O vento é o copiloto secreto dos aviões! ✈️

Você acha que o avião vai retinho lá no céu? Nada disso!

Além de seguir a curvatura da Terra, ele também precisa dançar conforme o vento.

Lá em cima, em condições de vento cruzado (vento forte soprando lateralmente em relação à direção de voo), o piloto realiza uma técnica chamada “caranguejar”, que envolve apontar o nariz do avião ligeiramente na direção do vento para compensar a força lateral e manter a aeronave em seu rumo correto em relação ao solo.

Não acredita?:sweat_smile: Veja o vídeo até o fim:

Então, da próxima vez que olhar pro céu e ver um avião, lembra: ele não está voando reto, está dançando com o vento até o destino. :airplane:

:left_speech_bubble: Você sabia disso?

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Conhecia e acho fascinante mesmo assim, o vento seria tipo aquele copiloto invisível que faz toda diferença no voo! Valeu por compartilhar com a gente :purple_heart::airplane_departure:

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Curiosidades:

1- Avião monomotor tem seu motor ligeiramente inclinado para direita e para baixo 1-5º para compensar o giro das hélices, senão avião pela força do motor ia ficar puxando pra esquerda.

2- Aviões antigos de grande porte viajavam mais rápido que a média atual hoje, motores evoluíram para ficarem mais baratos e eficientes, e não em potência máxima, diminuindo preços de passagens, por isso não temos mais Concorde com TurboJet, motores atuais civis são TurboFan, “piorados” a passagem de ar de propósito, para economizar combustível e não fazer tanto ruído. Chegar 2x mais rápido ou passagem 10x mais barato?

3- Flat Spin é o terror de qualquer piloto, parafuso chato. Poucos aviões conseguem sair deste estado, a ideia é nunca deixar isso acontecer. Nos EUA é obrigatório curso para sair de flat spin para tirar habilitação, no Brasil não é obrigatório, porque é considerado manobra de esquadrilha/guerra. Aí muitos pilotos no Brasil morrem porque a técnica para sair é “PARE”, tirar potência do motor, instintivamente o piloto aumenta a potência. Flat Spin = Aquaplanagem de carro, a lógica para sair é invertido, não pode fazer virada brusca nem acelerar nem frear. E por fim, precisa apontar nariz do avião pro chão, mas no desespero de pilotos sem treinamento, apontam pra cima para tentar subir e morrem. Exemplo mais famoso disso foi o avião da companhia Voepass, antiga Passaredo, que caiu em flat spin.

Vídeo em escala exagerada:

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4- Turbulência derruba avião? 1 tipo apenas num cenário específico, sim.

Windshear é um tipo de turbulência que é uma tesoura de vento de lados que derruba altitude do avião muito rápido, em pouso e decolagem é o terror de todo piloto windshear. Por isso aviões voam a 30.000 pés, para windshear não fazer diferença no alto, somente no pouso. Para isso, aviões modernos detectam e avisam windshear ao pousar, e piloto é obrigado a arremeter. O piloto automático desconecta neste caso porque em todos seus cenários e cálculos, ele morreria.

Gol desistindo de pousar após avião avisar windshear:

Explicação técnica do Video:

1- Sistema radar do avião detecta e avisa “Windshear Ahead Go Around” (Tesoura de vento à frente vá embora daqui)

2- Piloto fala firme “firewall” (potência máxima para motor não apagar na chuva) e manter configuração (Não mexer no trem de pouso nem flaps, não mexer em nada deixar como esta)

3- Só se coloca potência máxima para arremeter e não perder sustentação, mas não pode mexer em flaps e trem de pouso senão avião cai igual pedra durante windshear. É parecido com sair de flat spin, ficar mexendo muito piora a situação. E desiste de pousar naquele momento.

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