Bacenjud, bloqueio e penhora online

Boa tarde a todos. Pelo que li, a Nubank é uma conta de pagamentos, o que protegeria, a princípio, os valores dos correntistas contra execuções judiciais.

Mas duas coisa me chamam a atenção. Uma é a questão do rendimento que o Nubank proporciona aos seus correntitstas, algo que nenhum outra fintech dispõe. A outra é o número próprio de banco (260), que as outras contas de pagamento, pelo menos as que conheço, não têm. A Superdigital, por exemplo utiliza o Banco Santander para as operações, e já o utilizava desde antes deste banco comprá-la.

Gostaria que me informassem se o Nubank permanece mesmo exclusivamente como conta de pagamento, protegendo portanto os valores dos correntistas, inclusive na modalidade com rendimento. Também se o Nubank pretende se transformar em banco convencional (como fez o Inter) e, se neste caso, todos os correntistas seriam migrados automaticamente.

5 Likes
  • O que permite um rendimento maior que o da poupança e o que garante que seu dinheiro estar seguro, é que todo o dinheiro depositado na Nuconta é investido em títulos público federais e ficam separados do recurso da empresa.

  • O nubank tem número porque é uma Financeira, antes era Instituição de Pagamento.

  • O Inter sempre foi um banco, para o Nubank se tornar um Banco e passar a oferecer conta corrente ele precisa de autorização do BACEN e do Presidente do Brasil, quando o Nubank fez a solicitação para virar um financeira demorou 2 anos.

Se falei algo errado, fiquem á vontade para corrigir.

3 Likes

@Maxon porém eles continuam sendo uma conta de pagamentos!

2 Likes

Separei algumas perguntas e respostas que lhe podem ser úteis: :wink::+1:

O Nubank agora é um banco?

O Nubank não é um banco, e sim uma Instituição de Pagamentos. A NuConta, de acordo com a regulamentação do Banco Central é, na verdade, uma conta de pagamentos - um serviço que podemos oferecer como Instituição de Pagamentos. Pelo mesmo motivo, nosso cartão com função débito não é tecnicamente um cartão de débito, pois, apesar da funcionalidade ser a mesma, este somente poderia ser oferecido por um banco e atrelado a uma conta de depósito.

Qual a relação da minha NuConta com Títulos Públicos?

A NuConta é uma modalidade de conta chamada Conta de Pagamentos e, de acordo com a regulação vigente do Banco Central, o dinheiro depositado fica separado do patrimônio do Nubank. Segundo a mesma regulamentação, caso optarmos, ele pode ser usado para aplicações em Títulos Públicos Federais.
Para isso, operamos com corretoras e bancos de investimentos parceiros para efetuar as compras dos Títulos Públicos Federais.

Estas aplicações não ficam em seu CPF e as decisões sobre qual tipo de título, valores, prazo e rendimento, bem como a decisão de repassar esses rendimentos aos nossos clientes com liquidez diária e entregando uma rentabilidade justa, é uma escolha do Nubank. Tomamos essa decisão para que todos os brasileiros tenham acesso à um serviço simples e justo, sem a complexidade de um investimento e sem burocracia.

Existe algum risco em colocar meu dinheiro na NuConta?

Além de ter rendimento diário, automático e superior à poupança, a NuConta é uma aplicação classificada como de baixo risco.

Isso ocorre porque a NuConta é uma modalidade de conta chamada “Conta de Pagamento”. Nesta modalidade de contas, o dinheiro depositado fica separado do patrimônio do Nubank e só pode ser usado para aplicações em Títulos Públicos Federais. Ou seja, esse dinheiro não pode ser emprestado para terceiros ou aplicado em investimentos de risco, por exemplo.

Por isso, o risco na NuConta é similar ao de uma aplicação no Tesouro Direto - renda fixa, pós-fixado, garantido pelo Governo - e dispensa outro tipo de garantia, como FGC.

Fonte: https://comunidade.nubank.com.br/t/ajuda-nuconta-rendimento-ir-ted-saque/22915?u=cruz

1 Like

@Diego_Sa_Barreto
Sim, eles só podem oferecer conta-corrente quando virarem um banco.

1 Like

Ótimo. Mas será que existe esta intenção por parte deles?

Outra coisa que me pareceu estranho foi a inclusão do Nubank na lista de associados do FGC. São detalhes que geram dúvidas em relação a um posicionamento entre empresa bancária e prestador de serviços de conta de pagamento. Fonte:

Talvez seja por isso @dsafatle: Nu Pagamentos x Nu Financeira: saiba a diferença!

3 Likes

Boa noite, para esclarecer, existe atualmente um entendimento pacificado do superior tribunal de justiça, o qual garante a impenhorabilidade de conta corrente e fundos de investimentos de baixo risco até 40 salários mínimos.
Logo se você tiver até esse valor na nu conta (pois se assemelha a um fundo de investimento de baixo risco), caberia recurso que muito provavelmente seria provido.
Posso estar errado, por ainda não ser advogado, mas esse foi o meu entendimento com base nos EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RESP No 1.330.567 - RS (2013/0207404-8)

1 Like