O Dia Mundial do Sonho é uma data simbólica que procura despertar a criatividade, a esperança e a reflexão sobre a importância de sonhar – não apenas no sentido literal, mas sobretudo no plano dos ideais e projetos de vida.
Origem do Dia Mundial do Sonho
O Dia Mundial do Sonho foi fundado em 2012 por Ozioma Egwuonwu, uma educadora, estrategista de transformação e visionária, com ligações à Universidade de Columbia (Nova York).
O Propósito da Criação
Ozioma Egwuonwu criou a data com o objetivo de “curar e inspirar a humanidade”. O principal foco não é o sonho que temos ao dormir, mas sim:
Reflexão: Incentivar indivíduos, famílias e comunidades a pararem para refletir sobre seus sonhos, objetivos e aspirações mais profundas.
Ação: Mover as pessoas da simples idealização para a ação concreta, encorajando-as a dar os primeiros passos para transformar seus sonhos em realidade.
Impacto Global: Promover uma visão de que a realização dos sonhos individuais e coletivos pode levar a mudanças positivas nas comunidades e no mundo.
A celebração, realizada anualmente em 25 de setembro, é vista como um “feriado de empoderamento” que busca inspirar a inovação, a colaboração e o propósito em nível global.
Estou em uma fase da vida que meus sonhos e metas tem relação direta com a busca pela qualidade de vida e independência financeira. Claro que em paralelo vem outras questões, mas essas colocaria em um patamar bem especial.
E você, o que te move ? Já sabia que existe um dia para refletirmos sobre nossos sonhos e aspirações ?
Poder segurar esse mini perfeito no meu colo é, com toda certeza, a realização de um SONHO.
Eu sei que muitas realizações estão por vir, mas sei que poder ver ele crescer, se desenvolver, aprender e ser feliz, faz parte do meu combustível, faz parte do que me move.
Assim, pensando em reflexão, ação e impactoglobal, acredito que tudo se conecta:
Ver a minha irmãzinha caçula se tornar mãe, me provoca uma grande reflexão sobre o tempo e sobre a vida; ao passo que, me expressar como uma pessoa cada dia melhor em diversos aspectos, que possa refletir na pessoa e no desenvolvimento dele me requer algumas ações; e por fim, que toda essa conexão gera um impacto global, tanto no quesito humanidade, quanto na comunidade. Tudo isso é lindo!
Gratidão por dividir essa curiosidade conosco @Manoel_Enio, espero não ter me perdido no tema, a emoção e profundidade tá demais por aqui hoje hehehe
Que bom que você está reconhecendo essa necessidade! Isso já é um ótimo primeiro passo. Sonhos, metas e propósitos não são encontrados prontos; eles são construídos!
Que incrível! Acho essencial termos um dia para lembrar da importância de sonhar. Meus sonhos estão muito ligados a crescimento pessoal e impacto positivo na vida das pessoas ao meu redor. Um deles é conquistar mais liberdade de tempo para viajar e viver novas experiências. Sonhar é o primeiro passo para transformar a nossa realidade