Pessoal fui tentar transferir um valor para uma outra conta que tá cadastrada no pix apenas com a chave aleatória, mas pra minha surpresa o nubank não permite isso.
Apenas cadastro com e-mail, CPF ou telefone recebem dinheiro a partir do nubank.
Falei com um atendente e me disseram que pra usar chave aleatória tem que scanear o qr code mas como eu tô fazendo tudo pelo mesmo celular, não dá pra fazer isso.
Foi um belo balde de água fria essa notícia, principalmente pqe eu testei mais dois bancos diferentes e eles aceitam a chave aleatória normalmente como deveria ser.
Olá @Fabio_oj!
Foi reportado essa situação nesse tópico aqui:
A moderação da comunidade está ciente e a engenharia do Nubank está trabalhando na solução.
Não precisa ler o QR Code com a câmera, você pode copiar o texto gerado pelo QR Code, se precisar de ajuda me fale a instituição de origem da chave aleatória.
Com esse texto copiado, lembrando que não é a própria chave aleatória Ex: 123e4567-e12b-12d1-a456-426655440000 que você vai copiar é algo assim:
00020126580014br.gov.bcb.pix0136123e4567-e12b-12d1-a456-4266554400005204000053039865802BR5913Fulano de Tal6008BRASILIA62070503***63041D3D
Em PIX, clique em Pagar, depois Pix Copia e Cola.
Todas as instituições financeiras fazem transferências usando a chave aleatória, menos o nubank, porque será em? Será que ele é melhor os outros? Eu acho que não
OBS: Eu iria fazer um novo post, mas me aparece a informação de Usuário inválido, e não consigo postar.
Então estou postando como resposta neste tópico para ver se tem relevância para a plataforma.
CHAVE PIX DO NUBANK NÃO RECEBE PIX
Estou tentando entender porque minha chave PIX da NuBank não recebe PIX, tentei contato com a NuBank pelo chat do App e por e-mail, mas para minha surpresa faz 5 dias e até agora nenhuma resposta da instituição.
Segue meu e-mail na íntegra:
“Boa noite, tentei contato pelo chat, mas depois de meia hora escrevendo na telinha do celular, um robô me mandou uma resposta automática de um mês e meio atrás, o que não me adianta nada, então estou tentando por este outro canal.
Minha irmã Edite Andrade, abriu uma conta digital Nubank, em 21/11/2020, criou a chave PIX com a finalidade de arrecadar fundos junto aos parentes e a amigos para cobrir os custos de uma cirurgia das veias Carótidas da nossa mãe, que não conseguiu pelo SUS, ocorre que somente ela conseguiu transferir via PIX, todos os demais parentes não conseguiram, dá chave inválida, mas eu consultei no banco central, e lá mostra chave registrada, eu fiz 3 transferências, 2 em nome de minhas filhas (netas), e 1 em nome de outra irmã que não tem como realizar a transferência por aplicativo, não entende de tecnologia, todos saíram da minha conta para a conta da cirurgia da Vó Maria, ambas da Nubank, porém ao consultar se recebeu, minha irmã falou que o dinheiro entrou na conta, mas não como PIX, e sim como uma transferência comum entre contas Nubank, quer dizer que não está contando pontos para o Prêmio WOW tanto divulgado pela Nubank, nem pra mim e nem pra ela?
Porque todos os demais parentes não conseguiram realizar as transferências via PIX, mesmo tendo a chave correta informada por ela?
E porque eu consegui fazer a transferência dentro do ícone PIX do App da Nubank, e não foi realizado um PIX e sim uma transferência simples entre contas Nubank?
Estamos passando por uma situação bem delicada, espero que entendam.
Desde já agradeço a atenção.”
Como ninguém respondeu, achei que poderia ser um problema no aplicativo ou na chave dela, então pedi para alguns parentes me enviarem PIX que eu faria a transferência para a conta da minha irmã.
Mandei a minha chave PIX, mandei cobrança por QR code, e ninguém conseguiu fazer PIX para minha conta da NuBank também.
Então mandei todos os dados da minha conta, NOME COMPLETO, CPF, BANCO, AGENCIA, CONTA.
Pela conta da NuBank não conseguiram me enviar PIX, aparecia como transferências simples entre contas, exatamente como já citei acima, porém com esses mesmos dados completos, finalmente alguém conseguiu me enviar um PIX, da conta do Banco Inter.
Eu mesmo já tinha tentado me enviar um PIX pela conta do Inter, sem sucesso.
Então até agora, fiquei sem entender, porque somente uma pessoa conseguiu me enviar um PIX e os demais não, porque eu mesmo não consegui me enviar um PIX, mesmo escaneando o QR code.
Mais dúvidas que respostas, como viram não foi só na conta da minha irmã que ocorreu isso, na minha também, mais alguém está passando por isso?
Me admirei com a demora, e sem nenhuma resposta por parte da NuBank, e que todas as vezes que precisei o atendimento foi de excelência, desta vez deixou a desejar.
Fico no aguardo de resposta da Comunidade e da própria NuBank.
Desde já agradeço.
Um absurdo isso. Um absurdo tanta demora.
Olá @Paulo_Andrade! Vou tentar te ajudar por aqui:
Não faz o menor sentido usar PIX numa transferência entre contas Nubank, se o seu objetivo é obter mais números para o sorteio terá que fazer para uma conta de outro Banco, já que o objetivo do PIX é justamente transferir de uma instituição para outra.
Pede pra eles o print do erro que aparece no app de cada um ao tentar transferir, pois o PIX é limitado em outros Bancos, ou eles podem estar fazendo errado, posso te afirmar é que já utilizei minha chave aleatória do Nubank para receber e concluiu o PIX sem problemas, do Iti, Caixa e Banco do Brasil.
Acredito que os seus parentes estão com dificuldade em fazer o PIX no Banco deles.
Assim como o Nubank, o Banco Inter não implementou a transferência por chave aleatória por PIX, se você tentou dessa forma, não ia conseguir mesmo, tente pela chave de Telefone, CPF ou E-mail que vai concluir.
Essa pessoa pode ter entendido melhor a funcionalidade do PIX no Banco dela, novamente, é uma funcionalidade recente e muita gente ainda está aprendendo a usar.
Manda print do erro(Retirando suas informações pessoas), assim a gente consegue te ajudar melhor.
Enquanto algumas instituições dificultam o uso da chave aleatória, outras não têm nenhuma dificuldade. É o caso da Caixa e do Mercado Pago. É possível copiar a chave aleatória e colar na outra instituição, sem o uso do PIX Copia e Cola, bem fácil e prático. Poderia ser assim em todos os bancos mas o Nubank dificulta. O Next é a mesma palhaçada.