Pare de se preocupar com limites, construa o seu!

Muitas pessoas frequentemente expressam sua insatisfação em relação aos limites bancários baixos, ao invés de buscarem construir seu próprio limite. A maioria dos indivíduos que fazem tais reclamações afirma possuir recursos financeiros consideráveis e alega ser capaz de arcar com as despesas. No entanto, se realmente dispõem de quantias consideráveis, por que não aplicam seus recursos para estabelecer seus próprios limites, gerando rendimentos e solucionando essa questão?

A realidade é que aqueles que verdadeiramente necessitam de limites são aqueles que ainda não aprenderam a poupar. A proposta de instituições financeiras, como o Nubank, é auxiliar as pessoas e não prejudicá-las. Portanto, não há mais justificativas plausíveis. Se você almeja um limite e tem condições de arcar com os compromissos, inicie o processo de estabelecer seu próprio limite. Não há necessidade de implorar por limites aos bancos. Em vez disso, é fundamental aprender a economizar e adquirir apenas aquilo que pode ser pago integralmente.

Lembre-se de que o pagamento à vista é mais vantajoso do ponto de vista financeiro. Comece com pequenas quantias, como R$1, R$20, R$100, R$1000, R$10.000, de acordo com suas possibilidades, efetuando os pagamentos em dia e aumentando os depósitos. Com o tempo, você constatará que terá atingido o limite dos seus sonhos. Além disso, vale ressaltar que o valor acumulado é inteiramente seu e está rendendo mensalmente.

Em uma perspectiva ideal, ninguém deveria depender de empréstimos ou limites bancários se souber administrar adequadamente seus ganhos financeiros. Trata-se de uma questão de reeducação financeira e disciplina no âmbito das finanças pessoais.

17 curtidas

É verdade @WalterLucio. Sem planejamento e uso controlado do cartão de crédito a saúde financeira pessoal e familiar vai por água abaixo.

Como contribuição, deixo o link da cartilha da Febraban com ótimas dicas para o uso responsável do crédito. :handshake:

FEBRABAN
Guia de uso responsável do crédito.

12 curtidas

Eu estava discordando em alguns pontos até ler este, que fez total sentido p/ mim. Claro que existem exceções, mas de fato ninguém deveria depender de empréstimos ou limites bancários.

14 curtidas

@MaxC gostei das orientações da Febraban. Muito bom! Uma pena que somente alguns irão ler. Até deixei salvo e anotei algumas informações importantes do documento. Muito obrigada!

11 curtidas

Foi de grande importância o seu compartilhamento.

4 curtidas

Minha vida financeira, anteriormente, era um fracasso, e demorei para compreender a importância de me reorganizar. Naquela época, eu não tinha pleno entendimento de que não era necessário comprar coisas de imediato. Faltava-me a visão de planejamento e de ponderar antes de realizar uma compra, pois a maioria das aquisições era feita por impulso e, muitas vezes, não eram realmente necessárias. Essa jornada foi longa, mas ao longo do caminho aprendi valiosas lições.

Esse tópico está relacionado àqueles que afirmam possuir uma abundância de recursos financeiros, mas ainda assim suplicam por aumentos de limite, chegando até a ameaçar deixar a instituição financeira. Isso me leva a questionar se essas pessoas de fato possuem as condições financeiras que alegam. Caso verdadeiramente disponham desses recursos, seria de se esperar que já possuíssem um limite próprio, ainda mais considerando a possibilidade de investir esses valores no Nubank e obter rendimentos mensais.

7 curtidas

Esse é um ponto muito importante à ser trabalhado. Eu vejo ao meu redor muita dificuldade de alguns, até mesmo amigos, familiares e conhecidos em se reeducarem com gastos superficiais e desnecessários.

O fato de suplicar aumento de limite ou relacionados realmente não me parece que está tudo sob controle na vida financeira da pessoa.

O que mais me chama atenção, é o acesso a informação que temos hoje e muitos não usufruírem disso a seu favor.

9 curtidas