O Nubank um dia vai deixar de ser uma conta de pagamento?

Minha dúvida é basicamente essa: O Nubank vai algum dia deixar de ser uma conta de pagamento e evoluir para a categoria Banco? Está nos planos do Nubank?

1 curtida

Arthur, não sou funcionário do Nubank apenas cliente, então vou responder de acordo com meus conhecimentos.
“Virar” banco não é tão simples assim, existe uma série de exigências regulatórias, principalmente de gestão de riscos, que necessitam de um capital substancial a ser alocado.
E qual tipo de banco seria: comercial, múltiplo, de investimentos etc ? Cada um tem restrições do que pode fazer e ofertar.
Também, a partir desta “virada” vem à reboque as fiscalizações, associações de classe, sindicatos etc etc etc. Coisas que restringem vários graus de liberdade que atualmente por ser “apenas” uma instituição de pagamentos não existem.
Essa era, inclusive, uma das reclamações do bancões em relação à concorrência das fintechs. A “vida” dos bancões é bem mais regulada e difícil.
Enfim, esses eram os meus 50 centavos de contribuição para seu questionamento.

20 curtidas

Para quê?

15 curtidas

Bem isso, Vittoria. O Nubank meio que está seguindo o caminho da XP, só que por M&A (Easynvest, Vérios) para acelerar o processo.

6 curtidas

É como diz o ditado: “Em time que tá ganhando, não se mexe.”

18 curtidas

Eu entendo que existem limitações decorrentes desse status de Conta de Pagamentos (como não poder realizar abertura e manutenção de conta salário), mas nada que na minha visão parece ser impossível de contornar com outras soluções (portabilidade de salário ou transferência imediata via PIX).

Então não vejo muito motivo para uma mudança desse porte.

21 curtidas

Isso é dinheiro envolvido qdo vira banco. Fica a dica

1 curtida

Pra quê se tudo esta, no meu haver pelo menos, certinho e nos seus devidos lugares? O nubank, PRA MIM PELO MENOS, não precisa mudar mais nada, só implementar e melhorar. Simples assim.

Reitero que, isso é meu ponto de vista.

9 curtidas

Particularmente, não vejo motivos pra isso!
:man_shrugging:t4:

12 curtidas

A razão social muda com a presença de estabelecimentos espalhados pelo Brasil, por enquanto usam a rede 24hs

Muita gente perguntando o porque e etc… Conta de pagamento tem várias limitações e um exemplo disso é não ter financiamentos… Vocês desejarem o Nubank ficar como está é desejar que o Nubank pare de evoluir… Ele tem que incluir novas funcionalidades e ele se tornando um banco propriamente dito, ele vai poder oferecer muito mais produtos

Não me faz falta, não é o tipo de produto financeiro que eu pretenda consumir.

Nem toda evolução segue na mesma direção tradicional. Isso só acabaria com a diversidade de opções no mercado.

Todos os meses temos lançamentos e novidades. Não se qualificar dentro de uma categoria específica não impede a inovação.

12 curtidas

Talvez porque instituições de pagamentos não podem ser oferecer conta corrente, e pra oferecer esse tipo de conta eles teriam que virar banco, ou seja, mais regulamentações a serem seguidas e creio que mais despesas. Além do mais, se virar conta corrente eles teriam que oferecer os 4 saques gratuitos previstos na norma do Banco Central.

7 curtidas

Existem outras formas de disponibilizar esse produto. É o mesmo caso da garantia em FGC, a Nuconta não tinha (e nem precisava) aí eles abriram a Nu financeira, uma outra empresa do conglomerado, que disponibiliza o RDB que aí puderam incluir o FGC na conta e outros produtos como empréstimos e outros.

4 curtidas

Você falar que não lhe faz falta é Ok mas ja parou pra pensar que pode fazer falta pra outra pessoa? Eu por exemplo, não tenho casa própria e nem sou rico para comprar uma casa a vista, financiamento era uma possibilidade…

Mas eu só posso falar pelo meu perfil de uso, não me cabe dizer o que é adequado ou não para a realidade alheia :woman_shrugging:t2:

7 curtidas

Arthur, me permita dar mais 50 centavos de contribuição especificamente em financiamento imobiliário.
Eu, não sou rico (financeiramente) e recorri ao empréstimo imobiliário (sem juízo de valor se isso é inteligente ou não, pf) num bancão que tem tradição em carteira imobiliária.
Daí resolvemos (minha esposa e eu) portar o financiamento para um novo entrante no mercado (aquele laranja) que promete ser tudo digital e grátis. Foi um show de 1 ano de horrores para fechar o processo com direito a 5 (isso msm) reclamações no Procon.
Resultado: portamos de volta para o bancão, pagando todas as taxas (=custo da burrice) e agora temos paz.
Isso sem contar que o laranja queria lançar meu cpf no serasa e afins mesmo 1 mês após portabilidade feita e comprovada.
Então, Arthur, certos tipos de produtos financeiros é melhor consumir com quem realmente tem experiência e carteira ampla, não só um bom storytelling :wink:. O barato, grátis etc pode (e vai) sair bem caro.

6 curtidas

Sim sim, entendo perfeitamente seu ponto de vista, eu só tinha essa dúvida pois sou o tipo de usuário que gosto de concentrar tudo em um lugar só mas apesar disso, sei que não é a melhor opção

1 curtida

Sim, ia ter várias regulações a mais para o Nubank

Não tinha essa visão, interessante!

1 curtida