Muita gente associa filmes de terror a medo, ansiedade e desconforto, mas e se eles também pudessem servir como uma forma de alívio emocional, especialmente para quem lida com depressão ou ansiedade?
O que pesquisas e especialistas dizem? Segundo a National Geographic:
- Resiliência emocional em tempos difíceis:
Um estudo citado pela National Geographic detectou que, durante a pandemia de COVID-19, pessoas que consumiam terror regularmente relataram um bem-estar psicológico melhor do que quem não curtia o gênero. Isso sugere que o ele pode funcionar como um “treinamento” de enfrentamento do medo e do estresse.
- Terror como forma de “exposição controlada” ao medo:
Assistir filmes de terror permite que as pessoas “aprendam sobre suas próprias reações ao medo e regularem suas emoções” em um ambiente seguro. Essa experiência pode atuar de forma parecida com a exposição terapêutica.
Em um estudo da Universidade Queen Margaret, em Edimburgo, na Escócia, os pesquisadores revelaram que o gênero estimula a produção de dopamina e endorfina.
E no Brasil, o brasileiro curte terror?
34% dos brasileiros se consideram fãs de terror, ou seja, cerca de 1 em cada 3 pessoas no país tem afinidade com filmes, séries ou livros do gênero. Isso coloca o Brasil em 3º lugar mundial no consumo desse gênero.
Não sei vocês, mas prefiro ficção científica, comédia, suspense, romance e drama. Terror… depende.
Que gênero você mais gosta?