O meu dinheiro na Nuconta está no meu nome?

Fala NuBuddies, primeiro dia na comunidade e não achei essa resposta.
Então vamos direto ao assunto.

Eu estava lendo a seção de perguntas e respostas no app e me deparei com a seguinte pergunta:
Qual a relação da minha NuConta com Títulos Públicos?

AQUI ESTÁ A RESPOSTA COMPLETA

A NuConta é uma modalidade de conta chamada Conta de Pagamentos e, de acordo com a regulação vigente do Banco Central, o dinheiro depositado fica separado do patrimônio do Nubank. Segundo a mesma regulamentação, caso optarmos, ele pode ser usado para aplicações em Títulos Públicos Federais.

Para isso, operamos com corretoras e bancos de investimentos parceiros para efetuar as compras dos Títulos Públicos Federais.

Estas aplicações não ficam em seu CPF e as decisões sobre qual tipo de título, valores, prazo e rendimento, bem como a decisão de repassar esses rendimentos aos nossos clientes com liquidez diária e entregando uma rentabilidade justa, é uma escolha do Nubank. Tomamos essa decisão para que todos os brasileiros tenham acesso à um serviço simples e justo, sem a complexidade de um investimento e sem burocracia.

Na resposta está escrito o seguinte:
"Estas aplicações não ficam em seu CPF"

Se acontecer algo com o Nubank (espero que nada aconteça), como reaverei meu dinheiro, já que não está no meu CPF??

Vamos deixar a paixão de lado e pensar com a razão.
Empresas quebram, toda empresa está sujeita a isso e com o Nubank não é diferente (embora eu não acredite que o Nubank vá quebrar devido ao seu sucesso).

Sou cliente desde abril de 2015 e nunca tive um único problema, inclusive deixo a maior parte do meu dinheiro na Nuconta.

Mas esse lance do CPF me deixou cabreiro.

2 Likes

É simples @Michael_Cleyton. Como os valores depositados na NuConta permanecem separados do patrimônio do Nubank, em caso de liquidação, intervenção ou falência, os títulos públicos são liquidados e os valores repassados aos clientes conforme dados dos registros da própria NuConta.
Os títulos podem até não estar no nosso CPF, mas o dinheiro investido neles é sabidamente de terceiros. A escolha de operar os títulos dessa maneira é o que mantém a liquidez diária dos valores investidos na NuConta.

Assim, apesar de não contar (ainda) com a garantia do FGC, nós possuímos a melhor garantia que um investimento em renda fixa pode proporcionar: a do próprio tesouro nacional.

Pode investir tranquilo!

Abraço!

6 Likes

Isso mesmo @Michael_Cleyton. Por sinal, quando recebemos o informe de rendimento da Nubank, fica descrito como Aplicação de Renda Fixa.
Ou seja, quem aplica nos títulos públicos é o Nubank e o procedimento é conforme o @Davidson_Veras explicou.

A garantia é o Nubank, mas como está separado do patrimônio do Nubank a garantia é basicamente o Tesouro.

Agora, não precisa deixar a maior parte do seu dinheiro na Nuconta. Existem outros investimentos que são mais interessantes.

3 Likes

Obrigado pelas respostas @Davidson_Veras e @Yuji.

Agora fico mais tranquilo.

3 Likes