PIX: pagamento por QR CODE

Alguém já fez o uso da função ler QR CODE?
Se sim sabe me dizer se na hora de pagar te da a opção de pagar no débito ou no crédito???
Obrigado.

Eu usei o QrCode apenas pra transferir. No pagamento eu tenho a dúvida se será permitido pagamento usando a função crédito, creio que só será possível pagar usando a função débito (retirada da conta).

1 curtida

Poxa que pena achei que iria ser igual o aplicativo mercado pago :sob::sob::sob:

1 curtida

No MP vc consegue pagar via pix com a função crédito? Pois como falei, eu não tenho certeza como será o pagamento via pix, quando digo que é pelo débito, estou apenas supondo, seguindo minha lógica.

Na aba PIX não fora dela na opção código QR

Tecnicamente, não existe nada que impeça a implementação de pagamentos por cartão de crédito.

QR Code: ao escanear o código, que pode ser estático (gerado para uma única transação) ou dinâmico (gerado para múltiplas transações), o usuário consegue comprar produtos ou pagar contas.

Como funciona o QR Code disponível no Pix?

No Pix, os QR Codes se dividem em dois tipos, o estático e o dinâmico.

QR Code estático

O QR Code estático é emitido apenas uma vez e pode ser usado para diversas transações. Ele pode ter um valor fixo ou pode ser emitido com o campo de valor em aberto, para que o pagador insira o valor após escanear o código – assim como acontece no pagamento de aplicativos de delivery, como o iFood e o Rappi.

Esse modelo deverá ser mais utilizado por microempreendedores individuais (MEIs), pequenas empresas, pessoas físicas e lojas de conveniência. Ele deverá ser mais encontrado muitas vezes impresso, e exposto nos pontos de venda, como em lojas.

QR Code dinâmico

Já o QR Code dinâmico é exclusivo para cada transação e possui mais informações. Toda vez que a empresa emitir um QR Code dinâmico ele servirá para realizar apenas um pagamento. Além disso, existe a possibilidade de incluir informações agregadas, como multas, juros, data de vencimento, uma URL que redireciona o usuário para a nota fiscal, entre outros.

Ao escanear esse modelo, o cliente final vai encontrar um valor predeterminado a ser pago. Esse tipo de QR Code será encontrado em contas de luz, água e é o modelo que deve ser gerado quando o cliente realizar um pagamento para um e-commerce, por exemplo.

Do ponto de vista do pagador, não vai fazer diferença qual é o tipo de QR Code usado, basta escaneá-lo e efetuar o pagamento. O cliente não escolhe qual vai usar, quem define é o recebedor do valor (lojista, empresa e até pessoas físicas).

OBSERVAÇÃO:

  • O sistema PIX veio para substituir o cartão de débito e também o de crédito.

  • A modalidade de parcelamento de compras (crédito) não vai entrar junto com o lançamento do programa em novembro, mas está sendo desenvolvida pelo Banco Central, ainda sem data para a estreia.

3 curtidas

Por enquanto o Pix só funciona para pagamentos via débito. O Mercado Pago faz via crédito mas não é usando o Pix, e sim sua plataforma própria.

Mas esperamos que isso deva mudar em breve e o BC implemente algo relacionado à pagamentos na função crédito.

3 curtidas

Bem que poderiam implementar o Pix para crédito também. Talvez restringindo para pagamentos feitos com QR Code Dinâmico (que normalmente são gerados por empresas).

Seria interessante abandonar o roxinho físico e adotar o celular (talvez até os dados do roxinho virtual) para fazer pagamentos presenciais.

2 curtidas

Eu já faço isso através do aplicativo mercado pago eu uso o cartão virtual o físico fica em casa.

Até o momento o PIX não fez nenhuma ameaça ao cartão de crédito. :wink:

2 curtidas

Aínda não usei, espero também a opinião de alguém que de fato venha fazer uso e possa nos dizer.

Alguém sabe informar se aquele QR Code padrão da nuconta serve para receber via Pix?

Você pode ir na aba ‘cobrar’ e gerar o qr code com chave aleatória e compartilhar

como gero o qrcode estatico? para imprimir e colocar na minha lojinha?

Pelo botão PIX, ainda não dá pra fazer isso, mas por enquanto você pode colocar o QR da sua própria conta Nubank, como demonstrado a baixo:

Ou você pode verificar junto ao Nubank se já dá pra gerar QR estático pela Nuconta PJ.

1 curtida