou aqui para falar um pouco sobre esse território misterioso, explicar seu funcionamento e sobretudo, apresentar quais caminhos pode tomar um pagamento dentro desse fluxo.

Como funciona esse tipo de pagamento e quais destinos podem ser tomados por nós e por nosso dinheiro nessa jornada!

giphy (7)

Para falarmos um pouco mais sobre a jornada de um pagamento feito através de um boleto, precisamos entender um pouco mais sobre a própria geração do código de barras, em qual instituição financeira o pagamento vai ser feito e para qual instituição será destinado. :motor_boat:

Fazer um pagamento via boleto é como colocar o valor em um barco para que ele atravesse um rio de uma cidade (instituição bancária) à outra e o seu boleto é o mapa que ele vai usar, já que ali constam todas as coordenadas para que o valor possa chegar de forma segura ao seu destino. :world_map:

Lembrando que no seu App existem duas opções de pagamento de boleto que podem ser feitas! Pela opção “Pagar” você vai gerar um boleto para encaminhar o valor para sua fatura do cartão de crédito e pela opção “Depositar” o boleto irá direcionar o pagamento para sua conta do Nubank.

Além disso vocês sabiam que gerar um boleto de mesmo valor de um outro boleto gerado recentemente pelo seu app do Nu não gera um novo código de barras? Apenas re-emite o boleto gerado anteriormente? :thinking: :thinking: :thinking:

Nossa, quantas mãos levantadas, que ótimo, muita gente sabia, muito bom! Por isso recomendamos que caso precise pagar mais um boleto em um curto período de tempo sempre gere com pelo menos 1 centavo de diferença para ter códigos de barra diferentes, beleza? Por exemplo, se você quer pagar dois boletos de R$ 600.00, ao invés de gerar um boleto de R$ 600.00, pagar e logo em seguida gerar um segundo boleto com esse mesmo valor, recomendamos gerar um boleto de, por exemplo, R$ 599.00, e outro de R$ 601.00.

giphy (5)

Nesse rio de pagamentos, nosso mapa, o boleto gerado, vai conter sempre um código de barras. Esse código é como o endereço em um GPS, ele fala exatamente para onde o pagamento vai, ele é o X no mapa, o destino e por isso precisamos sempre ter certeza que ele vai para o lugar certo!

Mas vocês aí na primeira fileira, podem estar se questionando: “Ah! mas como eu sei que meu pagamento foi enviado corretamente?” :thinking: :thinking:

Se preparem, meus caros, pois toda vez que enviamos nosso precioso dinheiro nesse barco rumo a um novo destino precisamos da comprovação do local de pagamento que o valor realmente embarcou.

Este comprovante contém todas as informações referente à viagem (data, valor, código de barras, instituição em que foi pago e o código de autenticação da operação) e é gerado assim que finalizar o pagamento. Por isso a importância de sempre conferir os dados antes de confirmá-lo: o pagamento será encaminhado ao destino certo se todas as informações impressas no boleto estiverem corretas.Afinal, ninguém quer navegar por rios desconhecidos usando mapas imprecisos, né? :exploding_head: :exploding_head: :exploding_head:

Mas minha função aqui é empoderá-los e orientá-los a agir em casos de sobrevivência nessa selva! Dessa forma, depois de ter passado pelos cuidados que devem ser tomados antes de zarpar, passo às turbulências que podem aparecer no decorrer da viagem, então segurem firme e braços o tempo todo dentro do barco, por favor, pois nossa aventura continua no próximo episódio.

giphy (6)

40 curtidas

Informações incorretas podem ser como um iceberg e fazer com que o barquinho com seu dinheirinho não chegue no destino. :grimacing:

13 curtidas

Concordo que é muito importante verificar todos os dados antes de efetuar o pagamento, assim evitar que o vento forte mude o barco de direção

7 curtidas

Boas vindas @Jota_R

2 curtidas

Ótimas informações!

E como já disseram acima, confiram sempre os dados do boleto antes de pagar!

9 curtidas

Menino tu arrasou nesse tópico, amei a explicação :clap::clap::clap::clap::purple_heart::purple_heart::purple_heart::purple_heart:

7 curtidas

Utilidade pública isso ai!

2 curtidas

Pro futuro só tenho um desejo, que o PIX extermine os boletos.

8 curtidas

Amém. assim seja irmão hahaha @ree

1 curtida

Os dados dos boletos conferem,porém são os msm códigos de barra e eu só me toquei depois. Só que os 2 boletos foram pagos e um foi do auxílio do meu marido e do outro do meu irmão. Quero saber se vai ser compensado ou estornado? Pois não tenho como saber qual foi compensado em minha conta se do meu marido ou irmao…

E os 2 tem comprovante então no caso o que eu fiz primeiro que e o do meu irmão caiu e do meu eaposo não ?

Quando foi feito o pagamento? Se ainda estiver no prazo tem q aguardar pra ver se vai cair ou será estornado pra conta de origem.
Atento somente que o boleto de depósito é pessoal e intransferível, e que pode ter sua conta bloqueada/cancelada

1 curtida

Pergunta, a Nubank pretende mudar isso? de fato não seria gerar um “novo” boleto com o mesmo valor e sim reimprimir um boleto já emitido anteriormente.

Outra pergunta, nesse caso quando geramos um “novo” boleto com o mesmo valor é descontado da nossa quantia de boletos mensais? que pela “logica” se tratando de um boleto re-emitido não deveria.

Na minha opinião a Nu deveria trabalhar nisso e incluir um gerenciamento de boletos já gerados, entendo que a opção de depositar por boleto é para uso pessoal e que para alguns essa função seria inútil, mas em fim, tenho outro banco digital que quando gero boleto com o mesmo valor é criado um código de barras diferente. sei que tambem existe uma “solução” para isso:

Tenho visto aqui que isso esta trazendo muitos problemas, a Nubank deveria no minimo enviar um mensagem do tipo pop-ups alertando que o cliente já emitiu um boleto com o valor igual e orientando o mesmo a fazer o procedimento mencionado aqui. pois creio que esse problema sera minimizado

4 curtidas

Ontem,mas um já caiu. Minha dúvida e em relação ao o outro! Já que os 2 tiveram comprovantes de transferência!

1 curtida

Justamente,pois eu fiz um novo boleto. Isso é um erro da NU,já que solicitei outro boleto. Enfim, conferi os dados,estavam corretos só nunca imaginei que os códigos eram o msm

2 curtidas

Então, realmente é super importante a conferencia dos dados e o valor também incluem nessa conferencia, mas assim como vc e muitas outras pessoas que ainda não entraram aqui para fazer a mesma reclamação ou entraram aqui pra acompanhar esse caso. não sabiam desse “pequeno” detalhe rsrs.
Um aviso no próprio APP já ajudaria bastante na hora de gerar um boleto para deposito.

2 curtidas

Complicado… Infelizmente estou a deriva sem saber o que vai acontecer em relação ao dinheiro do meu esposo!

3 curtidas

haha essa palavra se encaixou perfeitamente :point_down:t4: :point_down:t4:

Pois infelizmente apesar desses boletos esta num barco atravessando um rio, é nos clientes que ficamos a deriva dessas correntezas. :massage_man:t2: :massage_woman:t2:

mas fica tranquila o valor vai cair na sua conta ou vai ser estornado.
se precisar entra em contato com eles apos 3 dias uteis.

1 curtida

Quando o dinheiro não é nosso tudo fica bem complicado. Fiz um favor e tô agoniadinha pq no momento não tenho como reembolsar :person_facepalming: