Aloooo Comunidade! Tudo bem com vocês?
Aqui quem fala é o João , explorador das terras selvagens dos pagamentos via boleto. Estou aqui para falar um pouco sobre esse território misterioso, explicar seu funcionamento e sobretudo, apresentar quais caminhos pode tomar um pagamento dentro desse fluxo.
Como funciona esse tipo de pagamento e quais destinos podem ser tomados por nós e por nosso dinheiro nessa jornada!
Para falarmos um pouco mais sobre a jornada de um pagamento feito através de um boleto, precisamos entender um pouco mais sobre a própria geração do código de barras, em qual instituição financeira o pagamento vai ser feito e para qual instituição será destinado.
Fazer um pagamento via boleto é como colocar o valor em um barco para que ele atravesse um rio de uma cidade (instituição bancária) à outra e o seu boleto é o mapa que ele vai usar, já que ali constam todas as coordenadas para que o valor possa chegar de forma segura ao seu destino.
Lembrando que no seu App existem duas opções de pagamento de boleto que podem ser feitas! Pela opção “Pagar” você vai gerar um boleto para encaminhar o valor para sua fatura do cartão de crédito e pela opção “Depositar” o boleto irá direcionar o pagamento para sua conta do Nubank.
Além disso vocês sabiam que gerar um boleto de mesmo valor de um outro boleto gerado recentemente pelo seu app do Nu não gera um novo código de barras? Apenas re-emite o boleto gerado anteriormente?
Nossa, quantas mãos levantadas, que ótimo, muita gente sabia, muito bom! Por isso recomendamos que caso precise pagar mais um boleto em um curto período de tempo sempre gere com pelo menos 1 centavo de diferença para ter códigos de barra diferentes, beleza? Por exemplo, se você quer pagar dois boletos de R$ 600.00, ao invés de gerar um boleto de R$ 600.00, pagar e logo em seguida gerar um segundo boleto com esse mesmo valor, recomendamos gerar um boleto de, por exemplo, R$ 599.00, e outro de R$ 601.00.
Nesse rio de pagamentos, nosso mapa, o boleto gerado, vai conter sempre um código de barras. Esse código é como o endereço em um GPS, ele fala exatamente para onde o pagamento vai, ele é o X no mapa, o destino e por isso precisamos sempre ter certeza que ele vai para o lugar certo!
Mas vocês aí na primeira fileira, podem estar se questionando: “Ah! mas como eu sei que meu pagamento foi enviado corretamente?”
Se preparem, meus caros, pois toda vez que enviamos nosso precioso dinheiro nesse barco rumo a um novo destino precisamos da comprovação do local de pagamento que o valor realmente embarcou.
Este comprovante contém todas as informações referente à viagem (data, valor, código de barras, instituição em que foi pago e o código de autenticação da operação) e é gerado assim que finalizar o pagamento. Por isso a importância de sempre conferir os dados antes de confirmá-lo: o pagamento será encaminhado ao destino certo se todas as informações impressas no boleto estiverem corretas.Afinal, ninguém quer navegar por rios desconhecidos usando mapas imprecisos, né?
Mas minha função aqui é empoderá-los e orientá-los a agir em casos de sobrevivência nessa selva! Dessa forma, depois de ter passado pelos cuidados que devem ser tomados antes de zarpar, passo às turbulências que podem aparecer no decorrer da viagem, então segurem firme e braços o tempo todo dentro do barco, por favor, pois nossa aventura continua no próximo episódio.