OPEN FINANCE - Visão dos Dados

Olá, Comunidade!

Atualmente o aplicativo apresenta o saldo da conta da outra instituição financeira, mas entendo que é importante a visão geral dos dados. Afinal, os dados não são meus? Como não posso ter acesso a eles.

Recentemente, abri a conta em um banco só para ver esses dados compartilhados e descobri algumas informações incorretas.
Constava que estava em atraso em um empréstimo e estou em dia.

Fica o alerta para o nubank e os clientes que compartilham os dados de outros bancos, pode ser que essas informações estejam prejudicando ao invés de ajudar.

Para evitar isso o Nubank deveria trazer essa transparência para os seus clientes que muita das vezes não é dada pelos outros bancos.

2 curtidas

Concordo. Esses dados precisam ser fidedignos e quanto mais transparência nesse sentido, melhor para que possamos notar eventuais informações desatualizadas. :handshake:

12 curtidas

Eu sinceramente tenho a visão do Open Finance como ajuda para apenas um lado, a Instituição, é mais fácil não liberar o crédito do que liberar.

11 curtidas

Esse dado é alarmante, porém sob a ótica da entidade que está sendo compartilhada, pode ser proposital.

Se o objetivo do Open Finance é, teoricamente, disponibilizar a outras entidades financeiras, o histórico financeiro do cliente, que poderá receber melhores ofertas de crédito e benefícios no concorrente, faz muito sentido esse dado.

Aliás, o Cadastro Positivo já tem esse delay na atualização das informações de pagamento para alguns casos de contas pagas, que constam em atraso.

Ou pode ser apenas um delay momentâneo.

7 curtidas

Se o Open FINANCE for estilo Cadastro Positivo então é um desastre. Pelo menos no cadastro positivo eu consigo pelo Serasa ter acesso aos dados e contestar e caso a instituição não trate a contestação aquela informação incorreta é inibida.

Já no Open eu compartilho os dados e escolho o que quero compartilhar, mas não tenho acesso ao conteúdo. Assim como no meu caso que tinha enformações incorretas outras pessoas estão com esse problema, e o pior, não sabem.

Qual postura adotar? Parar de compartilhar para não ser prejudicado?

2 curtidas

Sinceramente, só faz sentido compartilhar dados pelo Open Finance se você pretende mudar de instituição financeira e manter os mesmos limites de crédito que possui.
Em regra, o menor sempre tenta apresentar ofertas “melhores” que o maior.

Por exemplo: se você tem conta num banco tradicional (“bancão”) e quer migrar para um banco digital, pode ser, que o banco digital lhe conceda mais limite de crédito e outros benefícios.
Note que essa é uma suposição, não há certeza de que isso irá ocorrer.

Outro exemplo; num cenário em que você possui um empréstimo consignado em folha no banco A, e quer compartilhar dados para o banco B que não possui essa linha de crédito, logo não poderá fazer a portabilidade desse empréstimo e na análise será registrado que você tem comprometido um percentual alto de sua renda, o que pode influenciar negativamente no crédito já existente ou a ser concedido.

3 curtidas

Eu reclamava diretamente com a fonte dos dados, o banco em questão, acionava até o BACEN se necessário, já que o Open Finance é criado por eles e exigem padrões das instituições financeiras, e acredito que informação incorreta não está permitido.

5 curtidas