O lobo de Game of Thrones existiu mesmo?

Olá, Comunidade! :dragon_face::dna:

Hoje trago uma história curiosa, digna de Game of Thrones e seus animais fantásticos!

Mas antes…
Você aí, já ouviu falar de Game of Thrones? Aquela série épica que fez todo mundo ficar anos esperando a próxima temporada, torcendo pra não matar o personagem favorito (spoiler: morria sim :smiling_face_with_tear:). E quando acabou? Bateu aquele vazio… Só que não!

A HBO antecedeu aos acontecimentos e lançou A Casa do Dragão, um prequel maravilhoso — e que não tem a ver com a nossa história (a seguir) — que mostra a treta das famílias antes de tudo desandar lá na série principal. Tá disponível na Max, com acesso exclusivo pra quem é do Nubank+ ou Ultravioleta. Chique, né?

Borá pra história!! :wolf:

Era uma vez…

Tudo começou na ERA do gelo 1,2,3,4,5, quando teve lá, o Big Bang e piri poróró… Entre dragões mitológicos e dinossauros que um dia reinaram pela Terra, várias espécies sumiram do mapa com o passar das eras. Mas teve uma que deixou saudades nos nerds de plantão: o Lobo Terrível :wolf: – uma criatura feroz que, há cerca de 70 mil anos, aterrorizava mamutes por aí. Auuuuuuuhh!

O que poucos sabiam é que, num momento bem “ficção científica”, a natureza preservou parte do DNA desse lobo num crânio congelado. E advinha? Em 2021, a empresa Colossal Biosciences resolveu brincar de Jurassic Park e conseguiu replicar o DNA do bicho! Sim, “desextinguiram” o lobo. Direto do freezer para o presente.

Mas calma… Não é exatamente 100% do Lobo Terrível. Parte do DNA é dele sim, conservado pela natureza. Mas a outra parte veio do lobo-cinzento, atual morador das florestas. Ou seja, é tipo um “versão 2.0”, com um pezinho no passado e outro no presente.

Sobre a série, aquele lobo que aparece com os personagens não é real (desculpa, galera :sweat_smile:). É computação gráfica com base nesse lobo pré-histórico. E a Colossal, espertinha, usou isso como isca de marketing pra atrair investidores.

E olha só o que vem aí: estão de olho em trazer de volta o Mamute-lanoso, o Tigre-da-Tasmânia e até o Dodô (aquele mesmo da “Era do Gelo”, o pássaro meio avoado :bird:).

Parece improvável? Pode até ser. Mas se o DNA estiver lá, bem guardado no gelo, nada impede. Vai que… cola. E com ser humano, talvez, reviver o Michael Jackson, mágico e de certo modo assustador nessa primeira impressão.

E de primeira impressão, eu entendo... e dúvidas surgem sobre o impacto na natureza:
E aí? Preparados pra viver num mundo onde os animais extintos podem voltar tipo versão "reboot"?

Me diga nos comentários, qual a sua opinião sobre isso!

15 curtidas

Essa notícia me deixou empolgado. É incrível ver os avanços científicos nessa área e acredito que os mamutes em breve estarão de volta entre nós já que são encontrados bem preservados com o degelo.

Colossal Biosciences faça acontecer!!!

11 curtidas

Será que a história é colonizarmos Marte e então, entregarmos a terra para os dinossauros, digo, reconstruir as especies extintas, e dar a TERRA como um zoologico de Jurassic World??

9 curtidas

É tragicômico. Além de estarmos criando um exército de robôs alimentados por IA, que além de tomarem os empregos das pessoas, poderão ser uma ameaça real à nossa própria sobrevivência, reviveremos os dinossauros. Enquanto isso, o ser humano fica à mercê de guerras, fome e miséria. É para refletir. :face_with_raised_eyebrow:

6 curtidas

Vi algumas conversas em que alguns cientistas discordam que Lobo Terrível tenha sido “des-extinguido” e que este, na verdade, é um lobo cinzento com características do lobo terrível. O que não deixa de ser legal também, não é?

Mas o que eu mais gostei neste tópico foi da ideia “des-extinguir” o Michael Jackson. Acho que essa lenda merecia encontrar um checkpoint e voltar.

7 curtidas

O Olhar Digital tratou desse tema recentemente:

4 curtidas

Eu fico num impasse entre o quanto acho incrível os alcances da ciência e o quanto todas essas possibilidades podem ser assustadoras.

Vou lá assistir à nova temporada de Black Mirror e refletir sobre isso :joy:

4 curtidas