Os bastidores do Pix por aproximação do Nubank

E aí, NuCommunity? :waving_hand:

Vocês se lembram do lançamento do Pix por aproximação do Nubank? Essa novidade deixou a ferramenta, que já era fácil de usar, ainda mais simples.

Vocês já sabem: o Nubank nasceu justamente para simplificar a vida financeira das pessoas. Mas quem está por trás das soluções que usamos no dia a dia? Eu fui atrás dessa resposta e conversei com o Bernardo Srulzon, Product Manager do Nubank que liderou o desenvolvimento do Pix por aproximação.

Acompanhe a entrevista completa abaixo :wink:

Como nasce um produto no Nubank? Os bastidores do Pix por aproximação com Bernardo Srulzon

Erika Paixão: Oi, Bernardo! Conta um pouco sobre o seu trabalho no Nubank.

Bernardo Srulzon: Hoje eu sou Product Manager no Nubank e estou à frente do time que lançou o Pix por aproximação. Aqui no Nu, os Product Managers têm a responsabilidade de criar produtos que sejam inovadores e que façam a diferença para os nossos clientes.

EP: E como surgiu a ideia de desenvolver o Pix por aproximação?

BS: No começo de todo projeto, sempre pensamos: por que estamos fazendo esse produto em primeiro lugar? Que tipo de usuários queremos atender, quais são as dores dessas pessoas hoje e que tipo de inovação tecnológica podemos usar para resolver isso? A partir dessas respostas, o trabalho avança em várias frentes, com equipes multidisciplinares. Nós atuamos desde o desenho das telas ao desenvolvimento em si, passando por alinhamentos com as áreas de marketing e jurídica para garantir que tudo funcione de forma segura e intuitiva.

EP: E qual era o problema que vocês queriam resolver com essa solução?

BS: Antes, para pagar com Pix em lojas físicas, era necessário abrir o aplicativo do banco, clicar na área do Pix, escanear o QR Code e, só então, confirmar o pagamento, um processo que envolvia muitos passos e demorava mais. Com o Pix por aproximação, o cliente só precisa abrir o app do Nubank, encostar o celular na maquininha e a tela de confirmação já aparece automaticamente. Em poucos cliques o pagamento é feito, muito parecido com o cartão por aproximação.

EP: Teve alguma curiosidade ou história que marcou você durante o desenvolvimento?

BS: A gente saiu muito na rua para testar esse produto. Na prática, era só o time do Nubank que tinha acesso ao produto nessa primeira versão. Então, quando íamos às lojas para fazer uma compra pequena e pagar com Pix por aproximação, os lojistas sempre reagiam de forma muito enérgica: “Ah, não, Pix não tem aproximação, é só por QR Code!”. Quando mostrávamos funcionando, eles ficavam sem entender o que estava acontecendo. O produto era tão novo que eles nem sabiam que existia ainda.

Foi muito legal ter essa experiência de sermos os primeiros usuários a testar o produto e ver a reação do lojista do outro lado. Aliás, falamos bastante do cliente final, mas para os lojistas o Pix por aproximação também faz diferença: hoje eles pagam taxas muito altas de cartão, mas continuam aceitando para não perder clientes. Com Pix, em geral, eles não pagam nada ou pagam taxas muito menores. Então, além do benefício para o cliente final, tem também uma economia muito grande para o lojista.

EP: Quanto tempo levou para criar essa solução?

BS: O desenvolvimento levou cerca de cinco meses. Foi um trabalho que envolveu engenheiros, designers e analistas de dados, todos juntos para transformar a ideia em realidade. Além disso, testamos com dezenas de usuários para garantir que a experiência fosse simples e segura, que são pontos fundamentais para compras por aproximação.

EP: Como foi sua trajetória até aqui no Nubank?

BS: Estou no Nubank há pouco mais de dois anos e meio. Trabalhei em produtos voltados para lojistas, como Tap to Pay e NuPay, antes de assumir o Pix por aproximação. Sempre estive nessa função de gestão de produto, mas em diferentes cenários.

EP: O que te move no trabalho?

BS: O que mais me motiva é saber que estamos criando algo que impacta milhões de pessoas todos os dias. E que cada decisão que tomamos aqui pode fazer diferença na vida delas. Essa responsabilidade é o que me move.

EP: E para fechar, de onde vem sua inspiração para criar coisas novas todo dia?

BS: Eu acho que é menos sobre fazer algo que ninguém fez antes e mais sobre colocar o cliente no centro, encontrando formas diferentes de gerar valor adicional. As novidades são copiadas muito facilmente, mas a forma como construímos o relacionamento com o cliente e o foco em oferecer algo que realmente faça sentido para a vida das pessoas são mais difíceis de copiar.

Quer saber mais?

O Pix por aproximação já está disponível para clientes do Nubank, que agora podem fazer pagamentos mais simples e rápidos no dia a dia. Saiba mais no Blog do Nubank.

Você já usou o Pix por aproximação do Nubank?

  • Sim, já testei e adorei!
  • Ainda não, mas quero experimentar.
  • Não, prefiro outros métodos.
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Agora, contem nos comentários o que acharam do formato de entrevistas.

Quem sabe não voltamos com mais conteúdos assim? :eyes: :purple_heart:

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Legal demais @erika.p. Costumo ler muitos depoimentos assim em revistas, net, etc. Achei bacana a forma feita. Que tenhamos mais formatos assim!

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Show @erika.p

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Muito bacana.
:slightly_smiling_face::slightly_smiling_face::slightly_smiling_face:
:clap::clap::clap:

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Sinceramente, não gostei! ASMEI! :purple_heart: Parabéns :clap:t2::clap:t2::clap:t2:

Faltou a fotinha do entrevistado, para a gente ver quem ele é :face_with_hand_over_mouth:

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Vdd, @Oliwa
Mas ainda dá tempo de colocar. :sweat_smile:

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Tem uma foto dele no link acima. :grin:

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Boa!!!

Ainda pensei em colocar, @Oliwa , mas fiquei com receio de ser sinalizado. :rofl::rofl::rofl:

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Nós dois temos que fazer parte do setor de comunicação do Nubank :face_with_hand_over_mouth:

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Legal ver o quanto o pix evolui e a variedade de formas que podemos usá-los.

Não testei ainda, IOS não tem disponível :confused:

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Inclusive é possível colocar o atalho do pix por aproximação na tela do aparelho, fica mais prático ainda. Lógico que só funciona com smartphones com tecnologia NFC.

Gostei do formato, me fez lembrar uma grande revista que tinha uma seção exclusiva para entrevistas com personalidades, isso em páginas amarelas.

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Adorei o formato da entrevista! :clap::clap:
É muito interessante conhecer os bastidores do desenvolvimento de um produto que usamos no dia a dia. Ver como o Pix por aproximação foi pensado desde o início, com foco na experiência do cliente e também no impacto para os lojistas, mostra o cuidado e a inovação por trás das soluções do Nubank.

A fala do Bernardo sobre testar o recurso “na rua” e ver a reação surpresa dos lojistas foi sensacional! :joy: Isso mostra como a inovação às vezes chega antes até da percepção do mercado.

Com certeza quero ver mais conteúdos como esse por aqui! :purple_heart::sparkles:

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Achei massa o formato de entrevista! É interessante saber como cada produto surge. Ficou top mesmo!!! :man_dancing::clap:t2:


Sobre o PIX Aproximação, num sei se vou usar… Concentro o máximo dos meus gastos no cartão (por conta do cashback rsss).

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Ficou bem bacana a entrevista.

Eu ainda não sei se vou usar, pois prefiro concentrar as compras no cartão.

Isso me lembra quando laçou os cartões contactless. Sou de uma cidade pequena, e quando aproximava o cartão na maquininha os lojistas ficavam admirados e sem entender o que estava acontecendo.

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Eu ameiiii esse formato! Você arrasou, @erika.p ! :purple_heart:

E mais legal ainda é ver você atuando como jornalista! Achei chic! :smiling_face_with_sunglasses:

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