Pix - Pesquisar/Adicionar contato por chave aleátória

Opa, beleza?
Hoje o app do Nubank só permite iniciar uma transação de chave aleatória via QR code ou colando o texto do QR code. Em vez de pedir pra usuário do recebedor gerar um QR code pra todas as transações via chave aleatória, porque não deixamos pesquisar e salvar o contato por chave aleatória igual é feito com e-mail/cpf e telefone? Desta forma nas próximas transações não será necessário que o recebedor gere outro QR code.

Desta forma os usuários do Nubank só vão precisar falar: “Passa sua chave do Pix ai?” e não “Ahh, se for chave aleatória você vai precisar gerar um QR code (que cada banco faz de um jeito pior que outro) e me enviar … etc”.

Obs: Essa parte de Transferir / Pagar do Pix no app do Nubank tá bem confuso, daria pra ser um botão só.
Obs2: Como as pessoas ainda desconfiam do Pix, acredito que muitas vão optar por chave aleatória por “segurança”.

6 curtidas

Olá @MarcosSouza!

A equipe está ciente e reportei para a moderação da comunidade, esperamos que em breve seja disponibilizado a funcionalidade.

6 curtidas

Com certeza, apesar do Banco Central ter falado que a chave foi criada para ser compartilhada, a chave aleatória é a única opção que não tem acesso a sua intimidade (e-mail, telefone e CPF. Especificamente, e-mail e telefone, onde a pessoa pode entrar em contato com você), pois se trata apenas de uma sequência de números e letra.

Apesar da chave PIX ter sido feita para ser compartilhada, eu não iria compartilhar o meu telefone e e-mail (muito menos o CPF) com estranhos. Acho bem mais seguro compartilhar a chave aleatória. Email e telefone, prefiro compartilhar com amigos ou com a família.

Tomara que a Nubank resolva esse problema o quanto antes, se possível na próxima atualização do aplicativo.

Mas nem QR Code por arquivo de imagem dá… Como transfiro pra uma conta minha que tem só chave aleatória assim? Dessa vez me decepcionei demais com o nubank… Não achei que o pix no nubank seria tão ruim assim ainda mais com o grande incentivo que fez pra por todas as chaves de dados na própria nuconta… DECEPCIONANTE…

1 curtida

@andre_smaira Você vai ter que achar no app do banco que vai receber o valor uma opção de “Receber” ou “Gerar QR Code”. Essa é a parte mais difícil de transferir com pix usando chave aleatória no Nubank.

No app da caixa tem essa opção “Receber” ao clicar em “Pix”. Nos outros bancos não faço ideia :frowning:

Veja que não foi disso que reclamei… Como vou ler o QR code da tela do meu celular com o meu celular? Reclamei de nao ter leitura de QR code em arquivo ou transferência por chave aleatoria, como previsto na regulamentação do pix e disponível em diversos bancos como banco do Brasil e C6… Nubank errou feio nessa…

1 curtida

Mandei uma mensagem no chat pedindo esclarecimento para exatamente a mesma ocorrência, pois quem tem wallets picpay, mercado pago, ame digital além de bancos, só consegue comunicação entre tantas contas criando chaves aleatórias e o sistema de QR Code que estas geram o Nubank diz que não é válido.

1 curtida

Reclamei da mesma coisa ontem no chat. Passaram meia hora dizendo que era meu app que não tava atualizado até reconhecerem que a transferência por chave aleatória só estava funcionando por qr code mesmo. Pessoalmente, achei muito mais simples o layout do pix do Banco do Brasil e olha que é o Banco do Brasil

1 curtida

Não precisa, o QR Code é gerado através de um texto criado a partir de umas das chaves.

Uma chave aleatória como exemplo 123e4567-e12b-12d1-a456-426655440000

Gera um texto assim:
00020126580014br.gov.bcb.pix0136123e4567-e12b-12d1-a456-4266554400005204000053039865802BR5913Fulano de Tal6008BRASILIA62070503***63041D3D

E com esse texto é gerada a imagem do QR Code, copiando o texto acima e indo em:
PIX > Pagar > Pix Copia e Cola
Você consegue transferir.

1 curtida

Concordo 100%!!!

1 curtida

Que demora, que banco lento! Pra que o Nubank existe mesmo? Cadê o foco no cliente? Já vi que David Vélez tá precisando usar o Nubank pra ver que a péssima experiência que ele teve no passado com outros bancos não está mais tão distante assim. O “processo burocrático, demorado e difícil” para resolver qualquer coisa boba embarcou por aqui. Pelo visto pra ficar, infelizmente.

1 curtida

Tá complicado explicar pros outros como usar o Pix sendo que o Nubank tá fazendo diferente/errado em relação a todos os outros bancos

Realmente. Mas como me responderam noutro tópico, é uma coisa nova ainda, o jeito é aguardar. Por enquanto vou prioziar solicitar que usem o Pix para me enviar transferências, mas escolham a opção de número da conta.

Mas da pra criar um código “Pix copia e cola” sem valor.
A única diferença que vai ter é que ai invés de compartilhar uma chave aleatória você ira compartilhar um código que irá conter a chave aleatória, bastando somente que o pagador copie o código e escolha o valor do pagamento.
Não irá modificar muita coisa, só serão mais alguns passos.

No entanto, não entendo porque não tem um botão para copiar ou compartilhar as chaves, da mesma forma que tem pra excluir. Devia ser algo relativamente fácil, já que códigos de inclusão, exclusão e modificação são parecidos, penso que obter a chave em um banco de dados não seja muito difícil também.

Outra coisa que queria era que o Nubank tivesse integração com o registrato. Iria facilita muito para conhecermos as nossas chaves.

Acredito que é uma segurança a mais.

Aeeee finalmente corrigiram :smiley: . Valeeeu Nubank